Redes sociais

Alt da imagem

Roteiro para um fim de semana incrível em Ilhabela

Fim de Semana em Ilhabela (Imagem: albertolenz/Flickr)

Roteiro para um fim de semana incrível em Ilhabela

Que tal se desligar da rotina da cidade grande e ficar bem pertinho da natureza? Confira um roteiro de fim de semana, de sexta a domingo em Ilhabela com direito a praia, cachoeira, trilha e observação de pássaros.

Por Alessandra Stefani

Se acabaram os feriados, as tão sonhadas férias ainda estão longe e você precisa de um final de semana para dar aquela relaxada e recarregar as energias, Ilhabela é o destino que procura. A 200km de São Paulo, a ilha tem dezenas de praias (algumas, desertas), cachoeiras e quedas d’água (os moradores dizem que dá para conhecer uma por dia, o ano todo, sem repetir nenhuma), trilhas numa das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo e uma baita estrutura. Tudo isso vai te fazer esquecer de todos os problemas.

Cachoeira da Água Branca (Imagem: Mauro Cicarelli/Wikimedia Commons)

Cachoeira da Água Branca (Imagem: Mauro Cicarelli/Wikimedia Commons)

Aí vai uma sugestão de atividades para quem quer curtir Ilhabela em um roteiro de fim de semana:

Sexta-feira

Quem bate cartão das 9h às 18h no escritório, costuma chegar na ilha à noite. Para não perder muito tempo na fila da balsa – o trajeto de São Sebastião a Ilhabela só leva uns 20 minutinhos – recomendamos fazer o agendamento online da travessia com antecedência. Custa mais, mas tem a economia de preciosos minutos.

Em terra firme, a dica é ir para a Vila, o centro histórico cheio de restaurantes que ficam abertos até tarde. Dá para comer crepe na Creperia N’Areia, jantar pratos à base de frutos do mar no Manjericão, ou provar um petisco no Bar SP, que promete fechar só depois que o último boêmio for embora.

Vila durante a noite (Imagem: Pedro Henrique Ponchio/Wikimedia Commons)

Vila durante a noite
(Imagem: Pedro Henrique Ponchio/Wikimedia Commons)

Aproveite para apreciar as casinhas e construções antigas que ficam ainda mais charmosas com a iluminação ligada à noite. Destaque para a Igreja Matriz, no topo de uma escadaria, e a antiga cadeia e fórum da cidade.

Sábado

Logo cedo, pegue o carro e vá conhecer as praias de Ilhabela. No extremo norte, fica a famosa Jabaquara, a última com acesso pela estrada. Com 500m de extensão, água transparente e mata praticamente intocada, é perfeita para quem quer curtir um lugar com ar selvagem. Lá tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego.

Praia do Jabaquara (Imagem: Edmilson sanches/Wikimedia Commons)

Praia do Jabaquara
(Imagem: Edmilson sanches/Wikimedia Commons)

Depois de um banho de mar, dá para pegar a estrada novamente e seguir sentido sul. Se esporte de vela é a sua praia, a Armação é o point. A ventania daqui é perfeita para os praticantes de kitesurfe e windsurfe. Tem escola de vela que oferece aula e aluguel de equipamentos.

Windsurfe (Imagem: Daniel Cukier/Flickr)

Windsurfe (Imagem: Daniel Cukier/Flickr)

Se bater a fome, dá para almoçar ali ou mais para frente, na Praia do Viana, com restaurante à beira-mar.

Nas praias do sul, uma ótima parada para ver a vida marinha são a Praia das Pedras Miúdas, onde está a Ilha das Cabras, um santuário ecológico rodeado por peixes, e a Praia do Portinho, onde vira e mexe tartarugas marinhas dão um rolê.

Tartaruga marinha em Ilhabela (Imagem: Alessandra Stefani/Arquivo Pessoal)

Tartaruga marinha em Ilhabela
(Imagem: Alessandra Stefani/Arquivo Pessoal)

Agora, se você prefere uma praia mais tranquila pra ficar sossegado, a Feiticeira pode ser uma boa alternativa. Sem bar ou quiosque, é ideal para estender a canga e ficar de boa. Por que Feiticeira? A gente conta nesse vídeo aqui.

Praia da Feiticeira (Imagem: Carlos Maciel 40/Wikimedia Commons)

Praia da Feiticeira (Imagem: Carlos Maciel 40/Wikimedia Commons)

Depois do tour praiano, uma parada pra fechar a noite no Ardhentia, uma galeria com mesas ao ar livre em cima de um deck de madeira, onde rola música ao vivo toda sexta e sábado. Jante na Esfiharia Emirados, no Kalango Bar e Café, especializado em comida mexicana, ou então no In Temakeria. São várias opções de ótimos restaurantes.

Domingo

Se a ressaca bateu no dia seguinte e o melhor é pegar leve, por que não renovar as energias numa cachoeira? A da Toca fica praticamente dentro da cidade e dá para ir de carro. O lugar tem uma “ducha natural”, poços de água cristalina, um “tobogã” nas pedras, banheiro, estacionamento e um bar onde vende sorvete e bebida o ano todo. O local cobra uma taxa de R$20,00, para ajudar na conservação do parque, que fica dentro de uma propriedade particular.

Cachoeira da Toca (Imagem: Alessandra Stefani/Arquivo Pessoal)

Cachoeira da Toca
(Imagem: Alessandra Stefani/Arquivo Pessoal)

Um passeio mais longo, que começa de manhã e termina no meio da tarde, é atravessar o Parque Estadual de Ilhabela por uma estrada de terra mata adentro, cheia de sobe e desce, travessia de rio e um cenário de muito verde. Nem arrisque usar o seu veículo se ele não for 4×4. Tem empresas de passeios que fazem esse tour com jipe.

Assista ao vídeo e veja como é a Trilha para Castelhanos

O fim do passeio é na Praia de Castelhanos, com ilhotas que brotam das águas agitadas e formam um visual desses de filme. Dá uma olhadinha nesse vídeo que mostra curiosidades do roteiro.

Caminho para a Praia de Castelhanos (Imagem: FabioIn22/Wikimedia Commons)

Caminho para a Praia de Castelhanos
(Imagem: FabioIn22/Wikimedia Commons)

Se tiver pique ainda dá pra fazer uma trilha até a Cachoeira do Gato, que fica ali perto.

Uma outra opção é fechar o fim de semana num clima mais relax, passarinhando. Uma ilha com mais de 80% de Mata Atlântica é o paraíso para quem adora observar os pássaros. São quase 360 espécies de aves que podem ser vistas em trilhas, guiadas ou não. Saiba mais sobre o Birdwatching nesse post.

Pássaro em Ilhabela (Imagem: Dario Sanches/Wikimedia Commons)

Pássaro em Ilhabela (Imagem: Dario Sanches/Wikimedia Commons)

Escolha uma atividade para o último dia e curta uma refeição à beira-mar para se despedir da ilha. O Pimenta de Cheiro e o Gaudí são restaurantes que ficam no Perequê, praia pertinho da balsa e já no caminho pra ir embora.

Se depois de um final de semana desse você ainda não voltar para casa renovado, só tem uma opção: antecipe suas férias. E volte pra cá, claro. Tem muito mais o que fazer em Ilhabela, é só dar uma olhada nas nossas Dicas e Roteiros. Esse aqui é só o começo.

Você já visitou Ilhabela e sugere outras atividades para quem está vindo passar o fim de semana aqui? Deixe a sua dica nos comentários!

Comentários

  • Falta incluir as praias do Curral e praia grande, as melhores na minha opinião.

    29 de dezembro de 2016
  • Uau, isso fߋi estranho . Eu só escrevi um muito longo comentário, mаs depois que eu cliquei enviar mеu comentário nãⲟ aparecem.
    Grrrr… Bem eᥙ nãⲟ estou escrevendo tudo isso de novօ.
    De qualquer foгma , ѕó queria dizer fantástico blog!

    22 de novembro de 2018
    • Cristina

      Oi Giovanna! Obrigada pelo elogio! Nossos comentários passam por moderação antes de publicarmos, mas não chegou outra mensagem sua, só essa. Sinto muito, obrigada de qualquer forma 😉

      23 de novembro de 2018

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X