Redes sociais

Alt da imagem
Descubra o

Bonete

Bonete mistura belezas naturais com cultura tradicional caiçara

O Bonete é um daqueles lugares perfeitos pra quem quer se desconectar e fugir do estresse do dia a dia e se conectar apenas com a natureza. Uma comunidade tradicional caiçara que vive isolada em uma das praias mais belas do Brasil. E não é a gente quem está falando! O Bonete já foi eleito pelo renomado jornal inglês The Guardian como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.

Não é pra menos. Diferente da maioria das praias de Ilhabela, o Bonete fica virado para mar aberto, então tem ondas e uma larga faixa de areia. São tantos atrativos que vale a pena dedicar alguns dias em sua viagem a Ilhabela pra ficar por lá. Não se preocupe, embora isolada, a praia tem toda infraestrutura para turista, com pousadas, restaurantes – tudo bem simples e rústico, mas com um charme único.

Dizem que se hospedar no Bonete é como viajar no tempo, já que os moradores de lá ainda vivem da pesca e do artesanato, além do turismo de base comunitária. No Bonete não há carros (no máximo alguns quadriciclos de apoio à comunidade), a luz elétrica vem de um gerador comunitário e de placas de geração de energia solar. Celulares? Só se for pra usar o wi-fi da escola da comunidade, ou da pousada, porque sinal não pega. Na comunidade há dois telefones públicos para emergências.

Completam o cenário o Rio Nema, que forma uma lagoa no canto da praia, e ruas de areia que levam a casas e trilhas para outros atrativos da região, como as praias vizinhas Enchovas e Indaiaúba, além da Cachoeira do Poço Fundo e o Mirante que apresenta uma bela vista da praia, com ondas que atraem surfistas de vários locais.

Outras atividades relacionadas ao ecoturismo atraem visitantes para o Bonete, como birdwatching (ou observação de aves), mergulho e caminhadas ou trilhas, já que há apenas duas maneiras de chegar até lá, por uma trilha a pé de 12km (clique aqui para saber mais) ou de barco – a própria comunidade faz o traslado, ou você pode contratar o passeio com uma das agências de turismo de Ilhabela. Vale a pena uma imersão nesse paraíso isolado de Ilhabela que é o Bonete. A gente tem muitas dicas a seguir!

Assista ao Especial Bonete em nosso canal do Youtube

As belezas naturais de

Ilhabela no Google Street View

Com 83% de Mata Atlântica preservada e algumas das mais belas praias do Brasil, a cidade teve a trilha e praia do Bonete mapeadas pelo Trekker com ajuda do portal Ilhabela.com.br

Conhecida por suas belezas naturais, Ilhabela recebe cerca de 500 mil turistas por ano, especialmente durante a temporada de verão. A partir do mês de julho, a ilha poderá ser visitada também a distância, a partir de qualquer lugar do mundo, com uma ajudinha da tecnologia.

Ilhabela é o mais novo local a fazer parte de lugares exóticos mapeados pelo Google Street View. Com auxílio do Trekker, uma espécie de mochila adaptada com 15 câmeras, foram coletadas imagens da Trilha e Praia do Bonete – locais onde o carro não alcança. A expedição de Ilhabela foi coordenada diretamente pela Google e as imagens foram coletadas em colaboração com o portal regional de turismo Ilhabela.com.br, que disponibilizou sua equipe para as coletas em meados de 2016, acreditando nos benefícios que o projeto traz para o turismo na região.

Google Trekker Ilhabela - Faça a trilha do Bonete online

Faça a Trilha do Bonete pelo Google Street View

Caminhe pela Praia do Bonete

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X