Localizado no caminho para a famosa Praia do Bonete, o Buraco do Cação chama a atenção tanto dos aventureiros que vão por trilha, quanto dos que navegam até lá, e não é pra menos. Imagine um paredão de pedra com aproximadamente 80 metros de altura que, a milhares de anos é castigado pelas mais fortes ondulações de sul que Ilhabela recebe, tão fortes que fizeram aberturas e fendas com dezenas de metros de extensão e altura.
É uma verdadeira obra-prima da natureza, esculpida pelas ondas. Imponente, os paredões e o mar formam um visual digno de filme, que rende lindas fotos, tanto do alto, quanto do mar. Os mais aventureiros e experientes, praticam atividades como o rapel no local.Como chegar no Buraco do Cação
Para chegar por cima, ele fica logo no começo da trilha para a Cachoeira da Laje, também caminho para a Praia do Bonete. Dirija sentido sul da ilha até chegar onde acaba o asfalto. Siga pela estrada de terra até o final dela, onde terá uma porteira e estacionamento. Continue a pé pela trilha até avistar a placa da Fazenda da Laje. Desça pela trilha até o Buraco do Cação.
Lá é necessário muito cuidado. O terreno é uma mistura de terra com pedras, o que o torna facilmente escorregadio. O nível de dificuldade para caminhar até lá é baixo, mas no começo da trilha existem algumas subidas que exigem um pouco de folego. A caminhada dura em torno de 30 minutos.
Para quem o visita por mar, ele está logo após a Ponta da Sepituba, e pode ser reconhecido de longe pela sua beleza e grandiosidade. Respeite as condições do mar e não se aproxime caso não tenha muita experiência de navegação. Consulte um guia local ou uma agência de passeios para visitar o Buraco do Cação de forma segura.