22
May
2018
08
novembro, 2012
Praias
30591
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.

Assista ao vídeo e veja como é a Trilha para Castelhanos

Na chegada, a recompensa: uma praia de areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas (diferente do lado Oeste da Ilha) onde é possível a prática do surfe. Suas fotos mais famosas são de sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.

Os habitantes da região são uma antiga comunidade caiçara, muitos trabalham no atendimento aos turistas nos diversos quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. A partir de lá, é possível fazer diversas trilhas para as praias vizinhas (Mansa, Vermelha e Figueira), ou para a Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha com 80m de altura, que pode ser vista do mar. Vale também a visita ao Mirante do Canto do Gato, para conferir uma bela vista panorâmica da baía de Castelhanos.

Localização: Está no lado Leste da ilha. Para chegar, só a bordo de veículos 4×4 ou barco. Atenção para os horários de acesso ao Parque Estadual e limite diário de número de veículos particulares. Os mais atletas podem se aventurar no trekking ou de bike.

Diversas agências de turismo oferecem passeios para o local. Há também agências de passeios que levam os turistas de barco até a praia, em uma viagem que leva cerca de 1h, com parada em outras praias paradisícas no caminho. Consulte opções de passeios de jipe ou barco em nossa página de passeios.

Informações sobre visitação

Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Finais de semana, feriados e alta temporada, consultar horários de funcionamento.
Há horários específicos para entrada e saída do Parque sentido Castelhanos e sentido Centro de Ilhabela e número máximo de veículos por dia.
Número máximo de veículos por dia: 65 jipeiros, 42 particulares e 60 motos.
Só é permitido dirigir no sentido “ida” para Castelhanos: das 7h às 14h.
Estrada sentido “volta” para o Centro: de 15h às 17h.
O retorno é a partir das 15h e é necessário sair do Parque até as 18h (ou até as 19 no horário de verão). Programe sua viagem!
* Atenção, só é permitido a entrada de veículos 4×4 no Parque Estadual, por conta das condições da estrada de terra.
Telefone: (12) 3896-2585/1646

Como chegar à Praia de Castelhanos

  • Thomas

    disse:
    8 de outubro de 2017

    Boa noite,
    Gostaria de saber se é possível ir de moto de trilha sem placa, mas devidamente regularizada até Castelhanos?

    • Cristina

      disse:
      9 de outubro de 2017

      Olá Thomas! Para essa informação específica, sugerimos que entre em contato com a administração do Parque Estadual, nos telefones (12) 3896-2585/1646. De qualquer forma, tentaremos buscar essa informação para ajudá-lo. Um abraço!

  • Alan burity

    disse:
    13 de outubro de 2017

    Boa tarde !
    Gostaria de conhecer a praia do castelhanos, porém não tenho 4×4, como faço pra ir? Quais saindo às outras formas ? Barco ou Jeep ? Quais valores ?

    • Cristina

      disse:
      16 de outubro de 2017

      Boa tarde, Alan! Visite nossa página de passeios – http://www.ilhabela.com.br/passeios -, lá você encontrará diversas empresas que fazem o passeio para Castelhanos, de jipe ou barco. Você pode consultar valores e condições diretamente com eles. Os contatos estão na página de cada um. Um abraço e bom passeio!

  • Ana Luisa

    disse:
    18 de outubro de 2017

    Olá, eu gostaria de saber quanto custa (taxa) para entrar na trilha, obrigada

    • Cristina

      disse:
      18 de outubro de 2017

      Olá Ana, tudo bem? Não há taxa para entrada na Trilha de Castelhanos, é preciso apenas seguir algumas regras do Parque Estadual de Ilhabela como horários e número máximo de carros por dia (como está explicado no post acima). Boa viagem e curta muito nossa ilha!

  • Delvani

    disse:
    25 de outubro de 2017

    Gostaria de saber se para fazer a trilha à pé tem alguma regra, como: horario, valores, taxas, etc… por onde devo chegar para começar a teilha, em quanto tempo se faz a trilha à pé até castelhanos,é perigoso?
    Gostaria de obter essas informacoes, obrigada.

    • Cristina

      disse:
      25 de outubro de 2017

      Olá Delvani, tudo bem? Existe uma estrada de terra que corta o Parque Estadual de Ilhabela e leva até a praia de Castelhanos. Nesse caso, é bem sinalizada e conta com supervisão do próprio parque, com guarita e centro de informações para visitantes. O parque tem horários de funcionamento, das 8h às 17h. Há horários específicos para entrada e saída do Parque sentido Castelhanos e sentido Centro de Ilhabela e número máximo de veículos por dia. Só é permitido dirigir no sentido “ida” para Castelhanos: das 8h às 14h. Estrada sentido “volta” para o Centro: de 15h às 17h. Você pode se informar melhor sobre regras específicas para fazer a trilha a pé no Centro de Visitantes do Parque Estadual Ilhabela, o telefone é (12) 3896-2585 ou 3896-1646. Bom passeio!

  • Gustavo Beloto

    disse:
    7 de novembro de 2017

    Ola Crisitna, boa tarde. Quando falam veiculo 4×4 é qualquer veiculo 4×4 certo? Ex: um Pajero TR4 consegue fazer a trilha?Pergunto isso pois vejo muitos Defenders, L200, Toyotas Bandeirantes que são realmente 4×4 Off Road realizando o passeio com turistas….mas fiquei em duvida se um simples 4×4 como um Pajero TR4 conseguem percorrer a estrada até Castellanos. Obrigado

    • Cristina

      disse:
      8 de novembro de 2017

      Olá Gustavo, tudo bem? Realmente, os veículos das agências de passeios são mais fortes, como estes que você citou, até porque levam mais turistas e fazem o percurso diariamente. Mas é possível ir com uma Pajero TR4 sim, desde que tenha a função 4×4, pois a trilha realmente exige um pouco do veículo (e do motorista). Indo com cautela e seguindo as instruções do parque, você não terá problemas em fazer a trilha com este veículo. O que realmente não é recomendado ou permitido são veículos baixos e sem tração 4×4. Bom passeio!

  • João Soares

    disse:
    8 de novembro de 2017

    Boa noite. Gostaria de obter o telefone de pousadas na Praia de Castelhenos. Tenho um veículo 4X4 e gostaria de passar uns dias lá. Grato pela atenção.

    • Cristina

      disse:
      9 de novembro de 2017

      Boa noite, João! Infelizmente não temos um contato para te passar de hospedagem em Castelhanos, isso porque não há meios de hospedagens regulares por lá. Porém, a própria comunidade caiçara oferece algumas acomodações em chalés ou camping. Infelizmente não temos contatos diretos pra te passar, mas você pode tentar se informar no Parque Estadual, o telefone é (12) 3896-2585 ou 3896-1646. Boa sorte, você vai amar esse paraíso!

  • Mariana Alves Santos

    disse:
    10 de novembro de 2017

    Boa tarde, por gentileza você teria uma recomendação de qual praia mais proxima posso me hospedar para realizar a trilha ? Iremos em um grupo de 5 amigos com o nosso próprio carro.

    • Cristina

      disse:
      13 de novembro de 2017

      Olá Mariana! A trilha para a Praia de Castelhanos começa na região central de Ilhabela (próximo ao bairro do Perequê). Como virão de carro, não terão problemas para acessá-la estando hospedados em qualquer região da cidade. Caso queira ficar mais próxima ao início, procure hospedagens entre a Balsa e a Vila (passando pelos bairros da Barra Velha, Perequê, Cocaia, Água Branca, Itaquanduba e Itaguaçu), que estão mais no centro da cidade. Um abraço!

  • João Ismael Fiorese

    disse:
    13 de novembro de 2017

    Olá Cristina, Boa Tarde ! Tenho interesse em fazer a trilha para Castelhano de bike, existe alguma restrição de horário para não interferir com o trânsito de veículos ?

    • Cristina

      disse:
      13 de novembro de 2017

      Olá João, tudo bem? O recomendado pelo Parque Estadual é respeitar os horários de ida e volta na estrada. O horário permitido para passar no sentido Centro-Castelhanos é das 7:00 as 14:00. O retorno para o Centro é a partir das 15h, com previsão de saída do Parque até as 18h ou 19h (no horário de verão). Respeitando esses horários, você terá mais segurança na trilha. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a administração do Parque, no telefone (12) 3896-2585. Boa viagem!

  • Cristina

    disse:
    20 de novembro de 2017

    Olá Allan, tudo bem? Em algumas épocas, já foi possível chegar a Castelhanos com veículos de passeio sem tração 4×4. Mas, atualmente, devido às condições da trilha e por questões de segurança, não é permitido ingressar no parque com este tipo de veículo, somente com 4×4 mesmo. De qualquer forma, vocês podem contar com o serviço de diversas agências que realizam o percurso com jipes, nesse caso vocês poderão chegar em segurança e ter mais estrutura para curtir o passeio. Dá uma olhada em nossa página http://www.ilhabela.com.br/passeios 😉 Caso queira tentar outro passeio, tem outra praia que é um pouco mais próxima, ao norte da ilha, onde há estrada de terra mas veículos sem tração 4×4 conseguem chegar, é a Praia do Jabaquara – tão linda e encantadora quanto Castelhanos. Dá uma olhadinha aqui: http://www.ilhabela.com.br/praias/praia-do-jabaquara. Boa viagem e um abraço!

  • José Carlos

    disse:
    22 de dezembro de 2017

    Oi Pessoal, tenho um Jimny sem snorquel e pretendo fazer a trilha para Castelhanos. Tenho duas dúvidas: 1) está permitido a travessia do riacho? 2) o riacho é transponível para um Jimny sem snorkel? PS: vou fazer esse passeio em Janeiro (25) e se tiver alguém do 4×4 afim de fazer o passeio, dê um toque. Abs. JC

    • Cristina

      disse:
      22 de dezembro de 2017

      Olá José Carlos, tudo bem? No momento, não está permitida a travessia do riacho. Os carros devem estacionar no bolsão antes do riacho e atravessar a pé até a praia. Acreditamos até que seu Jimny conseguiria passar numa boa (ao menos as Pajeros TR4 passam sem grandes dificuldades), mas infelizmente por questões ambientais não será possível. Bom passeio e esperamos que consiga reunir um grupo bem bacana! Um abraço!

  • José Carlos

    disse:
    22 de dezembro de 2017

    Obrigado Cristina pela atenção e resposta. Desejo-lhes um excelente Natal e Próspero 2018.

  • Arthur Karut

    disse:
    8 de Janeiro de 2018

    Olá! As motos também são obrigadas a ficar no bolsão ou podem atravessar o riacho? Pergunto isso por questões de segurança.

    Obrigado!

    • Cristina

      disse:
      8 de Janeiro de 2018

      Oi Arthur, tudo bem? A princípio, a informação que temos é que nenhum veículo pode atravessar o rio. Porém, a comunidade local está fazendo a gestão do estacionamento e está pra lançar um folder com todas as informações. Assim que tivermos essas informações passaremos pra vocês, ok?! Um abraço!

  • FAbio

    disse:
    10 de Janeiro de 2018

    Olá, tenho uma Forester 4×4 (Subaru), consigo ir até a praia com o meu carro mesmo?

    • Cristina

      disse:
      11 de Janeiro de 2018

      Olá Fabio, tudo bem? Em geral, é permitida a entrada de veículos com tração 4×4 no Parque Estadual de Ilhabela. Porém, se seu carro for baixo, não é recomendado, pois a estrada possui trechos que podem danificar o veículo. Nesse caso, é mais seguro que você contrate uma agência de passeios para ir até a praia com um jipe que é preparado especificamente para a trilha. Dá uma olhada em nossa página http://www.ilhabela.com.br/passeios 😉

  • Murilo

    disse:
    15 de Janeiro de 2018

    Olá Cristina,

    Pretendo ir de bike para Castelhanos e gostaria de saber dicas específicas para esse tipo de transporte. Também gostaria de saber se os restaurantes de Castelhanos tem opções diferentes de furtos do mar, visto que sou alérgico a frutos do mar.

    Grato,

    Murilo

    • Cristina

      disse:
      22 de Janeiro de 2018

      Oi Murilo, tudo bem? As orientações para ciclistas no Parque Estadual de Ilhabela é que siga as regras de horários de acesso e ida e volta na estrada, conforme informado na página da praia de Castelhanos. Sobre os restaurantes, fique tranquilo, há opções de porções e pratos com carne ou frango, além de peixes e frutos do mar. Um abraço!

  • Natanael Ricardo Dos Santos Avante

    disse:
    15 de Janeiro de 2018

    Boa tarde, iria pra ilha bela na próxima sexta, e gostaria de saber se consigo fazer a trilha sem um veículo 4×4!? Vou em um onix 2017

    • Cristina

      disse:
      16 de Janeiro de 2018

      Olá Natanael, tudo bem? Por questões de segurança, não é permitida a entrada de veículos que não tenham tração 4×4 no Parque Estadual de Ilhabela, para fazer a trilha de Castelhanos. De qualquer forma, vocês podem fazer a trilha com todo conforto e comodidade com um jipe de agências de turismo, especializadas no roteiro. Dá uma olhadinha em nossa página http://www.ilhabela.com.br/passeios, tem várias sugestões por lá! Um abraço e boa viagem!

  • Marcus Corrêa

    disse:
    30 de Janeiro de 2018

    Boa tarde! Li acima que não é possível por ora fazer a travessia do riacho, sendo necessário deixar ali o veiculo. Minha pergunta é: considerando que quero fazer este passeio agora em março/2018, e meu filho de 1 ano e meio irá comigo, é longe ou difícil o acesso a pe, após deixarmos o carro “no riacho”, estando com menino de colo? Grato.

    • Cristina

      disse:
      5 de Fevereiro de 2018

      Olá Marcus, tudo bem? a Praia não fica muito longe de onde os carros estacionam, e o caminho é bem tranquilo para fazer com criança (tudo plano). Porém, quando há casos de necessidades especiais, é permitido levar os passageiros para desembarcar na praia e depois voltar até o bolsão para estacionar. Basta se informar na entrada do parque, ok? Um abraço e bom passeio!

  • Ana

    disse:
    10 de Fevereiro de 2018

    Hola! Estamos interesados en hacer la travesia el 15/2 que es el cumple de mi pequeño.. cuanto m saldría somos matrimonio y dos nenes de 9 y 5 años.. gracias

    • Cristina

      disse:
      12 de Fevereiro de 2018

      ¡Hola Ana! Por favor, verifique nuestra página de Paseos, allí usted encontrará varias agencias que realizan la travesía hasta Castelhanos, de jeep o de barco. Aquí está el enlace: http://www.ilhabela.com.br/passeios. ¡Un abrazo y buen viaje!

  • Miguel

    disse:
    12 de Março de 2018

    Qual a previsão de reabertura da estrada para a praia de castelhanos após deslizamento de terra ocorrido em 15.02.18?

    • Cristina

      disse:
      13 de Março de 2018

      Bom dia, Miguel! Conversamos com o pessoal do Parque Estadual de Ilhabela e, infelizmente, ainda não há previsão de abertura da estrada. Somente será reaberta quando conseguirem finalizar as obras e desde que a estrada esteja segura para os turistas. Informaremos por aqui se tivermos mais novidades. Um abraço!

    • Cristina

      disse:
      14 de Março de 2018

      Oi Miguel! Boa notícia: a Defesa Civil de Ilhabela liberou, nessa terça-feira (13), um trecho parcial da estrada da comunidade tradicional de Castelhanos. A liberação para pedestres ocorreu entre os quilômetros 9 e 10 da via, que continua interditada para veículos automotores neste trecho. Com a desobstrução, os jipeiros locais poderão retornar com os passeios turísticos, operando por baldeação (um jipe deixa de um lado, outro pega do outro lado do trecho onde só passam pedestres). Assim que for liberada totalmente, avisaremos por aqui. Um abraço!

aqui da pra colocar mais informações