Redes sociais

Fase Laranja em Ilhabela - Como está funcionando a ilha de acordo com as regras do Plano SP

Ilhabela na fase laranja: veja como está funcionando

Assim como todo o Litoral Norte e região do Vale do Paraíba, Ilhabela avançou para a fase laranja do Plano SP. Veja quais as regras de funcionamento e turismo na cidade.

Antes mesmo do anúncio do Governo do Estado de SP, a Prefeitura de Ilhabela havia anunciado (no dia 3/2) o avanço para a fase laranja do Plano SP de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A decisão foi tomada em conjunto com os demais prefeitos de cidades do Litoral Norte, região que vive basicamente do turismo e está em plena alta temporada de Verão. Depois disso, na última sexta-feira (5/2), o Governo anunciou que toda a região poderia voltar a seguir os protocolos da fase laranja, deixando a fase vermelha para trás devido à melhoria na disponibilidade de leitos para tratamento do coronavírus.

Com isso, Ilhabela decretou regras próprias com relação ao o horário de funcionamento de restaurantes e estabelecimentos relacionados a alimentos e bebidas. A ideia é que haja um horário escalonado de encerramento das atividades comerciais, para não gerar aglomerações no transporte público e atender os comerciantes e turistas.

Restaurante Nova Iorqui Ilhabela

Restaurantes, lanchonetes, quiosques e bares terão a opção de escolher o horário de funcionamento:

Bares e similares: entre 7h e 19h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo);

Lanchonetes e quiosques: entre 9h e 21h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo);

Restaurantes e pizzarias: entre 11h e 23h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo).

Os estabelecimentos comerciais que optarem pelo horário escalonado de encerramento das respectivas atividades deverão fixar o horário de funcionamento em local visível aos consumidores, após autorização da área de fiscalização da Prefeitura. Caso contrário, será preciso manter o limite máximo de funcionamento até as 20h, conforme determinado no Plano SP.

Independente do horário escolhido, os estabelecimentos de alimentação devem observar as regras da Fase Laranja do Plano SP, assim como outros comércios considerados não essenciais, como salões de beleza, academias, entre outros.

Praia das Pedras Miúdas - Ilha das Cabras - Ilhabela

Como funcionam Praias e outras atrações de Ilhabela na Fase Laranja

Balsa: a balsa segue operando normalmente, sem restrições de acesso à ilha para turistas.

Hotéis e meios de hospedagem: Funcionamento normalmente, com 100% de ocupação liberada, desde que observadas regras e protocolos de higiene e segurança.

Praias: liberado o acesso às praias, sem restrições. Orienta-se que seja mantido o distanciamento pessoal, uso de máscaras e higiene constante.

Parque Estadual de Ilhabela: para as cachoeiras e trilhas do Parque, voltam a valer as regras de agendamento para algumas atrações, como a Praia de Castelhanos, Trilha do Bonete, Trilha da Água Branca, Cachoeira dos Três Tombos (ou Trilha da Pancada D’Água), Trilha do Pico do Baepi e Cachoeira do Veloso. Veja como fazer o agendamento e as regras de visitação clicando aqui. Caso tenha algum problema com o agendamento, a orientação é procurar a portaria do Parque nos primeiros horários para checar se há disponibilidade para visitação no dia.

Cachoeira dos Três Tombos em Ilhabela (Foto: Bruna Garcez)

Cachoeira dos Três Tombos em Ilhabela (Foto: Bruna Garcez)

Lembre-se: ainda estamos em plena pandemia, portanto é importante manter todos os cuidados para evitar o contágio por coronavírus, incluindo uso de máscaras, higiene das mãos com álcool gel ou água e sabão sempre que possível e evitar aglomerações.

Qualquer novidade, postaremos aqui na nossa página de Notícias e em nossas redes sociais – Facebook e Instagram.

Comentários

  • Wellington Luz

    Prezados, boa tarde!
    Para fazer a trilha de Castelhanos a pé é necessário fazer agendamento ou autorização? Se possível, teria como postar um link. Muito obrigado pela atenção, saúde e sucesso.

    11 de fevereiro de 2021
  • Karen

    Olá boa tarde, está podendo armar o próprio guarda sol ou gazebo? Vamos no próximo sábado e gostaríamos de saber disso

    16 de fevereiro de 2021
      • Mireta

        Bom dia, estamos pensando em ir no domingo para Ilha Bella, a cidade está com algum tipo de restrição devido o Covid?

        23 de fevereiro de 2021

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X