Contato

Redes sociais

O Pico do Baepi com certeza é o mais famoso de Ilhabela, mesmo não estando entre os mais altos. Com 1.048 metros de altitude (o sétimo maior pico da ilha), o local é muito procurado pelos amantes do montanhismo. Pelo caminho, é possível admirar diversas espécies da fauna da região, além do prazer de estar o tempo todo rodeado da mais pura Mata Atlântica.

Lá de cima, você terá uma visão privilegiada de quase 360º, onde é possível ver a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes, diversos outros picos, como o da Serraria, além de uma maravilhosa vista do Canal de São Sebastião, que separa São Sebastião de Ilhabela. Olhando para o lado de trás da ilha, é possível admirar todo o vale esverdeado de mata que se estende até os outros morros de Ilhabela. Olhando para o canal, é possível admirar todo o seu contorno e observar tudo o que acontece na cidade e no mar, como se o tempo estivesse parado lá embaixo. Um atrativo turístico indispensável e uma experiência imperdível!

Leia também: Trilha do Baepi por @belailhabela
Atenção para o funcionamento durante a pandemia!

O Parque Estadual de Ilhabela está aberto todos os dias, das 7h às 16h, e todas as visitações deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site da Fundação Florestal: https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-ilhabela/. No site, você pode conhecer todas as atrações do parque que estão abertas a visitação. Para mais informações, clique aqui.

Saiba tudo sobre a Trilha do Baepi

Por Elas Mundo Afora

Escolha bem o dia de subir o Pico do Baepi. Prefira dias com tempo limpo para apreciar mais a vista. No Outono, o tempo mais fresco favorece a subida, e as cores da paisagem ficam ainda mais bonitas com o céu azul. Saindo bem cedinho, por volta das 6h da manhã, é possível ver o nascer do sol no mirante do Baepi, logo no início da subida, após cerca de 15 minutos caminhando em um sapezal com escadas. A vista dali já é espetacular!

Início da Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Sapezal - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Mirante da Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Mirante do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista do Mirante do Baepi - Ilhabela - Elas Mundo Afora
Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora

Fotos: Elas Mundo Afora

A trilha é bem demarcada, difícil de se perder. Possui muitos degraus, que facilitam a subida e evitam a erosão. Depois do mirante, são mais 10 minutos de caminhada no sapezal de frente para o Pico até entrar na mata fechada. Na mata, o clima é mais fresco e é possível ver várias espécies da flora e fauna da ilha, como jequitibás, figueiras, bromélias, helicônias, cogumelos, além de pica-pau-de-topete-vermelho, tiê sangue, araponga, catita-de-listra, esquilo-caxinguelê, lagartos, aranhas e outras espécies da Mata Atlântica.

A subida é intermitente e íngreme, mas não desamine, o visual vai compensar tudo. A trilha não possui pontos de parada, a não ser um banco um pouco antes do final, e é demarcada com uma placa a cada quilômetro percorrido. Quando você chegar na placa de 3 Km pode comemorar, o pico está bem perto! Porém, a subida vai ficar mais puxada nesse finalzinho, com algumas escadas cravadas na pedra, que exigem um bom preparo físico.

No final dessa “escalada”, você verá a placa indicando os 1048m de altitude. A partir daí, a trilha continua à direita para a pedra que é realmente o cume do Baepi, desse ponto é possível ver o lado sul da ilha e a mata que está atrás do Baepi.

Escadas Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Árvores - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Escadas nas rochas - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista das montanhas do sul da ilha - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora

Fotos: Elas Mundo Afora

Voltando para a placa indicando a altitude, para o lado esquerdo, você vai ver uma segunda trilha com uma escada. Descendo por ela, terá uma pontezinha e uma pedra, é ali que está o gran finale: o mirante que permite uma visão completa do canal de São Sebastião.

Você chegou ao ponto alto da Trilha do Baepi! Aproveite o momento, se hidrate, coma algo, curta o visual, tire altas fotos e sinta a energia dessa Pedra símbolo da Ilha – porque ainda terá que encarar a descida. Há quem diga que a volta é mais cansativa,, isso porque é preciso “frear” a cada degrau da descida íngreme, então vá com atenção redobrada.

Escadas Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Ponte Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista do topo do Pico do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Pico do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Ponte sobre cachoeira da Laje - Trilha do Bonete (Foto: Ilhabela.com.br)

Fotos: Elas Mundo Afora

Dificuldade: Moderada – apesar de não ser uma trilha tão longa, a subida é bem íngreme.
Distância: 7,4km
Tempo: de 2 a 2 horas e meia para subir e aproximadamente 1h30 para descer.

Dicas importantes

  • A trilha do Baepi não possui nenhum ponto de água, recomendamos levar 2 litros;
  • Vá de tênis ou bota, calça para não se arranhar na mata e blusa de manga comprida com proteção UV para os trechos de sol;
  • Não esqueça o repelente;
  • Leve algum snack ou fruta para comer lá em cima e recarregar as energias para a descida.

Como chegar na Trilha do Baepi

Passando o pier da Praia do Perequê e seguindo sentido Centro Histórico, vire à primeira direita após o restaurante Ilha Deck, e suba seguindo sempre pela esquerda até onde acabam as ruas. Esse caminho de carro até o início da trilha já é bem inclinado.

Existe uma placa do Parque Estadual de Ilhabela dizendo que ali se inicia a trilha. Deixe o carro e siga a pé por um sapezal a céu aberto até o mirante de madeira. Depois de admirar a paisagem (que é só o começo do que a caminhada promete), siga pela trilha, ainda a céu aberto, que leva para a mata fechada.

Aos que não possuem experiência, essa trilha exige bastante do físico por ser muito íngreme, além do risco de se perder pelo caminho. O ideal é contratar um guia ou agência local para que seu o passeio seja mais informativo e seguro, afinal, o responsável em conduzir o grupo terá maneiras de se comunicar com resgate, caso necessário.

Confira o vídeo da trilha com o Rolê para leigos

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

0 Avaliações

Deixe sua avaliação

Informações de contato

R. Morro da Cruz, 1239 - Itaguassu, Ilhabela - SP, 11630-000, Brasil

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X