Trilha do Pico do Baepi - Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem
Contato

Redes sociais

O Pico do Baepi com certeza é o mais famoso de Ilhabela, mesmo não estando entre os mais altos. Com 1.048 metros de altitude (o sétimo maior pico da ilha), o local é muito procurado pelos amantes do montanhismo. Pelo caminho, é possível admirar diversas espécies da fauna da região, além do prazer de estar o tempo todo rodeado da mais pura Mata Atlântica.

Lá de cima, você terá uma visão privilegiada de quase 360º, onde é possível ver a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes, diversos outros picos, como o da Serraria, além de uma maravilhosa vista do Canal de São Sebastião, que separa São Sebastião de Ilhabela. Olhando para o lado de trás da ilha, é possível admirar todo o vale esverdeado de mata que se estende até os outros morros de Ilhabela. Olhando para o canal, é possível admirar todo o seu contorno e observar tudo o que acontece na cidade e no mar, como se o tempo estivesse parado lá embaixo. Um atrativo turístico indispensável e uma experiência imperdível!

Leia também: Trilha do Baepi por @belailhabela

Saiba tudo sobre a Trilha do Baepi

Por Elas Mundo Afora

Escolha bem o dia de subir o Pico do Baepi. Prefira dias com tempo limpo para apreciar mais a vista. No Outono, o tempo mais fresco favorece a subida, e as cores da paisagem ficam ainda mais bonitas com o céu azul. Saindo bem cedinho, por volta das 6h da manhã, é possível ver o nascer do sol no mirante do Baepi, logo no início da subida, após cerca de 15 minutos caminhando em um sapezal com escadas. A vista dali já é espetacular!

Início da Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Sapezal - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Mirante da Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Mirante do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista do Mirante do Baepi - Ilhabela - Elas Mundo Afora
Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora

Fotos: Elas Mundo Afora

A trilha é bem demarcada, difícil de se perder. Possui muitos degraus, que facilitam a subida e evitam a erosão. Depois do mirante, são mais 10 minutos de caminhada no sapezal de frente para o Pico até entrar na mata fechada. Na mata, o clima é mais fresco e é possível ver várias espécies da flora e fauna da ilha, como jequitibás, figueiras, bromélias, helicônias, cogumelos, além de pica-pau-de-topete-vermelho, tiê sangue, araponga, catita-de-listra, esquilo-caxinguelê, lagartos, aranhas e outras espécies da Mata Atlântica.

A subida é intermitente e íngreme, mas não desamine, o visual vai compensar tudo. A trilha não possui pontos de parada, a não ser um banco um pouco antes do final, e é demarcada com uma placa a cada quilômetro percorrido. Quando você chegar na placa de 3 Km pode comemorar, o pico está bem perto! Porém, a subida vai ficar mais puxada nesse finalzinho, com algumas escadas cravadas na pedra, que exigem um bom preparo físico.

No final dessa “escalada”, você verá a placa indicando os 1048m de altitude. A partir daí, a trilha continua à direita para a pedra que é realmente o cume do Baepi, desse ponto é possível ver o lado sul da ilha e a mata que está atrás do Baepi.

Escadas Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Árvores - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Escadas nas rochas - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista das montanhas do sul da ilha - Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora

Fotos: Elas Mundo Afora

Voltando para a placa indicando a altitude, para o lado esquerdo, você vai ver uma segunda trilha com uma escada. Descendo por ela, terá uma pontezinha e uma pedra, é ali que está o gran finale: o mirante que permite uma visão completa do canal de São Sebastião.

Você chegou ao ponto alto da Trilha do Baepi! Aproveite o momento, se hidrate, coma algo, curta o visual, tire altas fotos e sinta a energia dessa Pedra símbolo da Ilha – porque ainda terá que encarar a descida. Há quem diga que a volta é mais cansativa,, isso porque é preciso “frear” a cada degrau da descida íngreme, então vá com atenção redobrada.

Escadas Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Ponte Trilha do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista do topo do Pico do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Pico do Baepi - Ilhabela - Por Elas Mundo Afora
Vista do alto do Pico do Baepi (Foto: @elas_mundo_afora)

Fotos: Elas Mundo Afora

Dificuldade: Moderada – apesar de não ser uma trilha tão longa, a subida é bem íngreme.
Distância: 7,4km
Tempo: de 2 a 2 horas e meia para subir e aproximadamente 1h30 para descer.

Dicas importantes

  • A trilha do Baepi não possui nenhum ponto de água, recomendamos levar 2 litros;
  • Vá de tênis ou bota, calça para não se arranhar na mata e blusa de manga comprida com proteção UV para os trechos de sol;
  • Não esqueça o repelente;
  • Leve algum snack ou fruta para comer lá em cima e recarregar as energias para a descida.

Como chegar na Trilha do Baepi

Passando o pier da Praia do Perequê e seguindo sentido Centro Histórico, vire à primeira direita após o restaurante Ilha Deck, e suba seguindo sempre pela esquerda até onde acabam as ruas. Esse caminho de carro até o início da trilha já é bem inclinado.

Existe uma placa do Parque Estadual de Ilhabela dizendo que ali se inicia a trilha. Deixe o carro e siga a pé por um sapezal a céu aberto até o mirante de madeira. Depois de admirar a paisagem (que é só o começo do que a caminhada promete), siga pela trilha, ainda a céu aberto, que leva para a mata fechada.

Aos que não possuem experiência, essa trilha exige bastante do físico por ser muito íngreme, além do risco de se perder pelo caminho. O ideal é contratar um guia ou agência local para que seu o passeio seja mais informativo e seguro, afinal, o responsável em conduzir o grupo terá maneiras de se comunicar com resgate, caso necessário.

Confira o vídeo da trilha com o Rolê para leigos

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

5 Avaliações

Comentários

  • Wellington Luz
    Avaliação

    Excelentes informações. Gostaria de saber se está tendo alguma restrição ou se precisa de alguma autorização para a trilha. Pretendo ir na ilha próximo ao natal.

    Desde já, muito obrigado.

    13 de dezembro de 2022

  • Druppa
    Avaliação

    Alguém sabe me informar se está tendo alguma restrição? É obrigatório a entrada com guia?

    18 de janeiro de 2025

  • Luciana
    Avaliação

    Acesso é bem cansativo,exige bastante condicionamento físico,se vc não tem não vá,pois a subida é muito ingrime.A vista é maravilhosa do pico☺️

    14 de fevereiro de 2025

    • Cristina
      Avaliação

      Oi Luciana, obrigada pela sua observação! Realmente é uma trilha mais deafiadora, mas para os aventureiros de plantão, é imperdível! A companhia de um guia pode ajudar a ter uma experiência mais segura.

      17 de fevereiro de 2025

  • Micaías Soares
    Avaliação

    Já subir inúmeras vezes, dificuldade leve, minha mãe subiu com migo uma das vezes

    24 de junho de 2025

Deixe sua avaliação

Informações de contato

R. Morro da Cruz, 1239 - Itaguassu, Ilhabela - SP, 11630-000, Brasil

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar