21
novembro, 2019
Dicas
1856
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Tudo o que você sempre quis saber sobre mergulho e nunca soube para quem perguntar. Leia e venha mergulhar em Ilhabela!

Oferecimento: Oceano Sub
Foto de Capa: Leo Francini

Esse post é pra você que sempre sonhou em explorar as belezas e mistérios do fundo do mar! A gente garante: mergulhar é mais fácil do que parece. Para falar sobre o assunto, consultamos o pessoal da Oceano Sub, escola de mergulho em Ilhabela que tem um sistema muito bacana com aulas exclusivas onde você estiver, ajustando as aulas às necessidades e disponibilidade dos alunos.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

O objetivo é que todo mundo possa viver essa experiência incrível que é mergulhar. Depois de ler, é só contatar uma operadora e vir explorar o fundo do mar em um mergulho em Ilhabela, um paraíso submarino bem no litoral norte de São Paulo.

1

É preciso fazer curso de mergulho? Posso aproveitar o fim de semana em Ilhabela para mergulhar?

Existem vários tipos de mergulho, o mergulho de flutuação (também conhecido como snorkeling ou simplesmente snorkel), mergulho recreativo e o mergulho técnico. No caso do mergulho recreativo, que é com cilindro, existem diversas possibilidades. Para quem quer experimentar, o mais recomendado é o mergulho conhecido como batismo, onde o mergulho é guiado por um instrutor e não é preciso fazer um curso antes de mergulhar. Os passeios de mergulho duram em torno de 2 a 3 horas, sendo em média de 40 a 50 minutos embaixo d’água. Ou seja, é totalmente possível mergulhar em um fim de semana em Ilhabela, sem perder o dia todo na atividade. Esse tipo de mergulho custa a partir de R$ 360 pela Oceano Sub, já com fotos inclusas.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Claro que para quem tem a ambição de se tornar um mergulhador autônomo certificado, existem diversas opções de cursos. Aí você precisa de um tempinho a mais de dedicação, mas com certeza é um mundo todo a ser explorado, vale a pena!

2

O que é preciso para mergulhar? Qualquer pessoa pode fazer um mergulho profissional?

Mergulho é uma daquelas atividades que muita gente sonha em fazer, as às vezes acha que é meio inatingível, tipo saltar de paraquedas ou voar de asa delta. Mas a gente garante: mergulhar é mais fácil do que parece, basta ter força de vontade e estar disposto a conhecer um mundo totalmente novo, que é o mundo subaquático. Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode mergulhar, as recomendações são apenas que a pessoa tenha mais de 10 anos de idade, até por conta dos equipamentos que terá que utilizar. A atividade também não é recomendada para gestantes, mas passando este período, a indicação é cair na água e experimentar!

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Outra dúvida que pode surgir é se é preciso saber nadar para fazer um mergulho. Segundo a Oceano Sub, existe uma modalidade de mergulho que até quem não sabe nadar pode fazer, é o mergulho batismo, que é feito acompanhado de um instrutor. Nesse caso, é recomendado apenas que você tenha noções básicas de natação.

3

Como funcionam os cursos de mergulho?

Tudo começa com curso Open Water Diver, conhecido como curso básico de mergulho, uma introdução à modalidade para quem quer se tornar um mergulhador profissional. Este curso passa pelo nível avançado e inclui curso de primeiros socorros e resgate, até que o mergulhador chegue ao curso de Divemaster – o primeiro nível de um profissional do mergulho.

Todos os cursos são divididos basicamente em três etapas: aula teórica, aula prática na piscina, e, por fim, o check-out, que são os mergulhos no mar. Quanto ao tempo de duração, os cursos de mergulho podem variar bastante. Mas, em geral, o curso básico tem cerca de 3 dias de duração na Oceano Sub em Ilhabela.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Foto: Leo Francini

Com o curso básico, o mergulhador já pode receber a “carteirinha” de mergulhador, que na verdade é uma certificação internacional – expedida pela PADI (Professional Association of Diving Instructors). O tempo para receber a certificação vai depender muito do desempenho do aluno, claro. Esta carteirinha é válida em qualquer lugar do mundo e vitalícia, ou seja, não tem data de validade.

4

Posso alugar equipamentos e mergulhar sozinho?

Para o mergulho recreativo são necessários diversos equipamentos, incluindo máscara, nadadeiras, roupas de exposição (feitas de neoprene), colete equilibrador e regulador, além do cilindro e lastros (para regular o peso e dar equilíbrio debaixo d’água). É possível alugar equipamentos em diversas empresas, mas nunca é recomendado que mergulhe sozinho, em nenhuma situação.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Júnior, explica que para mergulhar é preciso estar sempre em dupla, pelo menos, ou mais pessoas, e para alugar equipamentos ou mergulhar, é preciso apresentar a credencial. Se você não é um mergulhador credenciado, nem tente. Caso seja credenciado e esteja indo mergulhar em um destino diferente do habitual, o recomendado é que procure as operadoras de mergulho locais.

5

E quem tem medo de água mas tem vontade de mergulhar? É possível?

Acredite: isso acontece com a maioria das pessoas. Às vezes você nem sabe que tem medo, mas na hora de mergulhar, pode surgir uma certa ansiedade (ou até pânico) de entrar na água. Por isso é importante sempre procurar uma operadora ou escola de mergulho séria, com profissionais que estão preparados para ajudar com essa questão. Antes de fazer o mergulho em si, é feito um treinamento teórico e uma preparação, e nesse trabalho de adaptação é a hora de tirar esse medo, trabalhando a ansiedade e a segurança do mergulhador em terra para, só depois, ir para a água fazer o mergulho.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Se esse é seu caso, não se sinta mal – é mais comum do que parece, e o medo pode ser superado! O Junior, da Oceano Sub, contou pra gente que a grande maioria das pessoas consegue mergulhar tranquilamente depois desse trabalho inicial. Vale tentar!

6

A que profundidade pode chegar um mergulho?

Sabia que o recorde mundial de mergulho técnico com cilindro é de 332,35 metros? Surreal, não? Mas, voltando pra realidade dos “simples mortais” como nós, risos… No mergulho recreativo, a profundidade máxima permitida é de 40 metros. Pode ser meio difícil ter dimensão de quanto é isso no fundo do mar.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Foto: Leo Francini

Para se ter uma ideia, em Ilhabela, existem inúmeros pontos de mergulho, incluindo praias com rica vida marinha e naufrágios históricos. As profundidades variam e, em geral, vão desde os 3m e até mais de 40m, que é o máximo permitido para o mergulho recreativo. Nos mergulhos de batismos, aqueles feitos com os iniciantes que querem experimentar a modalidade, a profundidade não passa dos 7m. E o mais legal é que já dá pra ver tanta beleza, dá pra ter uma ideia pelas fotos.

7

Quais os principais atrativos para mergulho em Ilhabela?

Ilhabela é um paraíso para os mergulhadores. São diversos pontos de mergulho a serem explorados, como regiões dos Naufrágios, Costa Sul, Costa Norte, Ilha das Cabras, Praia do Portinho, Ilha de Búzios, Ilha Sumítica, Ilha Vitória e Refugio de Alcatrazes – sobre esse ponto em especial, temos uma matéria todinha, clique aqui pra ler.

7 dicas de mergulho em Ilhabela - Oceano Sub - Ilhabela.com.br

Na ilha, é possível encontrar uma infinidade de animais marinhos, que vão tornar a experiência de mergulhar em Ilhabela ainda mais especial. São muitas espécies de peixes, tartarugas marinhas, diferentes tipos de raias, cavalos marinhos, lagostas, polvos, moreias, estrelas do mar, pepinos do mar e muitos corais.

E aí, se animou? Então contate agora mesmo uma escola de mergulho e venha mergulhar!

Oceano Sub Atividades Subaquáticas - Mergulho em Ilhabela

Esta matéria tem o oferecimento de Oceano Sub

A primeira escola de mergulho do Brasil especializada em aulas exclusivas, os instrutores vão até você onde estiver. www.oceanosub.com.br | Whatsapp (11) 94909-3335 | @oceanosub
CLIQUE E SAIBA MAIS!

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

Responda

aqui da pra colocar mais informações