Redes sociais

Publicidade

Relaxa Building, Líder da primeira etapa da Copa Mitsubishi em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Classe C30 se destaca na abertura do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

O estreante Relaxa Building dominou o primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi com duas vitórias em quatro regatas; etapa continua em 09 e 10 de março

O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – 24ª Copa Mitsubishi, começou em alto nível para a Classe C30, que desfilou nas raias do litoral norte paulista o talento de cinco tripulações muito bem entrosadas. O estreante Relaxa Building dominou o fim de semana (02 e 03/3) com duas vitórias em quatro regatas e lidera com 8 pontos perdidos. O Tonka, com uma vitória, soma 11 pontos, um à frente do Bravo. Kaikias EMS, com 13, também com uma vitória, e o atual campeão Caiçara KAT Technologies, com 16, vêm a seguir.

Vice-líder Tonka
(Aline Bassi / Balaio de Ideias)

O comandante do Relaxa Building enalteceu a abertura da temporada em Ilhabela. “Tivemos dois dias de gala com aquele tradicional lestão de 10 a 14 nós e regatas muito parelhas. Na prova de percurso (17 milhas) de sábado, largamos bem, mas havia muito equilíbrio. Na Paúba, o Caiçara estava em último e foi o primeiro a montar a boia de contravento. O Tonka foi o primeiro a chegar na primeira boia de popa. Nós só assumimos a liderança no segundo popa, a quarta perna, e confirmamos a vitória no través”, relatou Tomás Mangabeira.

“Tivemos de trocar a adriça (cabo para içar a vela) e estávamos sem instrumentos, o que também nos atrapalhou nas três regatas de domingo. Fizemos uma navegação bem raiz, às escuras. Fiquei surpreso com o espírito de superação da equipe. Fizemos ainda algumas besteiras, jogamos o balão na água, mas velejamos sem pressão porque sabemos que teremos de evoluir aos poucos, em meio a equipes tão competitivas. O próximo fim de semana será ainda melhor”, assegurou o comandante Mangabeira.

O Relaxa Building tem como tático o campeão mundial e dos Jogos Pan-Americanos na Classe J24, Maurício Santa Cruz, o Santinha. Assim como o Tonka conta com o talento do campeão mundial de Optimist, Alex Kuhl, o Alemão, natural de Ilhabela. As demais classes têm como líderes parciais da etapa: Phoenix (ORC), Zeus (RGS), Mantra (Clássicos) e Ginga (HPE 25). A competição reuniu 37 equipes no Yacht Club Ilhabela (YCI). A primeira das quatro etapas anuais da Copa Mitsubishi será concluída no próximo fim de semana, 09 e 10 de março.

Bravo, de Santos
(Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Flotilha nacional da Classe C30

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá
03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS
05 – Relaxa Building – Tomas Mangabeira – YCI
06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC
09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)

Clique aqui e confira a agenda completa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica 2024 em nossa página de Eventos.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar