Contato

Redes sociais

Embora esteja há 40km de distância da ilha principal, a Ilha da Vitória faz parte do arquipélago de Ilhabela e abriga uma comunidade tradicional caiçara que vive isolada no local. São cerca de 20 famílias vivendo de pesca artesanal e agricultura, como se tivessem parado em uma época bem mais simples e sem tecnologia. É o caso também da vizinha Ilha de Búzios, que tem perfil bem parecido.

Para visitar o local, o roteiro leva mais de uma hora de lancha, partindo do centro de Ilhabela, mas o visitante precisará da ajuda de algum morador para buscá-lo em uma canoa a remo, a única embarcação que consegue atracar no pequeno porto da ilha, feito com tábuas de madeira em cima das pedras.

A Ilha da Vitória possui lugares abrigados e calmos, por isso é considerada um dos melhores pontos para mergulho no Litoral Norte Paulista. No verão a água tem uma visibilidade aproximada de 20 metros de profundidade e no inverno chega a 10 metros. Ao lado da ilha principal, Vitória, estão outras menores, a dos Pescadores, onde há uma passagem estreita entre ela e a ilha Grande (formando um “v” de vitória) e a das Gaivotas, a menor ilha é de cor esbranquiçada pelo acúmulo de excrementos de gaivotas. Há, ainda, a Ilhota das Cabras, com nome parecido com outra bem famosa em Ilhabela, a Ilha das Cabras, próxima à balsa.

Pontos de Mergulho

No entorno da Ilha da Vitória, encontram-se alguns pontos bem conhecidos de mergulhadores e pescadores. Entre eles, o “Saco da Professora”, com 6 metros de profundidade, águas claras e calmas e o fundo de areia e muitas espécies de peixes; o “Saco da Flecheira”, com profundidade de 10 a 28 metros, também com fundo de areia, porém as águas neste local comportam-se de acordo com a intensidade dos ventos; e o Costão Leste, com 20 metros de profundidade, local é indicado somente para os mergulhadores mais experientes.

Ao mergulhar é possível visualizar uma vida marinha exuberante com tartarugas, arraias e uma grande variedade de peixes. Os passeios de barco ou saídas de mergulho para lá costumam sair por volta das 10h e voltam às 18h30, incluindo dois mergulhos e refeição.

Nos arredores, outro atrativo para os mergulhadores são os naufrágios, comuns em Ilhabela. Por ali, seis embarcações podem ser visitadas, mesmo por mergulhadores de nível básico. O período ideal para mergulho em Ilhabela vai de dezembro até março, quando a calmaria das correntes marinhas e dos ventos faz a visibilidade chegar a até 20 metros.

Pescadores que frequentam o local dizem que não existe lugar melhor para fisgar olho de cão, anchovas, bicudas e que os peixes espadas que por ali são enormes. Local excelente para ancorar o barco para prática de pesca.

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-i

Mergulho

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

0 Avaliações

Deixe sua avaliação

Informações de contato

Ilha da Vitoria, Ilhabela - SP, Brasil

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X