Contato

Redes sociais

Considerada pelo respeitado jornal britânico “The Guardian” uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, que preserva a riqueza de sua cultura tradicional.

Localizada na face Sul da ilha, de frente para mar aberto, essa praia de areias claras e mar agitado ainda mantém características selvagens que atraem os amantes do ecoturismo, surfe, ou apenas quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos únicos no paraíso.

Sua orla de mais de 600m de extensão é rodeada de árvores Chapéu-de-Sol e, no mar, as ondas de até 3m formadas pelo vento sul fazem a alegria dos surfistas, entre eles Gabriel Medina, natural de Maresias que adora pegar ondas no Bonete. Na praia do Bonete, você poderá conhecer cachoeiras, fazer trilhas, comer um peixinho frito (pescado ali mesmo) na beira da praia ou apenas curtir o final de tarde.

O acesso não é tão fácil, pode ser feito por mar a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios – diversas agências de turismo oferecem roteiros para o local. Mas o jeito preferido dos turistas para chegar ao Bonete é pela trilha de 12km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha, onde termina a estrada de asfalto, e leva os aventureiros por uma caminhada de 3 a 6 horas até a praia. Por se tratar de uma trilha longa, é recomendável o acompanhamento de guias ou monitores ambientais.

Quer ter uma ideia de como é a trilha do Bonete? A gente mapeou tudinho pra vocês junto com o Google Street View. Dá uma olhada  e bom passeio!

Quem faz a trilha garante que todo o esforço vale a pena. No caminho, cachoeiras com águas cristalinas, entre elas a Cachoeira da Laje e Cachoeira do Areado, além de muita Mata Atlântica preservada.

O acesso por mar, contornando a Ponta de Sepituba, no extremo sul da Ilha, e leva aproximadamente 40 minutos a partir da Praia do Perequê. No caminho, belas paisagens como o paredão rochoso do Buraco do Cação e, se tiver sorte, alguns golfinhos pra acompanhar o passeio.

Dica do Ilhabela.com.br

Para aproveitar o melhor do Bonete, vale a pena passar alguns dias no local. Vá de trilha, passe pelo menos uma noite lá, volte de barco (assim sobrará tempo para curtir por lá). Para isso, existem campings e pousadas no local, além de casas caiçaras para aluguel.

Lembrando que essa é uma experiência bem diferente do que encontrada no centro de Ilhabela. No Bonete, a energia elétrica chega apenas por geradores ou painéis solares. Você conseguirá tomar um banho quente antes de dormir e tomar uma bebida gelada pra refrescar, mas o uso deve ser consciente. Não esqueça a lanterna e o repelente, e prepare-se pra curtir momentos inesquecíveis e ver o céu mais estrelado de Ilhabela.

Veja aqui uma matéria que explica porque o Bonete é tão incrível!

Assista ao especial Bonete no Youtube

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

0 Avaliações

Deixe sua avaliação

Informações de contato

Praia do Bonete, São Paulo, Brasil

Anúncio

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X