08
novembro, 2012
Praias
11816
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Considerada pelo respeitado jornal britânico “The Guardian” uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, que preserva a riqueza de sua cultura tradicional. Localizada na face Sul da ilha, de frente para mar aberto, essa praia de areias claras e mar agitado ainda mantém características selvagens que atraem os amantes do ecoturismo, surfe, ou apenas quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos únicos no paraíso.

Sua orla de mais de 600m de extensão é rodeada de árvores Chapéu-de-Sol e, no mar, as ondas de até 3m formadas pelo vento sul fazem a alegria dos surfistas, entre eles Gabriel Medina, natural de Maresias que adora pegar ondas no Bonete. Na praia do Bonete, você poderá conhecer cachoeiras, fazer trilhas, comer um peixinho frito na beira da praia ou apenas curtir o final de tarde.

Praia do Bonete - Ilhabela (foto: Fernando Tomanik)

O acesso não é tão fácil, pode ser feito por mar a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios – diversas agências de turismo oferecem roteiros para o local. Mas o jeito preferido de chegar ao Bonete é pela trilha de 15km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha, onde termina a estrada de asfalto, e leva os aventureiros por uma caminhada de 3 a 6 horas até a praia. Por se tratar de uma trilha longa, é recomendável o acompanhamento de guias ou monitores ambientais.

Quem faz a trilha garante que todo o esforço vale a pena. No caminho, cachoeiras com águas cristalinas, entre elas a Cachoeira da Lage e Cachoeira do Areado, além de muita Mata Atlântica preservada.

Localização: Está na face Sul da Ilha, entre a Ponta da Sepituba e Praia das Enchovas. O acesso é por mar, contornando a Ponta de Sepituba, no extremo sul da Ilha, e leva aproximadamente 40 minutos a partir da Praia do Perequê. Por terra, a caminhada pela trilha de 15 km leva em média 4 até a praia.

Para aproveitar o melhor do Bonete, vale a pena passar alguns dias no local. Para isso, existem campings e pousadas no local, além de casas caiçaras para aluguel. Veja aqui uma matéria que explica porque o Bonete é tão incrível!

Onde fica a Praia do Bonete

  • Gabriele

    disse:
    12 de dezembro de 2016

    Olá,
    pretendo visitar a ilha na próxima semana, especificamente a praia do bonete onde eu gostaria de acampar minha dúvida é se eu posso acampar na areia da praia, eu sei que tem 01 camping, mas queria algo mais aventureiro.

    Obrigada,
    Att.

    • Cristina

      disse:
      16 de dezembro de 2016

      Oi Gabriele, temos uma resposta de um turista que pode te ajudar nessa questão 😉

  • John

    disse:
    15 de dezembro de 2016

    I’ve stayed in Bonete and will be back, possibly even to buy a property. As a lone traveller I spent lot’s of time with the locals so got a real feel for the place and people and have made good friends there.
    Whilst I can’t say categorically about camping on the beach my feeling is that it isn’t something that would be encouraged by the Bonetiero’s.

    Even more critical would be that you would be eaten alive by the parasites especially the sand flies (barashudo – please excuse the spelling).

    Wither way it’s a magical place you will be truly privileged next week.

    • Danilo Tostes

      disse:
      6 de abril de 2017

      “Barashudo” was fanny to read, but I got it. We write here “Borrachudo”, I know too as “Motuca”. Really sometimes these mosquitoes end up with the fun of many people, transforming into torture.

  • John

    disse:
    15 de dezembro de 2016

    Desculpe eu escreve em Ingles. Traduzer por favor.

    • Cristina

      disse:
      16 de dezembro de 2016

      Thank you very much for your comment John! I think it’s very helpfull for another travelers like Gabriele thats ask about camping in Bonete.
      Translating your advice / Traduzindo o comentário especialmente em resposta à questão da Gabriele:

      “Estive hospedado no Bonete e voltarei, possivelmente até mesmo para comprar uma propriedade. Como um viajante solitário, passei muito tempo com os moradores locais e foi uma verdadeira sensação sobre o local e os moradores, e acabei fazendo bons amigos. Sobre acampar na praia, eu categoricamente posso dizer que não é algo que seria encorajado pelo Boneteiros. Principalmente por uma situação mais crítica que seria ficar exposto aos insetos especialmente os “borrachudos”. De qualquer maneira é um lugar mágico, você será verdadeiramente privilegiada na próxima semana.”

  • silvia

    disse:
    12 de janeiro de 2017

    Pretendo percorrer a trilha no final de janeiro, sozinha, de manhã, e voltando de barco a tarde. Há algum risco de me perder ou ser assaltada? a trilha é movimentada durante a semana? obrigada

    • Cristina

      disse:
      12 de janeiro de 2017

      Olá Silvia! A trilha do Bonete é bem aberta e, em geral, tem bastante movimento de gente indo e vindo, então fica difícil se perder. De qualquer forma, é uma trilha longa e de nível difícil, e ir sozinha requer alguns cuidados, mas não há registros de assaltos ou coisas do tipo. Caso tenha dúvidas, consulte nossa página de passeios e converse com algum guia de turismo, que poderá te informar melhor 😉 http://www.ilhabela.com.br/passeios . Boa viagem!

  • Lilian Custódio

    disse:
    18 de janeiro de 2017

    Estarei na ilha em fevereiro e gostaria de conhecer a praia Bonete, me disseram que tem um passeio de barco que vai até la para conhecer.
    De onde sai? como faço para contratar o passeio?
    Lilian Custódio

    • Cristina

      disse:
      19 de janeiro de 2017

      Olá Lilian! Acesse nossa página de passeios – http://www.ilhabela.com.br/passeios – e entre em contato com as agências de turismo, elas fazem esse passeio de barco ao Bonete. Você vai amar! 😉

  • Jorge

    disse:
    7 de março de 2017

    Olá!
    Pretendo ir à praia, e gostaria de saber se é possível acampar.

    Acompanhei os comentários, mas não foi dito se pode ou não, apenas que não é recomendável devido aos insetos e etc. Dá a entender que é possível, mas gostaria de ter certeza para me planejar corretamente.

    Obrigado!

aqui da pra colocar mais informações