Quem passeia pela ciclovia na orla da Praia do Perequê, em Ilhabela, já deve ter reparado em uma grande estátua de baleia, como se estivesse “saltando” no mar à frente. É a réplica da Baleia Jubarte “Pipoca”, que já virou ponto turístico e de fotos em Ilhabela. As crianças adoram!
As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) visitam as águas brasileiras entre o outono e a primavera para se reproduzir. Quase extintas pela caça indiscriminada no século XX, hoje estão se recuperando e reocupando as áreas originais de distribuição da espécie, como as águas de Ilhabela e região, que são um hotspot com nada menos que 12 espécies de baleias e golfinhos na costa brasileira!
“Pipoca” é uma baleia jubarte que foi identificada ao sul de Ilhabela em junho de 2018 pelos pesquisadores Julio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista (contamos mais sobre eles aqui). Através da foto dos desenhos da parte inferior da cauda, que são próprios de cada animal, é possível acompanhá-la ao longo da vida e registrar as áreas onde ocorrem. Esta baleia em particular saltou mais de 30 vezes! Daí seu apelido “pipoca”.
JOSAFA FERREIRA PRIMO
Abracei uma réplica de baleia incrível. Parabéns ao projeto maravilhoso.
3 de fevereiro de 2025