Redes sociais

Publicidade

48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

48ª edição da maior competição de vela oceânica da América Latina será disputada com regatas no mar e virtuais, seguindo todos os protocolos de segurança relacionados ao Covid-19

Para alegria dos velejadores, a 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmada para o período 24 a 31 de julho de 2021, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista. Depois de reunir mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas em 2019, e de ser realizada virtualmente em 2020, este ano o grande encontro da modalidade volta para o mar, com as principais classes de vela oceânica, como ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25.

As provas organizadas pelo YCI em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela atenderão a todos os protocolos de segurança oficiais relacionados ao COVID-19. Uma das novidades para 2021 é a exigência de teste de PCR com 72 horas de antecedência para o credenciamento dos velejadores. O evento também terá regatas virtuais, como no ano passado.

48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é considerada a maior competição de vela oceânica da América Latina e atrai, todos os anos, mais de 100 embarcações de vários tipos e tamanhos, atletas olímpicos, profissionais e amadores. Além das competições de 24 a 31 de julho, acontece todos os anos, uma semana antes do evento, a Semana de Monotipos, que conta com barcos de classes olímpicas, pan-americanas e da vela jovem. Neste ano, a Semana de Monotipos acontece de 16 a 18 de julho.

“É com muita alegria que confirmamos a Semana Internacional de Vela de Ilhabela de maneira presencial. Vamos seguir com a vela virtual, que foi um sucesso em 2020 e atrai gente de todas as idades. Certamente teremos boas regatas no Canal de São Sebastião, pois todos estão com muita vontade de velejar”, comemora Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

O secretário de esportes de Ilhabela, Harry Finger, explica que Ilhabela é a capital nacional da Vela e está feliz por poder realizar as regatas de 2021, já que ano passado não foi possível. “A 48° edição vai trazer importantes velejadores para a Ilha, inclusive equipes de fora do país. Vamos ter todos os protocolos de saúde, com testagens de velejadores e familiares. No Aviso de Regata terá como regra teste covid-19 para entrar na Ilha”.

Inscrições para a Semana de Vela de Ilhabela 2021

Os velejadores que querem correr as regatas neste ano devem fazer as inscrições exclusivamente pelo site oficial do evento www.sivilhabela.com.br. Já as inscrições para as provas virtuais com o aplicativo Virtual Regatta abrem nos próximos dias.

O acesso ao Sistema de Inscrições está disponível desde 18 de junho até o dia 19 de julho. O valor da taxa de inscrição do veleiro será definido no momento da inscrição. A inscrição só será efetivada após a quitação da inscrição.

O valor da inscrição do veleiro será calculado pela quantidade de tripulantes informada na inscrição, obedecendo o número mínimo informado na tabela abaixo:

Até 25 pés – mínimo 4 tripulantes
Até 26 pés – mínimo de 5 tripulantes
De 29 até 32 pés – mínimo de 6 tripulantes
De 33 até 40 pés – mínimo de 8 tripulantes
De 41 até 46 pés – mínimo de 10 tripulantes
De 47 pés ou maior – mínimo de 13 tripulantes

48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

Para Lars Grael, medalhista olímpico e campeão mundial, a Semana de Vela de Ilhabela é o mais importante evento da vela nacional, não só pela tradição das 48 edições, mas porque tornou-se internacional. “É uma competição que coloca a vela no principal balneário do litoral do Brasil, a belíssima Ilhabela, com participação de barcos e velejadores internacionais, medalhistas olímpicos, e campeões mundiais, então é um evento que todos têm como referência. Todo mês de julho tem tradicionalmente a Semana de Vela em Ilhabela, e me dá uma vontade imensa de estar lá”.

Inscrições abertas para Semana de Monotipos 2021

A Prefeitura de Ilhabela informa que estão abertas as inscrições para velejadores que desejam participar da Semana de Monotipos. O evento está marcado para os dias 16, 17 e 18 de julho e integra a programação da 48ª Semana de Vela de Ilhabela.

Semana de Monotipos de Ilhabela acontece de 16 a 18 de julho

“Os Monotipos são embarcações que geralmente iniciam os velejadores no esporte. Além disso, são essas classes que disponibilizamos na Escola Municipal de Vela, implantada em nossa gestão e uma das únicas gratuitas no Brasil que incentiva as nossas crianças e jovens a ingressar nesse mundo e serem campeões, levando o nome de Ilhabela em cada canto do Brasil e do mundo”, conta o prefeito Toninho Colucci.

O evento terá regatas para as classes: Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, Laser Standard, Laser Radial Masculino e Feminino, Laser 4.7, Open Bic, 29er, Windsurf Slalom, Kitesurf e Finn.

As inscrições podem ser realizadas online, através do link https://forms.gle/3EWVfxYGfnf1i5za7.

O evento terá protocolos sanitários e de prevenção contra à Covid-19. Para o acesso à Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, de onde saem as regatas, será exigida a apresentação do exame específico RT-PCR com resultado negativo para Covid-19, realizado a no máximo 48 horas de antecedência ou carteira de vacinação comprovando as duas doses da vacina contra a Covid-19. O uso de máscaras de proteção é obrigatório em todas as dependências da Escola de Vela e a circulação no evento será controlada e estará restrita aos velejadores e técnicos, com exceção dos atletas menores, que poderão estar acompanhados de um responsável legal.

A Semana de Monotipo de Ilhabela é organizada pela Federação de Vela do Estado de São Paulo com realização da Prefeitura de Ilhabela. As informações completas do evento podem ser acessadas no aviso de regata disponível em: https://bit.ly/3goPLDJ.

48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada para 24 a 31 de julho

Comentários

  • Ana Caroline

    Olá,
    Vou na segunda-feira, dia 26/07, para Ilhabela. Gostaria de saber se vai exigir teste PCR nessa semana por causa do evento “Semana internacional da Vela Ilhabela”, mesmo durante a semana.
    Nao irei participar do eventos, porém tenho uma reserva de um hotel na cidade.

    14 de julho de 2021
  • Viviane

    Com uma dose da vacina já permite a entrada?

    23 de julho de 2021
  • Andrea da Silva Marques

    Olá, onde encontro horários das competições?
    Grata

    24 de julho de 2021

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar