Redes sociais

Publicidade

Xterra Brazil em Ilhabela (foto: Cristina Morgato)

Saiba como foi o XTerra Brasil 2014

Xterra Brazil em Ilhabela (foto: Cristina Morgato)

O fim de semana em Ilhabela foi em clima de aventura e adrenalina! Cerca de 3 mil atletas de todo o Brasil e diversos estrangeiros aceitaram o desafio do XTERRA BRASIL 2014 e vieram explorar as trilhas da nossa ilha, por mar e por terra, de bike ou na corrida. Em dois dias de evento, foram realizadas as provas de Triathlon, que contou com vários atletas da elite mundial, ultramaratonas na mata com o Endurance 50k e 80k, para os guerreiros mais fortes, e as corridas noturnas de 7k e 21k, que tiveram grande participação dos esportistas locais, incluindo profissionais e amadores.

O maior evento de esporte off-road do mundo tem 10 etapas no Brasil, mas sem dúvida Ilhabela é o lugar que mais tem a ver com o espírito radical das provas. E a opinião é nada menos que do diretor geral do XTerra Bernardo Fonseca, recordista de ultramaratonas e, mais recentemente, campeão internacional dos 60km do Everest.

“Ilhabela está cercada por natureza, tem muita trilha, está no eixo Rio-São Paulo, tem uma prefeitura engajada que se mobiliza pra trazer o evento, então não tem como não escollher a cidade para a etapa brasileira do mundial. A prova de hoje está classificando 34 pessoas que irão para a etapa final, que acontece na ilha de Maui no Havaí”, explica Bernardo. Ele conta que, este ano, a diretoria não pegou leve com os atletas e aumentou o grau de dificuldade das provas. Não é para menos que, nas orientações antes das provas de endurance, ele não desejou sorte aos atletas, mas sim força, pois “sorte é para os fracos”, e eles precisaram de muita força para encarar as trilhas da ilha.

A largada do triathlon foi a primeira do dia, e logo cedo os atletas caíram na água e partiram para as provas de natação, bike e corrida. No masculino, o lugar mais alto do pódio ficou com Felipe Moletta, que concluiu a prova em 2h34m51s, seguido pelo sul-africano Dan Hugo (2h39m22s) e por Frederico Zacharias (2h44m04s). Entre as mulheres, a campeã foi Sabrina Koester, marcando 3h27m57s. Ela conta que a vitória teve gosto de superação, já que veio de um início do ano difícil com lesões. Além disso, ela tinha ficado em segundo lugar nos últimos anos, e dessa vez não deu chance para ninguém chegar a sua frente. “Eu morei em Ilhabela, então vencer essa etapa foi uma sensação incrível pra mim”, comemorou Sabrina. Ao seu lado no pódio, ficaram Laura Mira Dias (3h30m22s) e Carla Prada (4h07m22s).

Só para os mais resistentes

Os guerreiros do endurance precisaram de muita força para encarar obstáculos ainda mais difíceis nas provas de 50 e 80k. Mas quanto maior a dificuldade, maior a satisfação em completar a prova. Foi exatamente o que mostrou Iazaldir Feitosa, o primeiro a vencer a ultramaratona de 80k, com o tempo de 9h18m02s. E ainda sobrou energia para uma comemoração em grande estilo, com direito a escalada no pórtico de chegada. Ao seu lado no pódio, ficaram Gilliard Pinheiro em segundo lugar (9h30m41s) e Carlos Magno em terceiro (12h08m45s). No feminino, quem teve a melhor a estratégia e administrou melhor seu condicionamento físico foi Cyntia Terra, que terminou a prova em 13h00m03s, seguida por Vera Saporito (14h13m09s) e Ligia Almeida (14h39m23s). A grande novidade nos 80k este ano foi que a prova valia pontos classificatórios para a The North Face® Ultra-Trail du Mont-Blanc®, que acontecerá no ano que vem, na França.

Com um percurso um pouco mais curto, mas não menos sofrido, o Endurance 50k levou uma favorita ao pódio. Rosália Camargo foi a grande campeã, chegando em 5h46m17s, seguida de Elizabete Aparecida Dias (7h08m42s) e Vanessa Silva de Oliveira (7h13m52s). No masculino, quem se saiu melhor foi José Virgínio, que concluiu a prova com o tempo de 4h14m32s. Atrás dele vieram Célio Augusto (4h32m06s) e Márcio Souza (4h32m52s).

Atletas de Ilhabela tomam as ruas da cidade

As provas mais procuradas no XTerra pelos atletas amadores, entre eles muitos moradores de Ilhabela, foram as corridas noturnas de 7 e 21k. Com percurso mais curto e simples que os endurances, as night runs foram sucesso de público. Na prova de 21k, o primeiro colocado no masculino foi Ivan dos Reis, com 1h24m55s. Logo atrás chegaram Odilon de Jesus (1h26m12s) e Auderi Duarte (1h27m38s). As mulheres não ficaram muito atrás, o destaque ficou para Geisla dos Santos, com o tempo de 1h42m26, Vanessa Ferreira (1h55m38s) e Sebert Caroline (1h59m38s). Na prova de 7k, o mais rápido foi Diego Oliveira, que completou a prova em 29m58s. A mulher mais rápida foi Luzia Mesquita, com 38m57s.

E na manhã do domingo foi a vez da garotada animada da categoria kids fechar com chave de ouro esses dois dias de muita energia positiva. A arena do XTerra recebeu a mini-corrida, com atletas de 1 a 14 anos, que suaram a camisa e arrancaram sorrisos de papais, mamães e vovós corujas. E foi esse clima de diversão e alto astral que encerrou o evento de 2014, já deixando um gostinho de quero mais para o ano que vem, quando o XTerra completa 10 anos de Brasil e de Ilhabela. Aliás, presente nas provas e premiações, o prefeito Toninho Colucci prometeu uma super festa para o evento em 2015 para comemorar o aniversário.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar