Redes sociais

Publicidade

Projeto Mãos Caiçaras - Artesanato em Ilhabela

Projeto Mãos Caiçaras

maos-barquinhos1

O Projeto Mãos Caiçara promove a valorização do artesanato das Comunidades Tradicionais do Arquipélago de Ilhabela, através de Oficinas de Aprimoramento dos produtos, capacitação e gestão na comercialização, contribuindo desta forma para a geração de renda, integração social e melhoria da qualidade de vida destas comunidades. Clique Aqui

O Projeto é realizado pelo Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e do Parque Estadual de Ilhabela no contexto do convênio entre a Associação Elementos da Natureza a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Ministério da Cultura ( Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura).

O Projeto Mãos Caiçara objetiva promover o artesanato das Comunidades Tradicionais da Baía de Castelhanos, respeitando os saberes e fazeres tradicionais, o uso sustentável dos recursos naturais, onde a aplicação de mecanismos de aprimoramento e comercialização eficazes, resultem na geração de renda, aumento da autoestima e melhorias na qualidade de vida destas comunidades. Participam do projeto vinte artesãos e artesãs cadastrados na Superintendência de Trabalho Artesanal das Comunidades – SUTACO.

Durante oito meses foram realizadas várias oficinas de aprimoramento do produto, formatação de preço, identidade visual, analise do uso do recurso natural e comercialização. Fazem parte da equipe técnica a artista plástica caiçara Gilmara Pinna, Arturo Justicia Coordenador do Ponto de Cultura, Cris Catta Coordenação do Projeto, Camila Durelli – Identidade Visual, Gabriel de Oliveira – Audiovisual, além de outros técnicos e o mestre artesão “Nisinho”contratados para a execução do projeto.
ditinha
    Dona Ditinha, caiçara da Ilha de Buzios e uma das beneficiadas do Projeto
A exposição e venda destes produtos também está sendo realizada no espaço das Comunidades Tradicionais na Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela, na vila de Segunda a Domingo das 09:00 – 22:00 hrs.
castelhanos
A sustentabilidade do projeto se dará através da inserção dos artesãos nas redes de comercio justo e solidário e a adoção de uma política pública de responsabilidade social no município, em que comerciantes locais privilegiem a compra e venda dos produtos artesanais de estas comunidades.


O estudo de uso do recurso natural subsidiará o manejo dos recursos, possibilitando dimensionar a capacidade dos ecossistemas e a consequente produção artesanal, aliados a uma gestão eficiente que permita ás lideranças de cada comunidade dar continuidade a produção e comercialização do artesanato.

Fazem parte da equipe técnica a artista plástica caiçara Gilmara Pinna, Arturo Justicia Coordenador do Ponto de Cultura, Cris Catta Coordenação do Projeto, Camila Durelli – Identidade Visual, Gabriel de Oliveira – Audiovisual, além de outros técnicos e o mestre artesão “Nisinho”contratados para a execução do projeto. O Projeto é desenvolvido pelo Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Parque Estadual de Ilhabela, Secretaria do Estado da Cultura de Sâo Paulo e Ministério da Cultura através do programa Cultura Viva.

Rua Dr. Carvalho,150 – Centro – Ilhabela – SP

Tel: +55 (12) 3896-5721 Cel: 12 – 9187 3445

Email: azimuthpontodecultura@gmail.com

Website: www.maoscaicara.org.br

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar