Redes sociais

Publicidade

"Diva" - Baleia Tropical Bryde avistada em Ilhabela no dia 7 de março de 2023 pela Maremar Turismo e Projeto Baleia à Vista (Foto: Maremar Turismo / Projeto Baleia à Vista)

Baleia Tropical Bryde é avistada em Ilhabela: Descubra tudo sobre essa espécie fascinante

Três Baleias Tropicais Bryde foram avistadas no sul de Ilhabela pela equipe da Maremar Turismo e Projeto Baleia à Vista. Elas foram avistadas perto da superfície da água, o que permitiu uma boa visualização e fotos impressionantes.

A equipe da Maremar Turismo e do Projeto Baleia à Vista registraram no dia 7 de março um grupo de 3 baleias Tropicais Bryde na região sul de Ilhabela. As baleias estavam se alimentando de um cardume de manjubinhas e passaram o dia próximo à Ponta da Sela, no sul da ilha.

Carinhosamente conhecida como Diva, uma das baleias avistadas já ganhou até nome por frequentar bastante a ilha. É uma fêmea relativamente grande, de 14 ou 15 metros que já visita a região há pelo menos 5 anos. Diferente das Jubartes que só passam por aqui a caminho de sua migração para o Nordeste do país, as baleias Tropical / Bryde (nome científico Balaenoptera brydei) são uma espécie residente na nossa região e aparecem mais entre a primavera e verão.

A baleia Tropical Bryde batizada de Diva já é acompanhada pelo Projeto Baleia à Vista em Ilhabela desde 2018 (Foto: Maremar Turismo / Projeto Baleia à Vista)
A baleia Tropical Bryde batizada de Diva já é acompanhada pelo Projeto Baleia à Vista em Ilhabela desde 2018 (Foto: Maremar Turismo / Projeto Baleia à Vista)

O nome Diva foi escolhido pelo pessoal do Projeto Baleia à Vista. Ela foi identificada em março 2018, quando foi avistada pela primeira vez. Julio Cardoso, que deu o nome à baleia, diz que a identificação é possível por conta de marcas em seu corpo que são analisadas por um software. Neste ano, ela tem aparecido desde janeiro e ficou pela costa de Ilhabela se alimentando de cardumes de pequenos peixes. “Ela já apareceu com mais de um filhote por aqui, e estamos muito felizes em vê-la de novo e muito bem! Esperamos que continue vindo se alimentar aqui em Ilhabela sempre”, comemora Julio.

“As baleias tropicais não são avistadas com frequência na superfície, pois são baleias de profundidade e que nadam muito rapidamente. Sobem à superfície apenas para respirar, por isso os avistamentos se tornam tão especiais para nós”, conta.

Ele já explicou para o ilhabela.com.br quais são os tipos de baleias e golfinhos mais comuns nessa região. Confira aqui o artigo.

Baleias Bryde, ou tropicais, tem formato característico, cor cinza e marcas no dorso que podem ser identificadas e diferenciadas uma das outras (Foto: Maremar Turismo / Projeto Baleia à Vista)
Baleias Bryde, ou tropicais, tem formato característico, cor cinza e marcas no dorso que podem ser identificadas e diferenciadas uma das outras (Foto: Maremar Turismo / Projeto Baleia à Vista)

Conheça a Baleia Tropical Bryde

A Baleia Tropical Bryde (Balaenoptera brydei) é uma das várias espécies de baleias encontradas em todo o mundo. Ela é conhecida por seu tamanho médio em comparação com outras baleias, com cerca de 12 a 16 metros de comprimento e peso de até 25 toneladas. A Baleia Bryde tem uma aparência distinta, com uma cabeça arredondada, uma barbatana dorsal pequena e uma coloração escura acinzentada. Ela tem marcas no corpo que as diferenciam entre si, o que possibilita serem identificadas por um programa especial com um algoritmo semelhante ao “face id” que usamos nos smartphones.

Hábitos e características

As Baleias Tropicais são conhecidas por sua natureza solitária, preferindo viver sozinhas ou em pares. Elas são encontradas em águas quentes e temperadas, comuns nas regiões tropicais e subtropicais. As Baleias Bryde são criaturas ágeis e rápidas, podendo atingir velocidades de até 20 nós. Além disso, elas são excelentes mergulhadoras, sendo capazes de ficar submersas por até 20 minutos.

Habitat e distribuição

As Baleias Tropical Bryde são encontradas em todo o mundo, principalmente em águas tropicais e subtropicais. Elas são encontradas em todos os oceanos do mundo, incluindo o Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico. As Baleias Bryde geralmente preferem viver perto da costa, especialmente em regiões onde a corrente é forte e a água é mais rasa.

Conservação da Baleia Tropical Bryde

A Baleia Tropical Bryde é considerada uma espécie ameaçada de extinção, principalmente devido à caça comercial no passado. A caça às baleias foi proibida em muitos países, mas ainda ocorre em algumas partes do mundo. Além disso, a poluição do oceano, o aumento do tráfego marítimo e as mudanças climáticas também são ameaças para a Baleia Bryde. É importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da conservação da vida marinha e tomem medidas para proteger essas criaturas fascinantes.

O avistamento da Baleia Bryde em Ilhabela

A costa brasileira é um habitat importante para várias espécies de animais marinhos, incluindo baleias, golfinhos, tartarugas e várias espécies de peixes. O avistamento da Baleia Bryde em Ilhabela é uma prova da rica biodiversidade da região e da importância da preservação do meio ambiente

Além das baleias Tropicais, em Ilhabela também é comum avistar outras espécies como baleias Jubarte (mais comuns no outono e inverno brasileiro), Franca (a maior das baleias) e Orcas, que na verdade são da família dos golfinhos.

"Escondidinha" - Baleia Tropical Bryde avistada em Ilhabela com marcas de acidente com embarcação (Foto: Julio Cardoso / Projeto Baleia à Vista)
"Escondidinha" - Baleia Tropical Bryde avistada em Ilhabela com marcas de acidente com embarcação (Foto: Julio Cardoso / Projeto Baleia à Vista)

Na foto, a baleia tropical conhecida como “Escondidinha”, que é acompanhada desde 2017 pela equipe do Projeto Baleia à Vista que tem as marcas de um provável acidente com embarcação. Ela sobreviveu, mas tem cicatrizes. Por isso, é tão importante tomar alguns cuidados ao avistar baleias. Com a ajuda de todos, podemos garantir a continuidade dessas criaturas majestosas que habitam os mares e oceanos do nosso planeta.

O que fazer ao avistar uma baleia?

Existem normas para avistagem de baleias e golfinhos e a regra básica é não molestá-los. Veja quais são os cuidados necessários para proteger os animais e não coloca-los em risco:

Regras para embarcações ao avistar baleias - Projeto Baleia à Vista ✅ Quando se navega, é muito importante observar alguns sinais como os pássaros atacando algum cardume de peixes, pois é possível que alguma baleia ou grupo de golfinhos esteja por perto também atacando o cardume.

✅ Normalmente, a primeira coisa que se avista é o borrifo da baleia. Se isso acontecer, a primeira coisa é reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós.

✅ Nunca se navega em rota de colisão com uma baleia, devemos nos aproximar pelo través mantendo a distância de segurança de 100 metros.

✅ Importante é que nunca se deve perseguir uma baleia e nem bloquear sua passagem ficando no meio de sua rota.

✅ Se a baleia decide por sua conta se aproximar do barco, e isso é comum pois muitas são curiosas, não se deve acelerar. O correto é cortar o motor ou deixar em neutro e só se afastar quando a baleia já estiver visível e a distância segura do motor.

Regras para embarcações ao avistar baleias - Projeto Baleia à Vista ✅ Quando estamos em um canal, como é o caso da parte mais urbana de Ilhabela, é importante que a embarcação esteja do lado da praia ou costeira e a baleia no meio do canal, pois do contrário a embarcação poderá acabar “empurrando” a baleia para a praia ou costa, provocando seu encalhe.

✅ O importante é sempre usar o bom senso e manter as distâncias seguras. Assim você verá um belo espetáculo da natureza e garantirá que o animal siga sua jornada de forma segura.

E você gostou das dicas? Quer conhecer Ilhabela e ter experiências incríveis como esta? Conheça a Maremar Turismo.

Comentários

  • Carlos Pocentte

    Sempre admirei os animais marinhos,prático canoagem e sempre fico estupefato e embasbacado ao vê-los!!!🤩
    E é sempre bom aprender como observar sem incomodar, parabéns pela matéria…👌👏

    13 de março de 2023

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar