Redes sociais

Xô Borrachudo - Dicas de Ilhabela

Perdendo o medo do borrachudo

O que é verdade e o que é mito sobre o borrachudo: esse serzinho que aterroriza os turistas. Veja nossas dicas e saiba como se proteger pra curtir o melhor de Ilhabela

Borrachudo em Ilhabela (Imagem: Wikimedia Commons/Fritz Geller-Grimm)

Borrachudo em Ilhabela (Imagem: Wikimedia Commons/Fritz Geller-Grimm)

Por Alessandra Stefani

Praias paradisíacas, cachoeiras cristalinas, mais de 80% de Mata Atlântica e… borrachudos. Esses mosquitinhos parecem existir pra lembrar a gente que Ilhabela chega quase à perfeição. Um beberrão de sangue que adora fazer com que os turistas levem daqui não só as marquinhas do bronze. O alvo preferido dele (ou melhor, dela: é a “borrachuda” que pica) é da nossa cintura pra baixo, principalmente pés e tornozelos. Ele pode até ser persistente, mas você não vai deixar que um ser de 4 milímetros acabe com as suas férias, né? É só ter um pouco de precaução pra mostrar pra esse atrevido quem leva a melhor.

Praia do Jabaquara em Ilhabela (Imagem:Flickr/Pedro de Carvalho Ponchio)

Praia do Jabaquara em Ilhabela (Imagem:Flickr/Pedro de Carvalho Ponchio)

Primeiro cuidado: o onde e o quando. Justiça seja feita: borrachudo não inferniza o ano todo e nem em todo lugar. No inverno, ele até dá uma trégua, pelo menos nos lugares mais urbanizados. Nas áreas selvagens, no começo da manhã e no final da tarde são os horários em que ele prefere dar o ar da (des)graça. Nas praias mais perto da “civilização” ele não é tão traiçoeiro. Mas é no verão, nas praias isoladas e principalmente nas cachoeiras que ele mais mostra a sua força.

Vela de Citronela (Imagem: Flickr/Jessica S.)

Vela de Citronela (Imagem: Flickr/Jessica S.)

Na operação Xô Borrachudo, cada um tem sua tática. Tem morador que espalha pela casa vasinhos de citronela. Outros, usam vela com o aroma da planta. Mas a maioria não abre mão do repelente, a arma mais eficaz na guerra contra o mosquito. Seja em spray, aerosol, gel ou creme, o negócio é lambuzar toda parte do corpo que está exposta. Tem gente que prefere a versão em creme por achar que com ele é mais difícil esquecer alguma área desprotegida. Outros garantem que os que mais funcionam são os oleosos à base da própria citronela.

Dicas sobre repelentes - qual escolher - Ilhabela.com.br

6 dicas importantes sobre o uso de repelentes

Entenda as diferenças dos tipos de repelentes e veja dicas preciosas pra ficar livre de borrachudos e mosquitos que transmitem dengue, febre amarela e outras doenças.

Repelentes - (Imagem: Flickr/Mike Mozart)

Repelentes (Imagem: Flickr/Mike Mozart)

Os repelentes geralmente são feitos a base de dois princípios ativos: icaridina e DEET. Os dois funcionam, mas o primeiro promete durar mais na pele (e costuma custar mais caro também). Cada marca indica um tempo de duração do produto. Só que como a gente sua, entra na água e se molha, os médicos dizem que é bom dar uma reforçada na dose de 4 em 4 horas ou quando sair do mar.

Complexo B contra borrachudos (Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

Complexo B contra borrachudos. Funciona? (Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

O que fazer em ilha bela com bebê e criança

O que fazer em Ilhabela com bebês e crianças

Pras mamães os borrachudos são uma preocupação a mais. Mas com nossas dicas, você vai tirar isso de letra! Leia esta outra matéria e fique tranquila.

Mas não vá montar um arsenal contra o borrachudo e esquecer de se proteger do sol, hein. O repelente é sempre o último a ser usado no corpo. Primeiro passe o filtro solar e só depois de uns 15 minutos capriche no repelente. E para os fãs de complexo B, um recado: consumir a vitamina poucos dias antes de vir para Ilhabela não funciona para repelir o mosquito. É mito.

Cachoeira do Gato em Ilhabela (Imagem: Flickr/bisonlux)

Cachoeira do Gato em Ilhabela (Imagem: Flickr/bisonlux)

Se serve de consolo, a população de borrachudos em Ilhabela já foi bem maior. Para o alívio das nossas panturrilhas, vem sendo feito um tratamento nas cachoeiras – o principal foco das larvas do inseto – e o exército dos sanguessugas está menor do que antes.

Água Limpa - Cachoeira em Ilhabela - (Imagem: Flickr/Vitor Pose Martinez)

Água Limpa – Cachoeira em Ilhabela – (Imagem: Flickr/Vitor Pose Martinez)

Aí você deve estar se perguntando: por que não exterminá-lo de uma vez? Na verdade, ele precisa existir para manter o ecossistema do local – sem ele, um monte de bicho que “almoça” o mosquito ia morrer de fome. Além disso, é preciso dar o braço a torcer: o vilão número um do turista também é mocinho. O borrachudo só se desenvolve em água limpa e corrente, o que Ilhabela tem de sobra. Isso quer dizer que, enquanto ele estiver por aqui, a água está boa.

Artesanato em Ilhabela - (Imagem: Flickr/Lucas Lima 91)

Artesanato em Ilhabela – (Imagem: Flickr/Lucas Lima 91)

Então, o jeito é invadir o território inimigo (ou seria, amigo?) e se armar. Tem quem volte da ilha sem nenhuma picada pra contar história. Gente que não se descuida do repelente e curte tudo o que Ilhabela tem de melhor. Pode ser que você baixe a guarda e perca uma ou outra batalha. Mas com bastante cuidado, dá pra vencer a guerra contra os borrachudos e só levar de lembrança daqui os souvernirs.

Comentários

  • Olá….
    Pela terceira vez vou a ilha bela, e saio de lá com um trauma, ontem sai de lá estressado com tantas picadas, hoje o inchaço tomou conta do meu corpo, não acredito em época que o mosquito araque menos, mesmo pq fui em datas bem diferentes e ocorreu o mesmo, infelizmente ainda não desenvolveram algo que acabe com esse sofrimento.
    Mas a ilha e linda e encantadora isso tenho que admitir…

    14 de setembro de 2017
    • Cristina

      Oi Anderson, tudo bem? Lamentamos muito por sua experiência ruim com os borrachudos, realmente algumas pessoas sofrem mais com isso. O que sabemos é que a prefeitura realiza o controle dos mosquitos por meio de aplicação de larvicidas nas cachoeiras periodicamente, e para nós que moramos aqui, realmente atualmente tem tido menos mosquitos que em outras épocas… mas é muito relativo mesmo. O jeito é se prevenir e abusar dos repelentes pra que esse bichinho tão pequeno não estrague seu passeio no nosso paraíso. Um abraço!

      15 de setembro de 2017
  • Edinis

    Cristina! Parabens pelo trabalho, sempre muito atenciosa em todos os comentários! Irei no proximo fds 22.09 a 24.09! Irei ficar no Bonete e suas dicas foram muito úteis. Vou de trilha e voltar de barco. Todo ano visito Ilhabela e minha maior preocupação é sempre os borrachudos, mas sempre volto! Ilhabela é demais.

    15 de setembro de 2017
    • Cristina

      Olá Edinis! Obrigada pelo seu feedback, ficamos muito felizes em saber que nossas dicas são úteis para os turistas que visitam Ilhabela. Conte sempre com a gente e aproveite sua viagem! Um abraço!

      18 de setembro de 2017
  • Tamara Rebelo

    Oi boa tarde! Adorei esse post! Mas estou com uma dúvida para entrar na ilha tem fila para atravessar? Eu não entendi vi que o pessoal comentou, como eu irei em outubro gostaria de me programar melhor! Tens alguma dica!?

    20 de setembro de 2017
  • Paula

    Fiquei um tempo sem ir pra ilha, este ano fui depois do carnaval e no final de março, achei que aumentou um pouco os borrachudos em alguns lugares p.ex. Jabaquara, talvez devido às chuvas, mas no centro está tranquilo, inclusive comprei um repelente que é vendido aí e gostei muito, bem melhor que off o citroilha, aliás já fui com meu filho qdo era pequeno e até hj ele sofre mais com pernilongo do que com o borrachudo, amo esse lugar

    21 de setembro de 2017
  • Cristina

    Amo a Ilha, vou todos os anos, mas JAMAIS levaria um bebê com idade que não possa usar doses reforçadas de repelentes. Consulte o pediatra. EU, leiga, mas com experiência com os borrachudos da ilha não arriscaria meu bebê.

    26 de setembro de 2017
    • Cristina

      Muita gente vem com criança e bebê para a ilha, mas, sem dúvida, é importante consultar um pediatra e repelentes específicos para eles. Obrigada por seu comentário, Cristina!

      27 de setembro de 2017
  • Roseli

    E pra quem tem alergia a repelentes? Fico muito triste, pois tenho vontade de ir para o litoral norte, mas quando chego quero ir embora desesperada.

    27 de setembro de 2017
    • Cristina

      Oi Roseli! Nesse caso, nossa sugestão é que consulte um médico dermatologista para saber o que pode ser feito. Assim você não deixa de aproveitar o melhor do nosso litoral. Um abraço!

      28 de setembro de 2017
  • Barbara Moura Simões

    Olá ! Boa noite, eu estou com a minha viagem marcada para 20/10. Eu li bastante e pesquisei sobre os borrachudos, estou com um pouco de medo por que eu ja tive uma crise alérgica ano passado em minas gerais, porém isso nunca ocorreu comigo rs, mais todo cuidado é pouco. Teria algum remédio para indicar ? Já que o complexo B é mito. Ou um repelente eficaz ? Agradeço dês de já. Amei a matéria parabéns!!!

    13 de outubro de 2017
    • Cristina

      Olá Barbara, tudo bem? Como explicamos na matéria, cada um prefere um tipo de repelente. Tem os mais oleosos, à base de citronela, ou industrializados de marcas conhecidas. O ideal é testar qual você se adapta melhor. De qualquer forma, tomando o cuidado de passar o repelente logo ao acordar, antes de sair do quarto, e repassar durante o dia, você poderá ficar mais tranquila. Boa viagem!

      16 de outubro de 2017
  • Cintia

    Olá! Boa noite!! Acabei de voltar da Ilha, ficamos do dia 20 a 22/10, foi maravilhoso como sempre, é a nona vez que eu e meu marido vamos, lugar encantador que adoramos, mas os borrachudos é algo que incomoda demais, sou alérgica, mesmo usando o Exposis, fui picada na planta do pé, perna e braço, comecei tomar loratadina 2 dias antes e durante, mesmo assim, está super inchada, quente e coçando, da última vez que fui, vi o borrachudo picando meu braço, puxei, acho que teve ter deixado o ferrão, pq ficou tão inchado que tive que ir no Pronto Socorro quando cheguei em São Paulo.

    22 de outubro de 2017
  • Talita Caruso

    Bom dia.
    Há algum repelente à venda na ilha que ofereça proteção mais adequada? Dos que compramos em farmácia, apenas o Extreme Exposis funciona? Alguém já experimentou o OFF com Icaridina para me informar a eficácia? Obrigada. Vou pra Ilha no fim desse mês e estou preocupada rsrs

    13 de novembro de 2017
    • Cristina

      Olá Talita! Além dos repelentes das principais marcas do mercado, em Ilhabela você encontra algumas opções de repelentes produzidos por empresas locais, normalmente à base de Citronela, e que costumam funcionar muito bem. Um deles é o Citroilha, disponível nas principais farmácias e comércios da cidade, além de pousadas. Fique tranquila, não há porque ficar preocupada, é só se prevenir e vc vai poder curtir a ilha tranquilamente!

      13 de novembro de 2017
  • Danilo

    Desde que conheci Ilha Bela, nunca mais deixei de frequenta-la, estive no feriado do dia 02/11 e a ilha esta mais bela que nunca, voltei com pelo menos 100 picadas, obvio que descuidei em muitos momentos, mas isso realmente é o de menos, não vejo a hora de voltar, que sera em breve, o que me incomoda é a balsa na volta, tristeza esperar viu.. mas esta valendo.. Top

    14 de novembro de 2017
  • Marcelo Ayres Netto

    Muito lindo o texto mas longe da realidade. O mosquito esta cada vez mais em maior número, visto que 25 a 30 anos atrás o numero de borrachudos era menor. Os ultimos prefeitos realmente não estão nem ai com os turistas en relação ao borrachudo. Hoje em dia o controle desse mosquito pode ser feito através de um produto biológico que custa caro mas na minha opinião valeria o investimento para atrair mais turistas.

    5 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Marcelo! Na verdade, com o crescimento da área urbana de Ilhabela, o número de mosquitos diminuiu em comparação a 25 ou 30 anos, mas sem dúvida é algo que ainda incomoda. Sobre o controle, a Prefeitura de Ilhabela informou que, desde novembro, está intensificando a aplicação do inseticida biológico BTI para controlar a proliferação do borrachudo no arquipélago. Recentemente, adquiriu três mil litros do BTI, que irá suprir a demanda por um ano, já que são utilizados cerca de 250 litros por mês. Informaram, ainda, que os 24 agentes da Sucen aplicam o inseticida a cada 15 dias em centenas de cachoeiras, totalizando mais de três mil pontos, inclusive nas comunidades tradicionais da Baía de Castelhanos, Bonete, Sombrio e Indaiúba. Esperamos que esse controle ajude a diminuir o incômodo causado pelos mosquitos, afinal, nossa ilha é muito linda para nos preocuparmos com um bichinho tão pequeno. 😉

      5 de dezembro de 2017
  • Rodrigo Donisete

    Antes de ir a Ilhabela encontrei esse post dai comprei LORATADINA 20mg e REPELENTE EXPOSIS PRETO
    Tomei eu, minha esposa e meus filhos o medicamento com 1 dia antes de vir
    E já chegando a Ilhabela aplicamos o repelente
    Impossível não levar uma picadinha mais não estamos com nenhuma alergia e o passeio não foi prejudicado ( ganhei 3 picadas e meu filho nenhuma picada )
    Obs : Medicamento a cada 24h e repelente umas 3 x por dia principalmente do joelho para baixo.

    8 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Rodrigo! Ótima dica! Obrigada por compartilhar com a gente sua experiência… assim o pessoal vê que o borrachudo não é nenhum bicho de sete cabeças, e não dá pra deixar de visitar Ilhabela por causa disso, né? Ficamos felizes que se divertiram! =D Voltem sempre!

      8 de dezembro de 2017
  • Rodrigo Donisete

    Isso mesmo Cristina .
    Vale a pena encarar o borrachudo e desfrutar das belezas da ilha.
    Outra dica que não se refere ao assunto mais vale a pena falar é sobre a BALSA
    Visitem esse link e vejam as câmeras da DERSA para evitarem fila
    http://dersa.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/sao-sebastiao-ilhabela/
    Fiquei 1h para ir pra ilha porém na volta não fiquei nem 10 minutos

    8 de dezembro de 2017
  • Kaio

    Que remédio eh esse, Rodrigo??? Complexo B?

    15 de dezembro de 2017
  • Roselane Cristina de Moura Couto Pereira

    Sinceramente muito triste vc programar férias. Pagar caro e ouvir que os borrachudos fazem parte!!! Meu esposo foi derrubado por esse inseto e infelizmente não voltaremos mais. Dizer que é normal ou que já houve mais não amenizam a situação.

    18 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Roselane! Sentimos muito por sua experiência, mas realmente os borrachudos fazem parte do ecossistema de Ilhabela, e não temos como (nem poderíamos) exterminá-los. Como qualquer ser vivo, ele tem seu papel na natureza – no caso dos borrachudos, identificam que nossa água é limpa. O que podemos fazer é tentar minimizar seus efeitos na população e nos turistas, por isso criamos essas dicas, e ficamos muito felizes porque são úteis pra bastante gente. Um abraço!

      18 de dezembro de 2017
  • Junior

    Olá,

    já estivemos na Ilha e pra nós (minha esposa, filha de 4 anos e eu)funcionou perfeitamente perfeito um repelente que vende na própria ilha, tem em qualquer lojinha ou padaria.. porém, não me lembro o nome. É super baratinho, gastei no máximo, R$25,00, e ficamos muito satisfeitos.

    Agora voltaremos em fevereiro para ficar mais dias, e, temos planos de conhecer algumas cachoeiras… Se tiver alguma “mais” acessível, adoraria a dica! Também, se houver alguma “feirinha noturna de bugigangas” rsrsrs

    Parabéns pela matéria, super atraente na leitura por ter uma escrita bem leve.

    18 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Junior! Obrigada por sua contribuição ao post! Acredito que vc esteja falando dos repelentes locais, como Citroilha e Repelechudo, que estão à venda no comércio local e são à base de citronela, por isso acabam funcionando bem. Sobre as cachoeiras, dá uma olhadinha na nossa página http://www.ilhabela.com.br/cachoeiras, mas podemos te indicar duas bem tranquilas de chegar – a dos Três Tombos e as cachoeiras da Trilha da Água Branca (logo na entrada do Parque Estadual de Ilhabela). No caso das “bugigangas” rs, vocês podem encontrar na Vila – Centro Histórico cheio de lojinhas e com algumas barraquinhas de artesanato e bijuterias. Voltem sempre!

      19 de dezembro de 2017
  • Luciana

    Ahh queria tanto levar minha filhinha de 3 anos pra Ilha Bela, ela não conhece o mar quero que ela veja o melhor litoral de São Paulo. Mas ela também é alergica e isso me preocupa muito.

    20 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Luciana! No caso de crianças pequenas, é sempre recomendado conversar com o pediatra pra saber a melhor forma de proteger sua pequena. Mas somos da opinião que existem produtos muito eficientes no mercado que permitem que muita gente venha pra ilha com crianças pequenas e curtam muito! 😉

      20 de dezembro de 2017
  • Vanessa Sousa

    Ola amei a Meteria, os comentarios, as perguntas e seu jeito atencioso de responder cada Um. Estou com um pouco de Medo vou em Lua de Mel na semana do dia 20/01/2018 ficarei em uam pousada na Praia do Pequere bem perto da praia!? Lá tem muitos mosquitos estou um pouco preocupada pq meu Noivo é Alergico, ja decidimos que nao vamos mas Cachoeiras para evitar… e como faço a questão da Balsa fiquei na duvida.

    26 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Oi Vanessa, tudo bem! Muito obrigada por seu comentário! A gente fica sempre muito feliz em ajudar os turistas a curtirem o melhor do nosso paraíso. Quanto aos borrachudos, o Perequê é um bairro bem central, onde costuma ter menos mosquitos. Mas, em todo caso, nossa recomendação é que utilize o repelente logo ao acordar, antes de sair do quarto, e reaplique várias vezes durante o dia. Os horários preferidos deles são o início e fim do dia. Com certeza não terão problemas com isso e vão poder curtir muito a lua de mel! <3 Quanto à balsa, dá uma olhadinha nas páginas https://www.ilhabela.com.br/balsa/ e https://www.ilhabela.com.br/dicas/5-dicas-sobre-a-balsa-de-ilhabela que tem várias dicas e informações. Qualquer dúvida, estamos à disposição 😉 Um abraço!

      27 de dezembro de 2017
  • Juliana

    Esse Citroilha é um perigo!!! É feito con óleo vegetal. Quando usado na praia vc “frita”. Muuuito cuidado!

    28 de dezembro de 2017
    • Cristina

      Olá Juliana! Para qualquer tipo de repelente na praia, o correto é aplicar protetor solar primeiro e, depois, o repelente de sua preferência. Assim você se protege do sol e também dos mosquitos. Um abraço!

      2 de janeiro de 2018
  • Ronald

    Muito top a Ilha mas da próxima vez vou fazer tudo que falaram, esse mosquito é mil grau …

    4 de janeiro de 2018
  • Valeria

    Mito é dizer que algum repelente funciona contra os borrachudos. Passamos exposis extreme, até amortece a boca.. e nada. Conhecidos levaram diversas marcas, inclusive manipulações “ditas” exclusivas para borrachudos e nada. Fora que você fica dias com coceira nos locais das inúmeras picadas.

    4 de janeiro de 2018
    • Cristina

      Oi Valeria… como respondemos ao Thiago e outros turistas que tiveram esse tipo de problema, infelizmente não temos como controlar ou eliminar os borrachudos. Ficamos muito felizes quando vemos que nossas dicas ajudaram alguns turistas, e lamentamos muito por experiências como a sua. A gente realmente acha que nosso paraíso é muito maior que esse bichinho, e merece ser descoberto por turistas de todos os lugares. Um abraço!

      8 de janeiro de 2018
  • Thiago

    Olha por mais quem os funcionários da ilha falem que é possível se previne do borrachudo , muito cuidado! Usei todos os tipos de repelentes, sim usei todos. Desde o famoso Exposis (ideal para grávidas) até o citroilha (Um repelente local), mas não deu jeito. Fui tão assediado pelo mosquito que comecei a reparar qual dos turistas e pessoas locais não foram picadas por esse mosquito. A resposta é: Pasmem! Todos haviam marcas, sim todos! Achei o lugar lindo, mas não vejo a hora de voltar. Não aguento mais. Meus pés estão super inchados. Detalhe , nunca tive qualquer tipo de problemas com insetos.

    5 de janeiro de 2018
    • Cristina

      Oi Thiago! Sentimos muito por sua experiência… respondendo aos seus outros comentários, não apagamos seu comentário, mas como ele foi feito na sexta-feira à noite, e nossa redação funciona apenas em dias de semana, não tivemos tempo de aprovar (todos os comentários precisam ser aprovados). Infelizmente, não temos como “resolver” a questão dos borrachudos. Eles fazem parte do ecossistema de Ilhabela, assim como de outros locais do Litoral Norte, como Ubatuba, justamente por serem os locais com água mais limpa na região e muitas cachoeiras (seu habitat natural). O que podemos fazer é dar dicas para tentar amenizar o incômodo. Mas, realmente, algumas pessoas não se adaptam, é uma pena. Quem sabe você não tenha a chance de voltar em outra época e sua impressão mude, fica o convite. Um abraço!

      8 de janeiro de 2018
  • Eu

    Não entendo esse povo reclamando dos insetos. Você reclamar de trânsito, de lotação, de péssimo atendimento, de assaltos etc etc (estou generalizando, não que exista isso na ilha) até ok, mas reclamar de INSETOS? como se o povo da ilha fossem os responsáveis pelos insetos kkkkkkkk. Brasileiro é uma raça estranha mesmo, gosta de reclamar de tudo. Fiquem dentro de seus apartamentos que os borrachudos não aparecem.

    8 de janeiro de 2018
  • Carina

    Fui esse final de semana com minha familia pela primeira vez, ficamos na praia da feiticeira. Estamos encantandos. Ganhamos amostra de repelente na balsa, isso ja nos alertou sobre os mosquitos, todos passaram menos eu, fui a unica picada, meu esta parecendo um pão de tão inchado kkkkk! Mesmo assim ja estamos planejando de voltar, passamos um dia maravilhoso, não poderia ser diferente um lugar paradisiaco como Ilha Bela è de se esperar que vai ter animais, insetos, enfim coisas que fazem parte da natureza!!!

    9 de janeiro de 2018
    • Cristina

      Oi Carina! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Ficamos felizes que tenham gostado, na próxima visita, não esqueça do repelente você também rs. Um abraço!

      9 de janeiro de 2018
  • Mony

    Fui na ilha no carnaval ha uns 7 anos atras, nao usei repelente e nao levei nenhuma picada… Voltei agora em janeiro, passei muito repelente e voltei com umas 15 picadas no pé, ja fazem 5 dias e a coceira nao passa…. Entao eh mto variavel a aparicao desses mosquitinhos malditos!

    14 de janeiro de 2018
  • Angela Braga

    Eu e minha familia amamos a Ilha. Sou alergica e tive umas picadas por descuido. Tive uma dica de um produto chamado repelechudo….fui na praias da Fome e Jabaquara e não tive nenhuma picada. Me diverti muito! Voltarei muitas vezes a esse lugar lindo❤

    23 de janeiro de 2018
    • Cristina

      Oi Angela! Obrigada por sua contribuição <3 Ficamos felizes em saber que mesmo pessoas com alergia conseguem curtir nossa ilha, é só ter alguns cuidados, não é mesmo! Um beijo e volte sempre!

      23 de janeiro de 2018
  • Beatriz

    Oi Angela!
    Vou pra ilha no carnaval e sou alérgica ao borrachudo e já estou procurando alternativas, onde encontro esse repelechudo? Obrigada!

    23 de janeiro de 2018
    • Cristina

      Oi Beatriz, tudo bem? O Repelechudo, assim como o Citroilha, entre outros, são repelentes locais que estão à venda no comércio de Ilhabela, Pousadas etc. Em geral, são à base de citronela e oleosos, o que acaba funcionando melhor contra os borrachudos. O importante é sempre passar logo pela manhã, antes de sair do quarto, e reaplicar ao longo do dia, assim não terá problemas 😉 Boa viagem!

      23 de janeiro de 2018
  • Delaine

    Bom dia! Irei visitar Ilhabela depois do carnaval. E não posso tomar a vacina contra febre amarela. Claro, vou usar muito repelente! Mas gostaria de saber se Ihabela é área de risco. Houve algum caso de febre amarela? Obrigada.

    5 de fevereiro de 2018
    • Cristina

      Olá Delaine, tudo bem? Fique tranquila, Ilhabela não está na área de risco da Febre Amarela, e não há registros de caso na região. Estamos apenas tendo a campanha de vacinação que está acontecendo em todo o Estado de São Paulo, mas pode vir tranquila! 😉

      5 de fevereiro de 2018
  • Thaysa

    Olá, fui a Ilhabela dia 14/ 01 e voltei toda picada… E até hoje 05/02 Estou com marcas, vou ter q ir no médico para ver se ele passar alguma coisa, mas coça demais e fica horrível 😣😣

    5 de fevereiro de 2018
    • Cristina

      Oi Thaysa! Realmente algumas pessoas são mais sensíveis às picadas, e quando mais coçar, pior fica. As pomadas com antialérgico costumam ajudar bastante, como Fenergan e outras do tipo. Com certeza vai aliviar bastante a coceira e as marcas. Um abraço!

      7 de fevereiro de 2018
  • Marcelo Oliveira (Ribeirão Preto)

    O pescador quando vai ao rio sabe que vai enfrentar esse problema, a mesma coisa quando se vai a Ilha Bela sabe que eles vão estar lá e nesse ambiente nós somos os intrusos e não ele,eu já fui a Ilha Bela uma vez e não pretendo voltar,mas pra quem não conhece vale a pena tentar,pra quem tem alergia aí já complica,mas com tantas dicas da pra se maravilhar com a beleza mesmo com esses bichinhos!!!

    9 de fevereiro de 2018
  • Usei o Citroilha e recomendo. O melhor que já usei até hoje. Até estava querendo uma forma de encomendar qual voltar para casa. Para mim funcionou aplicar 3 vezes ao dias e também reaplicar toda vez que eu saia da água. Se você suar reaplique novamente também. Fiz isso e os temidos borrachudos não incomodaram. Tive 3 picadas nos pés por descuido de esquecer de reaplicar depois de molhar os pés.

    18 de fevereiro de 2018
  • Joyce Barreto

    Adoro Ilhabela, e sim, o local é repleto por borrachudos, uma coceira aqui, outra alí e a gente segue a vida. Problema mesmo é quem é alérgico, mas também é possível resolver o problema, um bom alergista consegue instruir a pessoa muito bem, antes de encarar Ilha.
    Vi muita gente falando aqui que os repelentes não funcionam, eles funcionam sim, pessoal. Mas tem que aplicar direitinho, para ter máxima absorção. Tem gente que tem problema com o cheiro da citronela, mas a dica é abusar desses produtos que possuem o cheiro bem forte mesmo, e retocar sempre. Não tem jeito!

    Para quem não é alérgico, vale uma dica que um morador de Ilhabela me deu. Um dos maiores incômodos da picada é a coceira que vem minutos depois, é quase insuportável. Quando o mosquito pica, ele deixa um veneno junto com a picada, e é aí que você deve concentrar a sua atenção, limpe o local e aperte bem logo em cima da bolinha, Doi, é verdade, mas aperte até sair uma aguinha de dentro. Pronto, você tirou o veneno, alguns minutos depois você vai esquecer do problema, porque a coceira vai passar, funciona!

    5 de março de 2018
    • Cristina

      Obrigada por compartilhar com a gente sua experiência, Joyce! A gente concorda com vc, sim, incomoda, mas não é nada perto da beleza de Ilhabela! <3

      5 de março de 2018
  • Sergio madrid

    Boa materia, lamentavelmente so li agora que já fui mordido. Sentí falta na materia o que usar para aliviar a coçeira, abracos

    31 de março de 2018
    • Cristina

      Obrigada pela sugestão, Sergio! Vamos pesquisar essa dica também 😉

      2 de abril de 2018
    • Stefany

      Vou visitar Ilhabela com meu BB de seis meses e não sei como protegê-lo alguma dica ? Acho o cheiro do repelente muito forte pra ele

      11 de novembro de 2021
      • Cristina

        Oi Stefany! Existem repelentes específicos para bebês dessa idade, fora isso, o ideal são roupas que protejam mesmo, ou aqueles repelentes eletrônicos, específicos para bebês, de colocar no carrinho, já viu?

        24 de novembro de 2021
  • Veronica Alencar

    bom dia! ok foi falado, falado… mas dica de qual repelente usar de fato nada.
    unico trecho mais provavel foi esse “geralmente são feitos a base de dois princípios ativos: icaridina e DEET. Os dois funcionam, mas o primeiro promete durar mais na pele”
    mas depois foi, “pessoas gostam disso e outros daquilo”
    não poderiam ser mais especificos??
    Obrigada.
    Veronica

    3 de abril de 2018
    • Cristina

      Oi Veronica, infelizmente quando o assunto é repelente e seres humanos, cada um se comporta de uma forma… assim como alguns são alérgicos, outros atraem menos borrachudos. Sabia que até a cor da roupa influencia? Dizem que roupas escuras atraem mais mosquitos. Enfim, o negócio é testar e ver qual se adapta melhor, da mesma forma que os protetores solares. 😉

      3 de abril de 2018
  • Andressa

    Ahaha eu dai da ilha toda picada com as penas manchadas ao máximo e ao chegar em sp tive muita febre, mesmo com toda a proteção. E quer saber? Eu vou voltar e voltar e voltar pq esse lugar é único e não vai ser um borrachudo ( ou varios no meu último caso rs) que vai me impedir rs!

    5 de abril de 2018
    • Cristina

      Hahaha… boa Andressa! No começo a gente sente mais, depois vc vai ver que vai pegar o jeito de se prevenir e nas próximas sente bem menos desconforto. Concordo com vc, vale muuuuuito a pena vir pra Ilha! 😉

      5 de abril de 2018
  • Valdirene

    Fui agora na Páscoa em lha Bela.Voltei toda picada, mais assim,que tiver oportunidade voltarei!
    Vale a pena ! Não me arrependo, e se tivesse que passar por tudo aquilo novamente passaria sem pensar duas vezes! Fomos para a Cachoeira do Canto e literalmente fomos devorados pelos borrachudos!
    Mais é uma coceira tão gostosa e estava tão bom que não me arrependo nem por um minuto! Faria tudo novamente, menos é claro ir para a cachoeira!
    amo Ilha Bela e sempre que for possível voltarei!

    9 de abril de 2018
    • Cristina

      Oi Valdirene! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente =) Mas fique tranquila, com um pouco de cuidado (e muito repelente), dá pra curtir cachoeiras também! 😉 Um abraço e até a próxima!

      9 de abril de 2018
  • Emerson Camargo

    Para quem não tem alergia, a picada desses “caras” passa despercebido diante de tanta beleza que Ilha Bela nos proporciona, além de um ótimo atendimento que se tem em pousadas, restaurantes e etc… Não percam a oportunidade de conhecer esse pedaço do paraíso

    11 de abril de 2018
  • Júlia santos

    Olá vou dia 13 14 15 de julho 2018 tem muitos borrachudos ?
    Vou fazer de tudo pra não ser picada obrigada pelas dicas se tiver mais específica de repelente ou modo da coceira parar ou aliviar melhor ainda 😍❤

    25 de junho de 2018
    • Cristina

      Oi Julia! No inverno costuma ter bem menos do que no verão. Siga nossas dicas e venha ser feliz no nosso paraíso! 😉

      28 de junho de 2018
  • Adelaide

    Olá, Cristina!!
    Obrigada pelas informações. Estive em Ilhabela e apaixonei-me pela ilha, fui pega de surpresa pelos borrachudos, mas logo comprei muitos repelentes e aproveitei toda a beleza do local. Valeu cada picada que trouxe de lembrança (mesmo tendo coçado bastante… rs), é só não descuidar, reaplicar o repelente com frequência ou sempre que suar muito ou entrar na água, não adianta passar uma única vez ao dia e achar que vai resolver… Reforçar no final do dia (por volta das 17h), pois é a hora que eles mais atacam. Espero ter ajudado um pouco tbm.
    Não vejo a hora de retornar à Ilha.
    Paz e bem! 🙏❤

    20 de julho de 2018
    • Cristina

      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente, Adelaide! Esse é o espírito! =D Se proteger e curtir cada momento no nosso paraíso! Volte sempre! 😉

      20 de julho de 2018
  • Sonia

    Frequentei muito ilha bela já fui muito picada la agora estou indo mais para ubatuba mas la também tem muito também aprendi alguns truques pois acabava com meu humor também
    Hoje eu faço assim á hora que eu acordo já passo repelente não espero nem um minuto pois nesse minuto ele pode me morder rsrs levo o repelente para a praia e passo várias veses também algumas veses tomo própolis que ajuda também mas tem que tomar de 2 em 2 horas é se mesmo assim algum me morde passo sal esfregando o lugar da mordida comigo tem funcionado Boa praia para todos nos

    21 de agosto de 2018
    • Cristina

      Obrigada por compartilhar com a gente sua experiências e suas técnicas, Sonia! =) O negócio é driblar os bichinhos e curtir nosso paraíso! <3

      21 de agosto de 2018
  • Alice

    Vou viajar para Ilhabela com um bebê, gostaria de saber se há casos de febre amarela na ilha?

    13 de setembro de 2018
    • Cristina

      Oi Alice, tudo bem? Não houve casos na ilha e a região não é considerada como área de risco. Venha tranquila! Mas vale tomar os cuidados necessários para proteger seu bebê dos borrachudos ou pernilongos, como a aplicação de um repelente adequado para ele. Um abraço!

      13 de setembro de 2018
  • Cintia

    Gostei muito da matéria, muitas dicas valiosas! Só gostaria de saber quais bairros são mais urbanos e tem menos borrachudos, pois vou a primeira vez para Ilhabela e minha filha é alérgica, então pelo menos na hospedagem tentarei evitar as picadas…rs
    Vou levar minha cachorra também, vc recomenda algum repelente específico?

    28 de setembro de 2018
    • Cristina

      Oi Cintia! Na região central, entre Barra Velha (balsa) e Vila (centro histórico), costuma ter menos. As praias mais isoladas, como Jabaquara, Castelhanos entre outras onde só se chega de barco costumam ter mais. Em cachoeiras também. Mas fique tranquila, vale uma conversa com o pediatra da sua filha ou o veterinário para saber sobre repelentes mais específicos, mas se aplicar logo cedo e reaplicar ao longo do dia não terá grandes problemas. Boa viagem! A ilha compensa muito! <3

      1 de outubro de 2018
  • Ana Claudia

    Vou para ilhabela pela primeira vez em dezembro. To com um pouco de receio que esses borrachudos atrapalhem a minha viagem.
    Pesquisei bastante e falam muito bem do zaz e exposis. Sabe me dizer qual dos dois é melhor??

    21 de outubro de 2018
    • Cristina

      Oi Ana Claudia, tudo bem? Os dois são bastante utilizados, no caso do ZAZ, tem as versões creme, spray e o “super”, que promete ser mais efetivo. Mas é difícil dizer qual funciona mais, pois varia de pessoa pra pessoa. Mas fique tranquila, não é tão terrível quanto parece se tomar alguns cuidados, como aplicar o repelente mesmo antes de sair da pousada e reaplicar ao longo do dia, especialmente se for para praias mais isoladas e cachoeiras. Mas temos certeza que irá adorar Ilhabela <3

      22 de outubro de 2018
  • ANDRE BONFIM

    Ilha Bela é de uma beleza sem igual, nunca havia visto tantos coqueiros nas praias, um Paraíso.
    Uma pena os borrachudos picarem tanto, estou todo marcado e me coçando. rs
    Ah é a segurança em andar tranquilo em qualquer lugar com celular na mão, vale a visita.
    Da Bela Vista em São Paulo.

    5 de novembro de 2018
    • Cristina

      Oi André! Obrigada por compartilhar com a gente sua impressão da ilha =) Realmente, é tão paradisíaca que nem os borrachudos incomodam tanto assim perto de tanta beleza 😉 Volte sempre (com repelente à mão rs). Abs!

      5 de novembro de 2018
  • Bruna

    Quando estive em ilha bela, usamos óleo de citronela no corpo. É mais efetivo que repelente 😉

    10 de novembro de 2018
  • David Andrade

    Olá pessoal!

    Quando eu estava no exército, eu passava óleo Johnson, aquele de bebê, para me proteger dos mosquitos. Fiz o mesmo aqui em Ilhabela e deu certo, pois forma uma camada protetora e quando o borrachudo vem picar ele dá meia volta rs

    30 de novembro de 2018
  • Olá!
    Sou muito, muito alérgica, fico dias inchada após as picadas, mas ainda assim meu lugar preferido no mundo é Ilhabela! A Ilha é muito maior e mais bela do que esse bichinho. Já usei todos os repelentes (Todos mesmo! kkk) e os que mais funcionam são o Exposis (caríssimo) e o gostei muito do Citroilha, que é produzido localmente e com preço super acessível. 😉

    13 de dezembro de 2018
  • Se tudo der certo e for da permissão de Deus, em março ficarei uma semana na ilha, sou do ES e por aqui esse borrachudo quase ninguém ouve falar kkk,na verdade o repelente serve para redução de danos, com certeza a picada vai vim. O exposis preto é um potente repelente, e se você passar primeiro o óleo de citronela deixar a pele absorver um pouco e logo após o repelente, o dano vai ser menor com certeza.

    16 de dezembro de 2018
  • Maurícia Barbosa

    Oi, gostaria de saber se é verdade que esse tipo de mosquitos respirao pela barriga , e que a melhor forma de se proteger é usando óleo no corpo , como óleo de coco e até mesmo de cozinha? Quem me passou essa informação foi um morador da ilha isso procede! Obrigada pela matéria

    18 de dezembro de 2018
    • Cristina

      Oi Maurícia… olha, é preciso tomar bastante cuidado ao utilizar óleos como repelentes, especialmente se vai se expor ao sol, pois pode provocar queimaduras na pele. Realmente há muitas receitas caseiras locais que utilizam óleo com citronela, ou cravo, mas não é nada comprovado pelas entidades de saúde. Nossa recomendação é que se for utilizar algum tipo de óleo seja vegetal (corporal), e tome cuidado. Estamos para publicar outra matéria sobre o assunto que vai ajudar a tirar outras dúvidas, fique de olho. Um abraço!

      18 de dezembro de 2018
  • Luiz Morato

    Tomo remédios anticoagulante e anti agregante plaquetário. Como vai ficar uma picada do borrachudo?

    19 de dezembro de 2018
  • Vivian

    Podem falar que o Complexo B é mito e não funciona contra as picadas, mas para mim sempre adiantou.
    Quando fui com uma turma de amigos acampar em Castelhanos fui a única que tomei e a que menos levou picadas. Sempre tomo quando vou para algum lugar com muitos pernilongos ou borrachudos e o Complexo B nunca me decepcionou. Claro que uma picada ou outra a gente leva, mas nada que chega a estragar a viagem. E também passo o repelente. Mas é nítida a diferença de quando eu uso só o repelente de quando eu tomo também o Complexo B.
    Acho que vale a pena tentar, mal não vai fazer. É só tomar o concentrado 1X ao dia (ou o normal 3X ao dia), começando 10 dias antes da viagem até a volta pra casa.

    28 de dezembro de 2018
    • Cristina

      Oi Vivian! Obrigada por compartilhar com a gente sua experiência! Realmente, varia muito de acordo com o organismo de cada um, tanto o efeito do complexo B quanto dos repelentes. O que falamos na matéria é que não é comprovado cientificamente. Mas se faz efeito pra você, ótimo! Pode ajudar mais gente 😉

      8 de janeiro de 2019
  • Aroldo

    É inevitável sair com uma picada ou outra. Já fui 3 vezes na ilha e mesmo com o maximo de cuidado, fui picado. Usando bastante repelente, dá um alivio sim e pra mim eles nao tiram a graça do lugar, desde que voce use repelente. O repelerente que menos funciona é o off spray. Uma vez eu estava na praia do curral no fim do dia em abril e como era hora crítica, enquanto estava molhado do repelente, eles nao picavam. Era a conta do off secar pra eles pousarem nas pernas. Como já estávamos de olho e cada um com um repelente na mao, davamos umas borrifadas e eles iam embora.

    8 de janeiro de 2019
  • Eu compro o repelente da ilha. É fedido, mas é ótimo. Eu ganhei picada de borrachudo, mas foi na fila da balsa, do lado de São Sebastião. A dica é colocar o repelente antes de chegar na balsa. Na Ilha eu não levei nenhuma picada, afinal estava com o repelente da cabeça aos pés.

    29 de janeiro de 2019
  • Mayara Rocha

    Queria saber se o repelente que eh fabricado e vendido na ilha ( que os moradores vendem) realmente funciona, se ele eh totalmente natural!
    Parece que somente os turistas são picados e os locais não rsrsrs

    25 de fevereiro de 2019
  • Patricia

    Eu adoro que as pessoas tenham medo de ir pra Ilhabela, porque assim a ilha fica com bem menos gente e eu curto mais! Já fui inúmeras vezes e tomo sim, umas poucas picadas. Na única vez que fui cruelmente atacada foi numa praia bem paradisíaca, do Jabaquara, e me descuidei. Mas eu e minha família sempre tomamos cuidado e levamos o mínimo de picada. Ilhabela vale cada picada. Quem tem medo de inseto, que vá passear no Guarujá. Eu pessoalmente tenho medo é de assaltante. Não de mosquito.

    7 de outubro de 2019
  • Josenira Menezes

    Estive em Ilha Bela ,no fim de outubro e começo de novembro,tinha borrachudo ,levei daqui de Brasília meus repelentes que não serviram pra nada,mas tinha um próprio da ilha que foi a solução pra todos nós,o Citroilha.Mais o que realmente quero relatar, é que o lugar é de arrasar ,em todos os sentidos, só não voltei ainda por causa da pandemia,mas vou programar uma ida de volta ,em grande estilo, amei esse lugar,não acho que encontrarei lugar mais lindo que esse e com a recepção nota mil pra vcs 😂

    13 de outubro de 2020
    • Cristina

      Oi Josenira! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Borrachudos existem, mas dá pra se livrar deles e curtir cada cantinho do nosso paraíso <3

      14 de outubro de 2020
  • Eliane

    Pessoal, o melhor repelente contra os borrachudos chama-se Óleo Paixão, embalagem amarela.

    6 de janeiro de 2021
  • Sarah

    Nós também fomos muito picados. Eu que tive reação alérgica, meu pé parece um pãozinho. Usamos três tipos de repelentes, incluindo o Citroilha…nenhum resolveu. Onde nos hospedamos não sofremos com os ataques…eles aconteceram em locais mais afastados e nativos. Voltaremos, mas não vamos mais nos aventurar nas praias afastadas.

    10 de fevereiro de 2021
    • Cristina

      Oi Sarah, lamentamos muito sua experiência. Realmente varia muito de pessoa para pessoa e dependendo da época do ano, como explicamos na matéria. Mas ainda somos da opinião que Ilhabela vale muito a pena, e alguns cuidados extras ajudam a evitar contratempos 😉

      11 de fevereiro de 2021
  • Richard

    Na verdade parece que repelentes de mercado não funcionam bem. Levei um e tomei várias picadas no pé. Na ilha tem um a base de citronela que resolveu totalmente o problema.

    25 de fevereiro de 2021
  • Luiz Tibiriçá

    Há anos uso o Repelex aerosol. Comigo funciona muito bem. Atualmente não tem ocorrido muito o combate ao borrachudo. Uma dica: passe o reprlente nas pernas antes de sair de casa.

    8 de março de 2021
  • Luis

    Já viajei p vários lugares que existiam insetos mas nunca fui picado ou tive problemas algum até falaram q eu era sangue ruim rsrs , mas a minha viagem a Ilha bela eu me transformei e um sangue bom . Fui picado por todas expecies de borrachudo criado na Ilha cê tá Loko inseto do Satanás

    22 de março de 2021
    • Cristina

      Veja pelo lado bom, Luis, agora vc é “sangue bom” =D Na próxima, segue nossas dicas pra evitar problemas 😉

      23 de março de 2021
  • oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

    2 de maio de 2021
  • 27 de outubro de 2021

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar