Redes sociais

pt Portuguese
Expedição Ilhabela Alcatrazes valoriza belezas da vida marinha - Avistamento de baleias jubartes em Ilhabela

Expedição Ilhabela Alcatrazes valoriza belezas da vida marinha

Roteiro de barco saindo de Ilhabela tem observação de aves, mergulho de flutuação e parada para avistamento de baleias

Imagine um passeio por um paraíso natural onde você poda avistar muitos animais silvestres e marinhos, em seu habitat natural, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Essa proposta tem atraído cada vez mais visitantes de Ilhabela e Litoral Norte de SP, especialmente nos últimos anos, quando o volume de baleias e outros animais avistados parece estar crescendo significativamente.

Entre uma grande variedade de espécies de peixes, corais, tartarugas e aves marinhas como as Fragatas, o destaque, especialmente durante os meses de outono e inverno, fica por conta dos cetáceos – golfinhos e baleias de várias espécies. De 2017 pra cá, o número de cetáceos avistados tem crescido a cada ano, e Ilhabela se tornou a rota preferida das baleias Jubartes durante sua migração para Abrolhos (litoral da Bahia).

Este ano, a temporada de baleias Jubartes começou mais cedo que o normal por aqui. Logo no início de abril, já começaram a aparecer as primeiras baleias próximas à nossa costa. Mas é a partir de maio que o movimento migratório começa a aumentar e as ocorrências ficam cada vez mais comuns. Em geral, elas ficam por aqui pelo Sudeste até o mês de agosto, com maior volume de avistagens principalmente nos meses de junho e julho. Além das Jubartes, também é possível avistar no nosso Litoral Norte baleias Tropicais (ou de Bryde), que diferente das Jubartes são residentes entre os trópicos e podem ser avistadas o ano todo, e outras espécies de cetáceos, como as Orcas, que também podem surgir em qualquer época do ano.

Baleia Jubarte em Ilhabela - Maremar Turismo - Ilhabela.com.br

Desde 2016, vem sendo observado um aumento no número de baleias em nossa região. Na época, foram avistados um total de 65 animais no Litoral Norte. Já em 2020, foram avistadas 87 baleias na nossa região. E a tendência é que em 2021 esse número continue crescendo. No caso das Jubartes, nos anos anteriores, até 18 de maio tínhamos apenas 2 ou 3 registros. Este ano, elas se anteciparam bastante, começando a aparecer por aqui em 8 de abril – até agora (em 18/5), já foram 12 avistamentos.

Dados sobre avistamento de baleias no litoral norte - Projeto Baleia à Vista

Esse monitoramento em Ilhabela é feito pela equipe do Projeto Baleia à Vista (com quem já conversamos nessa matéria aqui), que faz não só a contagem de animais avistados como também a identificação das baleias por suas caudas, observando se são animais novos ou recorrentes na região. Veja todas as informações no site oficial do projeto www.projetobaleiaavista.com.br.

Expedição Safari no Mar

Para valorizar as belezas naturais e a vida marinha de Ilhabela e Região, foi criado um roteiro turístico especial que inclui passeio de barco, mergulho de flutuação e, com sorte, observação de cetáceos. O objetivo é atrair um novo tipo de turista, que valoriza e entende a importância de preservar o meio ambiente. “O turismo de observação responsável e organizado é um grande parceiro nas pesquisas e estudos sobre cetáceos. Empresas qualificadas que operam de acordo com as normas de avistamento ajudam a monitorar os animais e a conscientizar os turistas e outras embarcações para proteger os animais”, explica Julio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista.

Com saída do Perequê, região central de Ilhabela, o roteiro leva os visitantes de barco até o Arquipélago de Alcatrazes, refúgio de vida silvestre localizado no município de São Sebastião que abriga mais de 1300 espécies, incluindo 100 com ameaça de extinção. As ilhas possuem o maior ninhal de Fragatas do Atlântico Sul, é lá a área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Arquipélago de Alcatrazes, maior ninhal de Fragatas do Atlântico Sul - Maremar Turismo

Fragatas em período de acasalamento - Arquipélago de Alcatrazes, maior ninhal de Fragatas do Atlântico Sul - Maremar Turismo

No mar, o atrativo de Alcatrazes é a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento, com muitos corais e outras espécies como tartarugas marinhas. As visitas a Alcatrazes só podem ser realizadas por empresas credenciadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração da unidade conservação federal, e sempre acompanhadas por um condutor autorizado e especializado no assunto.

“A visita embarcada é uma verdadeira aula de biologia a céu aberto, e há ainda a possibilidade de realizar um mergulho de flutuação com snorkel pra observar a rica vida marinha desse paraíso preservado do litoral brasileiro”, conta Marcos Cará, proprietário da Maremar Turismo, uma das poucas operadoras credenciadas pelo ICMBio para a visita embarcada em Alcatrazes.

Fragata ao redor do Arquipélago de Alcatrazes, Refúgio de Vida Silvestre - Maremar Turismo

Passeio pela rota das baleias

Pra completar o “Safari no mar”, quem tiver sorte ainda pode avistar golfinhos e baleias, já que é justamente nessa região entre o sul de Ilhabela e Alcatrazes que acontece a maioria das avistagens de baleias jubartes na região. Como os animais estão em seu habitat natural, não é possível prever seu comportamento e garantir a avistagem, mas os encontros têm sido bem frequentes, especialmente a partir do mês de maio. “Ilhabela conta com a presença cada veza maior de baleias Jubartes e são um grande atrativo ao turista. Elas dançam, fazem acrobacias, cantam, dão um verdadeiro show”, destaca Júlio, que costuma fazer registro fotográfico embarcado de baleias, na intenção de identificar e estudar os animais.

O passeio é realizado por uma equipe qualificada pra a segurança de todos. Lembrando que existem regras importantes a serem seguidas quando você estiver em uma embarcação e avistar uma baleia. Tudo isso para garantir a segurança de todos a bordo e a proteção dos animais. Veja na imagem.

Regras de Avistagem de Baleias - Projeto Baleia à Vista e Yacht Club de Ilhabela

Conheça o roteiro da Expedição Safari no Mar

No último dia 15 de maio, foi realizada a primeira saída oficial com turistas para este novo roteiro, que privilegia as belezas naturais e vida marinha entre os arquipélagos de Ilhabela e Alcatrazes, e logo no primeiro passeio os sortudos já puderam avistar baleias, além de muitos outros animais marinhos e aves no ninhal das Fragatas.

Baleia Jubarte em Ilhabela - Maremar Turismo - Ilhabela.com.br

As saídas são agendadas, com vagas limitadas e reduzidas por conta da pandemia. Veja mais informações e reserve seu passeio clicando aqui.

Horário:
8h00 – Embarque na Base Maremar no Perequê
8h30 – Embarque Praia Preta em São Sebastiao
18h30 – Retorno e desembarque

Informações sobre a expedição:
Passeio a bordo de um Super Boat SR 1000 equipado com dois potentes motores de 300 hp, homologado para mar aberto e credenciado no ICMBio.

Passeio a bordo de um Super Boat SR 1000 equipado com dois potentes motores de 300 hp, homologado para mar aberto e credenciado no ICMBio - Maremar Turismo

Saindo do Canal de São Sebastião e navegando no sentido Sul de Ilhabela, você poderá contemplar a beleza cênica das montanhas, ilhas e mar deste belíssimo litoral. A biodiversidade dessa região é espetacular, e um biólogo vai a bordo apresentando e explicando sobre os atrativos naturais. Além das colônias de aves marinhas, com sorte terá a chance de encontrar tartarugas, golfinhos e baleias.

Na chegada ao Refúgio de Alcatrazes, sua aventura começará ao se aproximar da ilha principal, com suas grandes rochas e uma floresta tropical incrustada nos paredões. Da embarcação, você poderá observar grande quantidade de aves, principalmente Fragatas, aves típicas da região, formando o maior ninhal de aves marinhas do Atlântico Sul.

Fragatas, aves típicas da região, formando o maior ninhal de aves marinhas do Atlântico Sul

Outro atrativo são as águas cristalinas deste paraíso, onde você poderá realizar um mergulho de flutuação com snorkel e observar outro universo tão fascinante no fundo do mar. A visão é como se estivesse em um aquário gigante, com inúmeras espécies e cores de peixes, tartarugas e outros animais atraídos pelos belíssimos corais que formam um verdadeiro jardim marinho.

No retorno, não pense que o passeio as atrações acabaram: você ainda pode se deparar com diversos animais como golfinhos e baleias Jubartes* em sua rota migratória, ou simplesmente com um belo pôr do sol pra fechar o dia com chave de ouro.

*O avistamento dos animais não é garantido, uma vez que encontram-se livres e em seu habitat natural.

Quem leva?

Maremar Turismo
Site: www.maremar.tur.br
Instagram: @maremarilhabela
Facebook: Maremar Turismo – Passeios Ilhabela
WhatsApp e telefone: (12) 3896-3679
Contato: reservasmaremar@gmail.com

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X