Oba, tem lanchinho! - Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem

Redes sociais

Oba, tem lanchinho! - Artigo de Ma Stump sobre sua experiência na regata Vela do Amanhã na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Oba, tem lanchinho!

Sensações que a experiência da regata Vela do Amanhã despertou na colunista Ma Stump

O ano devia ser por volta de 1990 e a memória mais forte é a do saquinho de papel, mini suco, brigadeiro e lanchinho de pão de forma. Música, espaço, crianças gritando e o caminho de ida e volta de ônibus ficavam em segundo plano. Mas aquele mini farnel distribuído para cada aluno que presenciou a nave da Xuxa descendo no meio do palco marcou a infância. E, curiosamente, foi a primeira lembrança que me veio à mente ao ver a fila de velejadores mirins embarcando com suas sacolinhas de lanche nos barcos do projeto Vela do Amanhã.

Naquele sábado de agito no Yacht Clube de Ilhabela, com crianças chegando de diferentes cidades com escolas de vela, as crianças faziam fila para empilhar nos pratinhos fatias de bolo, salgados recheados e suco amarelo ou roxo.

Oba, tem lanchinho! - Artigo de Ma Stump sobre sua experiência na regata Vela do Amanhã na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

As carinhas de satisfação com o café da manhã reforçado após as horas de viagem na estrada me fizeram voltar no mesmo momento àquele passeio animado na minha infância. Experiências completamente diferentes, mas certamente o aroma do café e a percepção de cada um por ter uma alimentação preparada para um dia especial marca da mesma forma.

Termina a hora de recepção com carinhas ainda tímidas e reconhecendo o território, repetem uma, duas, três vezes o caminho da fila de croissants, enroladinho de salsicha e bolo de banana. Leite com chocolate depois do suco? Sim, também, por favor. Nada passa batido quando estamos longe de casa e vivendo algo pela primeira vez. E aí chega a hora de embarcar!

Uma fila nova se forma e agora estão com coletes salva-vidas e sorrisos ansiosos para entrar nos veleiros. Conversam alto, apontam pro horizonte, se agrupam buscando a companhia de amigos. Prestes a partir pro pier, uma prateleira cheia de sacolas de papel o surpreendem e logo perguntam: Oba, vai ter lanchinho? Sim, cada um pode pegar o seu e caminhar até seu veleiro! Oba, vai ter lanchinho!

Oba, tem lanchinho! - Artigo de Ma Stump sobre sua experiência na regata Vela do Amanhã na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

E mais uma vez me veio a certeza que aquelas pessoinhas animadas com o dia que estaria por vir também terão para sempre na memória essa mesma experiência que me marcou. O dia no mar foi especial e a empolgação com sabores que ganham outro significado quando colocados nesse contexto também!

Acreditem, tudo pode ter mais magia quando a vivência é pensada com carinho e dedicação. E nesse caso, por ter tido o privilégio de estar nos bastidores e ser quem ajudou a preparar esse momento, reforcei essa boa combinação afetiva. E meu filho de 9 anos que participou ativamente do preparo ainda emendou ao ver as cenas das crianças embarcando: será que elas têm ideia que foi uma criança que colocou o suco ao lado do lanche e o bolinho por cima? Tudo ganha uma camada a mais de importância.

E que venham novos lanchinhos! Coisa boa a vida nos surpreender com novas memórias que despertam as guardadas com tanto carinho.

Conheça o projeto Vela do Amanhã

Criado em 2020, o Vela do Amanhã integra a programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e, há seis edições, aproxima crianças e adolescentes do universo da vela oceânica. Ao longo de um dia, jovens de diferentes cidades embarcam em veleiros participantes da competição, vivenciando, ao lado de tripulações experientes, valores como cooperação, confiança, responsabilidade e respeito ao mar. Bonito de ver a animação dos novatos e também dos mais experientes ao receber os pequenos aventureiros!

Escreva um comentário

Register

You don't have permission to register