02
maio, 2016
Página
2352
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz, o Festival do Camarão, o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela. Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes.

Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energia elétrica ou comunicação, sobrevivendo da pesca e do artesanato.

Agradável o ano todo para o turismo

Recentemente, Ilhabela foi destaque como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país para a Copa do Mundo 2014, recomendada aos turistas estrangeiros como destino de sol e mar do Estado de São Paulo. O guia Roteiros Paulistas apresentou diversos atributos da cidade, propondo roteiros que vão desde a passeios com a família em busca de descanso e diversão a beira mar até trilhas e desafios para os mais aventureiros e praticantes de esportes ao ar livre.

O clima da região é o tropical litorâneo úmido, ou tropical atlântico, predominantemente quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C. O mês mais quente costuma ser fevereiro, com temperatura média de 28,2°C, e o mais frio normalmente é julho com média de 20,7°C. A maior concentração de chuvas tende a ser nos meses de verão, e os dias de outono podem proporcionar belas vistas com sol e céu azul.