Redes sociais

Publicidade

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ilhabela

Resultados do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Confira alguns números da ação ambiental que mobilizou grande parte da população de Ilhabela e recolheu mais de 2 toneladas de lixo

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ilhabela

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP – aconteceu pela 13ª vez em Ilhabela, e teve grande mobilização da população local. Diversos órgãos públicos, empresas privadas e voluntários apoiaram e participaram da ação, que aconteceu no dia 20 de setembro em diversos locais da ilha, incluindo praias, rios e mata fechada – muitos dos territórios fazem parte do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb). Foi um trabalho muito bacana não só de limpeza, mas de conscientização ambiental sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos para preservar o meio ambiente em que vivemos.

“O DMLRP dá a oportunidade para as pessoas descruzarem os braços e partirem para a ação, aprender fazendo. Daí para frente, o que esperamos é que as pessoas aumentem a consciência, diminuam o discurso e desenvolvam ações concretas por meio de exemplos no dia a dia”, afirma Marcos Aurélio Nascimento, auxiliar de apoio a Pesquisa da Secretaria de Meio Ambiente e um dos organizadores do DMLRP em Ilhabela. Para ele, ainda existe muito discurso e pouca ação, e ações desse tipo buscam mobilizar políticos, professores, comerciantes, empresários, estudantes e cidadãos de modo geral. “Não podemos esperar por um mártir ou transferir toda a responsabilidade para o poder público. A mudança que queremos ver no mundo deve começar dentro de nossas casas”, acrescenta.

Veja alguns números da ação:

RESULTADO DA AÇÃO DO DMLRP – ILHABELA
Total de voluntários – 738
Adultos envolvidos – 340
Crianças (até 12 anos) – 398

O PERFIL DOS VOLUNTÁRIOS NO DMLRP – ILHABELA
54% Adultos
46% Crianças

TIPO DE LIMPEZA
Terrestre – 28
Submarina – 03
Embarcação – 04

RESUMO DA LIMPEZA
N° de sacos de lixo recolhidos – 278,5
Peso Total – 2019 kg
Área limpa – 66,735 km

PRINCIPAIS RESÍDUOS ENCONTRADOS:
Pontas de cigarro – 6000
Embalagens de alimentos – 3000
Sacolas de mercados – 1800
Pedaços de plásticos – 1000
Isopor – 800

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar