Redes sociais

Publicidade

Veleiro Miragem, campeão da ORC na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Fred Hoffmann)

Resultados da Semana de Vela 2016

Conheça quem foram os campeões em cada classe da 43ª Semana de Vela de Ilhabela. Veleiro Miragem ficou com a primeira colocação na ORC geral, após revisão de resultados.

Ilhabela conheceu no último sábado (9 de julho) os campeões da Semana de Vela 2016, principal competição de vela oceânica na América Latina. A competição, que contou com a participação de 136 barcos divididos em 13 classes, foi encerrada em grande estilo, com ventos de 9 a 12 nós, e temperatura na casa dos 23 graus. Diferente de muitas semanas de vela, a deste ano contou com belos dias ensolarados e teve a maioria das regatas ao longo do Canal de São Sebastião, o que proporcionou uma bela vista aos moradores e visitantes de Ilhabela, que puderam acompanhar o espetáculo em terra, com um belo cenário formado pelo mar e as velas coloridas. Para os velejadores, o espetáculo ficou por conta de baleias e golfinhos que acompanharam diversas regatas.

As últimas regatas foram disputadas após o tradicional Desfile dos Barcos no píer da Vila, no centro histórico de Ilhabela, e aconteceram na raia montada na Ponta das Canas, extremo norte da ilha. Mas o quinto dia de disputas foi o preferido dos velejadores, isso porque foi quando os ventos atingiram uma média de 18 a 22 nós e rajadas de até 28 nós (52 km/h) nas duas raias, e todas as 13 classes inscritas foram para o mar. Foi tudo culpa de uma frente fria, que chegou ao litoral norte de São Paulo, e, apesar do sol, deixou a sensação térmica na água por volta dos 17°C.

Desfile de veleiros na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Kiko Moura B1DMKT)

Desfile de veleiros na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Kiko Moura B1DMKT)

Alguns resultados, como os vencedores das classes ORC e RGS, demoraram a sair em função da revisão de resultados, mas depois de muita recontagem, o título da ORC ficou com o Miragem (de Paulo Roberto Freire), que somou 37 pontos em nove regatas, três a mais do que San Chico 3 (Francisco Freitas), o que o levou à vitória da 43ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A notícia foi dada ao comandante Paulo Roberto Freire por telefone, quando ele e sua tripulação jantavam em um restaurante em Ilhabela. “Ficamos surpresos com a notícia. A gente já estava contente por ter vencido a ORC B e com o segundo no geral. Foi uma conquista muita importante pra gente, pois a tripulação é eclética – formada por catarinenses, gaúchos e cariocas – e muito boa. Fomos campeões da regata mais importante do Brasil com barcos competitivos e rápidos na raia”, disse o comandante.

Entre os tripulantes do Miragem, um BB40, estava o campeão do Pan de Guadalajara 2011 na classe Sunfish, Matheus Dellagnelo como timoneiro. O catarinense também foi campeão da Semana de Vela de Ilhabela de 2013 a bordo do Kiron, comandado pelo uruguaio Leonardo Cal.

Muitos vencedores

Na classe IRC Geral, o primeiro colocado foi o Rudá (Guilherme Hernandez) no critério de desempate contra o Asbar IV (Jonas Penteado) – pelo número de vitórias. A equipe, que contou com o reforço de Ernesto Breda, um dos ícones da vela oceânica nacional, venceu três das nove regatas, contra apenas uma do vice. “Não velejava desde 2013 quando disputei o Mundial de ORC com o Touché, Foi bom voltar para a Semana de Vela e rever os amigos”, disse Ernesto Breda.

Veleiro Phoenix é o campeão da HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela em 2016 - Portal Ilhabela.com.br

Veleiro Phoenix é o campeão da HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela em 2016 – Portal Ilhabela.com.br

Já na HPE 30, a vitória foi confirmada para o Phoenix (de André ‘Bochecha’ Fonseca), que entrou no último dia com 100% de aproveitamento. O barco foi o primeiro em dez das 11 regatas disputadas – o único segundo lugar foi na primeira prova deste sábado. Foram dois títulos num só: o da 43ª Semana de Vela de Ilhabela pelo novo HPE 30 e o do Grand Prix dos 30 pés. “O HPE30 é uma classe que está tentando se desenvolver. O nosso objetivo era trazer todos os cinco barcos para a Semana de Vela de Ilhabela. Hoje eu me sinto vitorioso porque todos estavam velejando, ao longo da semana foram pegando mais o jeito do barco, e o final foi um pouco mais disputado”, disse Bochecha.

Na C30, o Katana Portobello (de César Gomes Neto) levou a melhor em sua estreia na classe, com uma vitória e dois terceiros lugares nas últimas provas. “A C30 é a mais disputada das classes oceânicas. Outras tripulações são mais experientes do que a nossa, o que nos dá mais satisfação ainda em vencer a Semana de Ilhabela”, comemorou César.

A classe estreante J70 teve cinco representantes na disputa com 11 regatas. O Cloud Nine (Phil Heagler) conquistou o título ao superar o Caruru, Tô Nessa, Viking e Cauê.

Campeão paulista e brasileiro, o Ginga (de Breno Chvaicer) confirmou o favoritismo da HPE 25 e conquistou o bicampeonato da Semana de Vela de Ilhabela. O Ginga abriu a competição com vitória na Regata Renato Frankenthal, no domingo (3), e foi o primeiro em nove das dez provas disputadas. “Foi resultado de muito treino e dedicação da nossa equipe”, disse Breno Chvaicer na véspera.

Classe mais tradicional da vela, com seis medalhas olímpicas para o Brasil, a Star foi a última a estrear na Semana de Vela, na quinta-feira (7). Neste sábado, consagrou como campeã da competição a dupla formada por Jorge Zarif, representante brasileiro da Finn nos Jogos do Rio 2016, e Arthur Lopes. Os dois mostraram 100% de aproveitamento, vencendo as seis regatas realizadas.

Completam o time de campeões

O Asbar (Sérgio Keplacz) foi o campeão da RGS Geral, categoria que reúne o maior número de barcos na competição. A diferença para o sucesso, segundo o comandante, foi apostar na força da mão de obra de Ilhabela. “É muito bom ganhar a semana de vela, principalmente dando a oportunidade para os velejadores que fazem a modalidade acontecer em Ilhabela”, disse. Na RGS A deu Kalymera (Antonio Paes Leme), na B o próprio Asbar, na C o Rainha Empresta Capital (Leonardo Pacheco) e na Silver o BL3 (Clauberto Andrade).

Veleiro Asbar na Semana de Vela de Ilhabela - Portal Ilhabela.com.br

Veleiro Asbar na Semana de Vela de Ilhabela – Portal Ilhabela.com.br

A disputa também foi equilibrada entre os Clássicos – categoria que reúne veleiros antigos e que contaram a história da vela oceânica. Quem ficou com a primeira colocação foi o Áries III (Alex Calábria). “O nosso objetivo é velejar bonito, mas ganhar também é. Estamos satisfeitos com a Clássicos em Ilhabela”, comemorou o bicampeão Alex Calábria.

Na classe Bico de Proa, o Bacanas III (Christian Lundgren) perdeu a última regata para o Tranquilo II (Edison Flávio Thomé), mas ainda assim levou o título geral no critério de desempate, que foi a Regata Toque-Toque por Boreste. O pai Christian Lundgren e a esposa levaram as filhas gêmeas a bordo.

 

 

Confira a lista dos vencedores em cada classe

ORC

Miragem (Paulo Roberto Freire)

IRC Geral

Rudá (Guilherme Hernandez)

HPE 30

Phoenix (André ‘Bochecha’ Fonseca)

C30

Katana Portobello (César Gomes Neto)

J70

Cloud Nine (Phil Heagler)

HPE 25

Ginga (Breno Chvaicer)

Star

Jorge Zarif e Arthur Lopes

RGS Geral

Asbar (Sérgio Keplacz)

Clássicos

Áries III (Alex Calábria)

Bico de Proa

Bacanas III (Christian Lundgren)

Regatas de longo percurso

Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – Sorsa (Celso Quintella)
Ilha de Toque-Toque por Boreste – Phoenix (André Fonseca)
Renato Frankenthal – Ginga (Breno Chvaicer)

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar