Redes sociais

Publicidade

Regata Volta à Ilha - Copa Suzuki 2019 - Ilhabela

Regata Volta à Ilha acontece neste sábado, 24 de novembro

A Regata Volta à Ilha é a principal regata da Copa Suzuki, que terá a abertura da quarta e última etapa do ano neste fim de semana, dia 24 de novembro. Prova reúne 30 barcos para percorrer cerca de 40 milhas (70 km) no contorno de Ilhabela

Chegou a hora da decisão na Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A competição que se estende ao longo da temporada chega à quarta e última etapa com a tradicional Regata Volta à Ilha, neste sábado (24/11), em homenagem ao velejador neozelandês Sir Peter Blake, bicampeão da America’s Cup. A Classe C30, que até o momento tem como líder o Caiçara UV.Line, estará presente na prova.

Regata Volta à Ilha - Copa Suzuki 2019 - Ilhabela

(Foto: Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

A terceira etapa da Copa Suzuki, concluída em setembro, mostrou equilíbrio na C30, apesar da hegemonia do Caiçara UV.Line nos últimos anos. O barco comandado por Marcos de Oliveira Cesar venceu o Kaikias Maserati, de Eduardo Mangabeira, por apenas um ponto, após seis regatas e um descarte. Caballo Loco (Mauro Dotori), eCycle +Realizado (José Luiz Apud) e Barracuda (Humberto Diniz) completam a flotilha da classe em Ilhabela.

Com cerca de 40 milhas (70 km), a Regata Volta à Ilha é uma regata diferenciada em relação às tradicionais barla-sota (entre duas boias) e de médio percurso. Exige cuidados extras da tripulação em relação à manutenção dos equipamentos de bordo e aos provimentos. Pode ser desafiadora sob ventos fortes ou durar muitas horas em caso de calmaria. O recorde pertence ao Montecristo, de Ubatuba, estabelecido em 2014 com 6h05m12. No domingo (25) haverá uma regata mais curta e o campeonato será concluído em 1º e 2 de dezembro.

Regata Volta à Ilha - Copa Suzuki 2019 - Ilhabela

(Foto: Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

“A previsão para o fim de semana é de que teremos vento. Vamos esperar que fique mais intenso, o que é fundamental para a Volta à Ilha. Foram quase dois meses de intervalo desde a terceira etapa. Vamos aproveitar a sexta-feira para treinar e desenferrujar. Precisamos estar preparados. Na C30 os adversários são perigosos e de alto nível. Não tem moleza”, resumiu o responsável pela secretaria do Caiçara UV.Line, Carlos Ney Ribeiro.

A Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake chega à 18ª edição. Teve início no ano em que o navegador e ambientalista visitou o Yacht Club Ilhabela com o veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha Blake Expeditions, para alertar sobre a contaminação das águas de mares e rios do planeta. Após passar por Ilhabela, subindo a costa brasileira, Blake foi assassinado por piratas no Amapá em dezembro de 2001.

Veja a classificação da C30 até o momento:

1 – Caiçara UV.Line – Marcos de Oliveira Cesar: 22 pontos perdidos
2 – Caballo Loco – Mauro Dottori: 41 pp
3 – eCycle +Realizado – José Luiz Apud: 51 pp
4 – Kaikias Maserati – Eduardo Mangabeira: 72 pp
5 – Barracuda – Humberto Diniz: 84 pp

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar