Redes sociais

Publicidade

Parque Estadual traz atrações aos Turistas

Trilhas com cachoeiras, praias, mergulhos e caminhadas são alguns dos atrativos do local

Criado em 1977, o Parque Estadual de Ilhabela, situado a 220 quilômetros da capital, está localizado no Arquipélago de São Sebastião e abrange aproximadamente 85% da ilha.

Composto por 12 ilhas, integra o Município de Ilhabela e destaca-se por fornecer grande aporte de água doce em meio a condições oceânicas.

Excluindo a ilha de São Sebastião, cujos limites são definidos por cotas altimétricas – que variam de 200m a 0m – as ilhas do arquipélago estão totalmente inseridas nos limites do parque. Os ecossistemas presentes abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves.

O local é boa opção para quem gosta de trilhas com cachoeiras, de praias e mergulhos. Um dos roteiros mais procurados por ecoturistas que gostam de caminhadas desafiadoras é a Trilha do Pico do Baepi. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis.

Outro destaque é a Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, o percurso liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos e pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.

Ilhabela

O fluxo turístico em direção à região teve início na década de 1950, com a abertura da Rodovia dos Tamoios (SP-99), ligando o Vale do Paraíba e a capital paulista ao litoral. Na década de 1970, a abertura da Rodovia Rio-Santos (BR-101) foi fundamental para o estabelecimento da região como polo turístico, mudando substancialmente a paisagem regional, com a construção de residências de veraneio e equipamentos destinados à atividade turística e atraindo migrantes pra o trabalho na construção civil. Os parques estaduais ocupam aproximadamente 80% da área regional.

SERVIÇO

Parque Estadual Ilhabela (Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, Centro, Ilhabela – SP)
De 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Em temporadas, aos sábados, das 14h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Fora de temporada não abre aos finais de semana
(12) 3896-2585 / 3896-1646 / 3896-2660
A entrada é gratuita, mas a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação. Para mais informações no site do Parque.

Do Portal do Governo do Estado

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar