Redes sociais

Publicidade

Desastre no Litoral Norte de SP - Enchente em São Sebastião

O desastre do Litoral Norte e as consequências para a região

Saiba mais sobre a tragédia no litoral norte de São Paulo que abalou a região e deixou diversas vítimas. Conheça as causas do desastre e as ações tomadas pelas autoridades para minimizar os impactos. Veja como ajudar as vítimas do desastre.

A região do litoral norte de São Paulo é conhecida pelas suas belas praias e pelo turismo intenso. Porém, nos últimos dias, a região foi palco de uma tragédia que chocou a população local e turistas que estavam visitando a região no feriado de Carnaval. Uma grande tempestade atingiu a área, causando enchentes e deslizamentos de terra que deixaram muitas vítimas e um rastro de destruição nas quatro cidades da região, incluindo Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Porém, o município que mais sofreu com a tragédia foi São Sebastião, principalmente na costa Sul, entre as praias do Cambury, Barra do Sahy e Juquehy.

Foram mais de 50 mortes, além de muitos desabrigados que perderam tudo na tragédia. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas registrados entre os dias 18 e 19 de fevereiro no Litoral Norte foram as maiores já registradas em 24 horas na história do país. Só o pluviômetro de Bertioga registrou 683 milímetros acumulados no período.

Deslizamentos em Ilhabela com chuvas no carnaval
Região sul de Ilhabela sofreu com deslizamentos durante as chuvas do Carnaval

Como ficou Ilhabela com as chuvas

Ilhabela foi impactada pelas chuvas e sofreu consequências principalmente no lado sul, onde houve deslizamentos de trechos da orla e muitas quedas de árvores. Ao todo, a Defesa Civil registrou 60 ocorrências, que estão sendo atendidas por ordem de prioridade. O transporte público entre a Barra Velha e o Borrifos, no extremo sul, chegou a ser paralizado, mas já foi retomado. Em alguns trechos, entre Veloso e Borrifos, os micro-ônibus fazem o transporte para maior segurança dos passageiros. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, o abastecimento de energia e água também já está completamente restabelecido desde a quarta-feira, 22.

Se você tem reserva para hospedagem nos próximos dias, é importante verificar com o estabelecimento as condições na região, mas, em geral, Ilhabela está pronta para continuar recebendo seus visitantes neste verão.

Causas da tragédia no litoral norte de São Paulo

A tempestade que causou a tragédia no litoral norte de São Paulo foi provocada pela combinação de diversos fatores climáticos. Uma frente fria avançou pelo litoral, provocando chuvas intensas que duraram vários dias. Além disso, o aquecimento das águas do mar contribuiu para a formação de nuvens carregadas que potencializaram as chuvas. A proximidade da Serra do Mar e a região montanhosa contribuiu para o agravamento das condições.

Costa Sul de São Sebastião foi região que mais sofreu com os desastres causados pelas chuvas no Litoral Norte de SP
Costa Sul de São Sebastião foi região que mais sofreu com os desastres causados pelas chuvas no Litoral Norte de SP

A região já vinha sofrendo com problemas relacionados ao crescimento desordenado, o que acabou contribuindo para a tragédia. Muitas construções foram realizadas em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, aumentando a vulnerabilidade da região em casos de eventos climáticos extremos.

Consequências para a região

A tragédia no litoral norte de São Paulo deixou um saldo trágico de mortos e desaparecidos. Além disso, muitas pessoas ficaram desalojadas e perderam seus pertences. A região também sofreu graves danos materiais, com casas e comércios destruídos e ruas completamente inundadas. A Rodovia Mogi-Bertioga e vários trechos da Rodovia Rio-Santos ficaram completamente interditados, e estão sendo liberados parcialmente aos poucos.

As consequências do desastre vão além dos prejuízos imediatos. A população local e a economia da região serão afetadas por muito tempo, já que muitas atividades econômicas, como o turismo, foram suspensas ou estão sendo realizadas de forma limitada.

As autoridades locais e estaduais estão mobilizadas para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos do desastre. Equipes de resgate, incluindo o Exército e a Marinha, foram mobilizadas para buscar sobreviventes e retirar as pessoas em áreas de risco. Além disso, a Defesa Civil está realizando a distribuição de alimentos, água potável e kits de higiene para as pessoas afetadas.

Helicópteros auxiliam no resgate de vítimas do desastre em São Sebastião
Helicópteros auxiliam no resgate de vítimas do desastre em São Sebastião

O governo estadual anunciou a liberação de recursos para a reconstrução das áreas afetadas e para a realização de obras de infraestrutura para evitar novos desastres. As autoridades também estão discutindo medidas de longo prazo para garantir a segurança da população e do meio ambiente na região.

Como ajudar as vítimas do desastre em São Sebastião

A tragédia no litoral norte de São Paulo é um exemplo dos riscos que as cidades costeiras enfrentam devido às mudanças climáticas e ao crescimento desordenado. É importante que as autoridades adotem medidas para garantir a segurança da população e do meio ambiente e investir em infraestrutura e planejamento urbano para evitar novas tragédias no futuro. A população local precisa receber assistência e apoio para se recuperar da tragédia e reconstruir suas vidas.

Você também pode ajudar enviando doações e recursos financeiros para Instituições que estão organizando o apoio às famílias necessitadas. Para isso, preparamos uma lista abaixo com informações sobre como ajudar.

Veja como ajudar e para quem doar

Instituto Verdescola e Instituto Conservação Costeira

O Verdescola e o ICC estão abrigando centenas de pessoas que perderam seus lares na região da Vila Sahy e costa sul de São Sebastião. Junto com outras associações de bairro, estão arrecadando vários itens em caráter de urgência. Acesse os perfis no Instagram @institutoconservacaocosteira e @institutoverdescola e veja os itens que você pode doar.

As entregas na Costa Sul podem ser feitas na sede do Instituto Verdescola – na Av. Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião – e sede da Sabaleia.

Ou doe via PIX: verdescola@verdescola.org.br

Posto de doação Verdescola em SÃO PAULO
Rua Lourenço Prado, 175 – Cidade dos Bandeirantes – Butantã – CEP: 05596-150
Horário de funcionamento: 9h às 17h, de segunda a sábado.

Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião

Instagram: @fundosocialsaoseba

Postos de Doação:
FUNDO SOCIAL (SEDE) CENTRO
RUA CAPITÃO LUÍS SOARES, 33
(12) 3892-4991

REGIONAL CENTRO
RUA JOÃO CUPERTINO DOS SANTOS, 249
(12) 3891-2050

REGIONAL TOPOLANDIA
AV. PROF. JOSE MACHADO ROSA, 171
(12) 3893-1305

REGIONAL COSTA NORTE
RUA DO PARQUE, 04
(12) 3861-1234

REGIONAL MARESIAS
AVENIDA DR. FRANCISCO LOUP, 1316
(12) 3865-7094

REGIONAL BOISSUCANGA
AVENIDA WALKIR VERGANI, 36
(12) 3865-1550

REGIONAL JUQUEY
RUA MAURÍCIO BENEDITO FAUSTINO, 101
(12) 3863-1473

REGIONAL BORACEIA
ALAMEDA RIBEIRÃO PIRES, 339
(12) 3861-1981

Doações em dinheiro para o Fundo Social de São Sebastião
TITULAR: FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 0715-3
CONTA CORRENTE: 54708-5
OU CHAVE PIX CNPJ: 28.086.952/0001-99

Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela

Instagram: @fundosocialilhabela

Principais itens que estão arrecadando para doar para as famílias que sofreram com as chuvas no Litoral Norte.
ALIMENTOS: Arroz, Óleo, Molho de tomate, Açúcar, Enlatados, Leite em pó, Bolacha, Café, Achocolatado, Farinha.
ROUPAS ÍNTIMAS: Cuecas (adulto e de criança), Calcinhas (adulto e criança), Soutien.
PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA.

As doações podem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
Rua Guaiamu, 56 – Perequê
Das 9h às 17h

PIX pra ILHABELA:
FUNDO SOCIAL DE ILHABELA
Pix e-mail: oficinasfundosocial@ilhabela.sp.gov.br

Barca no Mar e Quintal Brasa

Empresas de Ilhabela se uniram para arrecadar doações e levar de barco para comunidades isoladas que estão precisando de itens de primeira necessidade. Nos instagrans @quintalbrasa @barcanomar @voaproject eles postam diariamente os itens mais necessários e os horários para receberem doações.

As doações podem ser entregues no Quintal Brasa:
Av. Pedro de Paula Moraes, 251- Saco da Capela – Ilhabela-SP

DOACÕES LITORAL / SERTÃO DE CAMBURI

Na próxima quarta-feira (01/03) vai sair de São Paulo uma frota de caminhões com doações físicas, devido à superlotação dos mercados e escassez local. Quem está em São Paulo, capital, pode doar os itens:
• ALIMENTOS BÁSICOS (leite, feijão, arroz, farinha, etc.)
• HIGIENE PESSOAL (desodorante, fralda, absorvente, escova de dente, etc)
• ROUPAS (infantis, masculinas e femininas)
• OBJETOS GERAIS (brinquedo, colchão, lençol, toalha, panela)
• LIMPEZA (balde, vassoura, produtos limpeza)

LOCAL DE ENTREGA PARA DOAÇÕES FÍSICAS:
Buffet Vanzeto @buffetvanzetto (23/02 a 28/02 das 8h às 17h)
Alameda Itu, 1618 – Cerqueira Cesar.

DOAÇÕES EM R$ PARA COMPRAS EM SP:
Monica Benini – PIX: monicab2023nb@gmail.com
As entregas serão destinadas para comunidades locais:
Piavu, Lobo Guará, Baleia Verde, Sertão do Cacau, Areião, Vila Debora, Boissucanga.

Projeto Cãobury

O pessoal do @projetocaobury e @neguinho_cambury está arrecadando itens em geral para as famílias, principalmente de higiene, limpeza e medicamentos, e também para os animais resgatados na região. Você pode doar ração, camas, cobertas e outros itens pet ou fazer uma doação em dinheiro:

Pix para o CPF 364.438.418-59

Vaquinha on-line no link https://www.vakinha.com.br/3505912

Mais informações nos perfis do Instagram.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar