Redes sociais

Publicidade

Alunos da APAE Ilhabela visitam cachoeira acessível no Parque das Cachoeiras

Ilhabela ganha primeira cachoeira acessível do Brasil

Parque das Cachoeiras em Ilhabela passou por obras de adequação e ganhou trilha e rampa acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Conhecida por sua beleza natural e atrativos turísticos, Ilhabela tornou-se a primeira cidade do Brasil a ter uma cachoeira acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A novidade fica no Parque das Cachoeiras, no bairro da Água Branca, região central da cidade, que passou por reforma e readequação, tornando-se um ponto turístico inclusivo em Ilhabela.

A obra foi projetada levando em consideração as Normas Técnicas Brasileiras da Acessibilidade, garantindo que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar plenamente das belezas naturais do local. Para isso, foram realizadas diversas adaptações que possibilitam a experiência autônoma e segura dos visitantes.

Uma das principais características da cachoeira é a presença de vagas de estacionamento apropriadas, permitindo que cadeirantes possam estacionar seus carros com facilidade e comodidade, bem ao lado da entrada da trilha. Além disso, foram construídos banheiros adaptados para garantir o acesso e o uso confortável para pessoas com deficiência.

Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
Banheiros e lixeiras no Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
Deck para descanso no Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
rampa de acesso à piscina natural no Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção

Como é a trilha acessível do Parque das Cachoeiras

O acesso é completo e conta com rampas que vão do estacionamento até a água. Na pequena trilha que leva à cachoeira, foi construído um corrimão e realizada pavimentação da passarela com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade em todos os momentos. Dessa forma, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de pessoas da melhor idade, podem desfrutar do trajeto sem a necessidade de auxílio externo.

Outro destaque do projeto é a criação de um deck no meio do caminho, ótimo para momentos de descanso, com vista privilegiada da belíssima paisagem natural que foi preservada durante as obras. Essa área também é especialmente projetada para oferecer comodidade aos cadeirantes durante a subida.

Nenhuma árvore foi cortada durante a execução da obra, o traçado da trilha foi cuidadosamente planejado, utilizando-se de bosques já existentes para preservar a vegetação local. Além disso, estão sendo plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas onde o solo estava exposto.

O objetivo é que todos os cidadãos e turistas possam desfrutar igualmente dos recursos naturais e turísticos de nossa região.

Lixeiras e trilha no Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
trilha pavimentada e com corrimão no Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
Parque das Cachoeiras em Ilhabela - Cachoeira acessível para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção

Alunos da APAE Ilhabela aprovaram a novidade

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhabela fizeram uma visita guiada ao Parque Municipal das Cachoeiras, durante o setembro verde, mês em que é celebrada a luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

Os apaeanos aproveitaram a experiência na natureza com parada no deck no meio do caminho para apreciar a paisagem da mata, e depois puderam curtir um banho de cachoeira, utilizando a rampa acessível para cadeirantes.

O sorriso no rosto dos visitantes foi a maior recompensa aos que acompanharam o passeio. Sem dúvida, um ganho imenso para a inclusão de pessoas com deficiência ou apenas com mobilidade reduzida, que agora podem desfrutar de mais um ponto turístico em Ilhabela e sua natureza exuberante.

Alunos da APAE Ilhabela visitam cachoeira acessível no Parque das Cachoeiras
Alunos da APAE Ilhabela visitam cachoeira acessível no Parque das Cachoeiras

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar