Ilhabela ganha primeira cachoeira acessível do Brasil
Parque das Cachoeiras em Ilhabela passou por obras de adequação e ganhou trilha e rampa acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Conhecida por sua beleza natural e atrativos turísticos, Ilhabela tornou-se a primeira cidade do Brasil a ter uma cachoeira acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A novidade fica no Parque das Cachoeiras, no bairro da Água Branca, região central da cidade, que passou por reforma e readequação, tornando-se um ponto turístico inclusivo em Ilhabela.
A obra foi projetada levando em consideração as Normas Técnicas Brasileiras da Acessibilidade, garantindo que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar plenamente das belezas naturais do local. Para isso, foram realizadas diversas adaptações que possibilitam a experiência autônoma e segura dos visitantes.
Uma das principais características da cachoeira é a presença de vagas de estacionamento apropriadas, permitindo que cadeirantes possam estacionar seus carros com facilidade e comodidade, bem ao lado da entrada da trilha. Além disso, foram construídos banheiros adaptados para garantir o acesso e o uso confortável para pessoas com deficiência.
Como é a trilha acessível do Parque das Cachoeiras
O acesso é completo e conta com rampas que vão do estacionamento até a água. Na pequena trilha que leva à cachoeira, foi construído um corrimão e realizada pavimentação da passarela com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade em todos os momentos. Dessa forma, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de pessoas da melhor idade, podem desfrutar do trajeto sem a necessidade de auxílio externo.
Outro destaque do projeto é a criação de um deck no meio do caminho, ótimo para momentos de descanso, com vista privilegiada da belíssima paisagem natural que foi preservada durante as obras. Essa área também é especialmente projetada para oferecer comodidade aos cadeirantes durante a subida.
Nenhuma árvore foi cortada durante a execução da obra, o traçado da trilha foi cuidadosamente planejado, utilizando-se de bosques já existentes para preservar a vegetação local. Além disso, estão sendo plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas onde o solo estava exposto.
O objetivo é que todos os cidadãos e turistas possam desfrutar igualmente dos recursos naturais e turísticos de nossa região.
Alunos da APAE Ilhabela aprovaram a novidade
Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhabela fizeram uma visita guiada ao Parque Municipal das Cachoeiras, durante o setembro verde, mês em que é celebrada a luta pela inclusão das pessoas com deficiência.
Os apaeanos aproveitaram a experiência na natureza com parada no deck no meio do caminho para apreciar a paisagem da mata, e depois puderam curtir um banho de cachoeira, utilizando a rampa acessível para cadeirantes.
O sorriso no rosto dos visitantes foi a maior recompensa aos que acompanharam o passeio. Sem dúvida, um ganho imenso para a inclusão de pessoas com deficiência ou apenas com mobilidade reduzida, que agora podem desfrutar de mais um ponto turístico em Ilhabela e sua natureza exuberante.
JOÃO LUIZ BARCHESI
Bom dia, adoramos saber que pessoas com necessidades especiais têm oportunidade de desfrutar desta benção da natureza; e como estaremos em visita à Ilha com reserva para os dias 16/01/25 a 20/0125, gostaríamos de saber se há necessidade de reservar o passeio inclusive como agendar a cadeira anfíbio.
Cristina
Oi João! Não é necessário reservar o passeio, o acesso à cachoeira é livre. Porém, para saber sobre a cadeira anfíbio, recomendamos que entre em contato com o pessoal da Secretaria de Turismo, para que possam te informar como funciona. O telefone é (12) 3896-9200. Um abraço!