Redes sociais

Publicidade

Marcelo Negrão em Ilhabela

Ginásio em Ilhabela: Estrutura completa para a população

Além do novo Ginásio Municipal de Esportes “Oscar Schmidt”, a estrutura inclui piscina semiolímpica, campo de futebol, pista de atletismo e uma grande arquibancada, sob a qual estão 6 salas de aula

Marcelo Negrão em Ilhabela

A criação do Polo de Educação Integrada tem como base o Programa Mais Educação, do Governo Federal, que tem como meta a permanência da criança no mínimo por 7 horas dentro da escola, com toda a programação pedagógica, além de cultura e esporte. O programa foi adaptado para Ilhabela e, juntamente com a Prefeitura, foi possível criar uma estrutura compartilhada entre as Secretarias de Esportes e Educação para atender às necessidades das escolas e da população. “Nossa preocupação inicial foi o contraturno escolar, ou seja, ocupar os horários livres das crianças com atividades no Polo. Começamos com as famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social e, este ano, incluímos os alunos da escola Euripedes da Silva Ferreira (que fica ao lado do polo), em tempo integral, entrando às 8h e saindo às 15h30, com 3 refeições diárias e usando toda a estrutura para esportes e cultura”, explica a professora Lídia Sarmento, secretária municipal de Educação de Ilhabela.

A ideia é que, aos poucos, todas as escolas da região sigam o modelo de tempo integral, mas para isso ainda é preciso investir em infraestrutura – o que já está sendo feito. Enquanto isso, além de um espaço para a prática de esportes e competições, o ginásio e polo como um todo serão utilizados como espaços de aprendizado. Esportes como voleibol, basquete, futebol, tênis adaptado, handebol e ginástica olímpica serão apresentados às crianças. Quem se destacar em algum esporte, será encaminhado à Secretaria de Esportes para que possa treinar, em outros horários, para competir. “Estávamos aguardando ansiosíssimos por essa estrutura, para poder trabalhar com outras atividades importantíssimas para o desenvolvimento da criança. A meta é ter mais educação física, esporte, arte e cultura dentro das escolas”, comemora a secretária.

Das 7h às 18h, o polo fica sob responsabilidade da Secretaria da Educação para o uso exclusivo dos estudantes. Todos os dias, a partir das 6h, fora dos horários de aula e aos fins de semana, a estrutura fica sob coordenação da Secretaria de Esportes, para realizar campeonatos, receber atletas de fora de Ilhabela e atender à população.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar