Redes sociais

Publicidade

Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Marco Yamin)

Contagem regressiva para 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Além das regatas de oceano, Ilhabela recebe a Semana de Monotipos e diversas atrações culturais no Race Village no mês de julho, confira!

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI). A tradicional competição de vela oceânica terá equipes divididas em classes como HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Durante a Semana de Vela acontecem, ainda, o Campeonato Brasileiro da Classe C30, a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro da Classe Bra RGS e o Campeonato de Regata de Equipes.

Ao longo da semana, serão realizadas até 12 regatas para as classes C30 e HPE-25, e até 10 regatas para as demais classes. Um dos destaques fica para as regatas de percurso longo, que abrem as competições no dia 23 de julho, em que as classes ORC, VPRS, RGS (categorias A e B) e Clássicos irão competir na tradicional regata Alcatrazes que passa a se chamar “Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil”, celebrando os 100 anos do Veleiro Atrevida. Já as classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B e C) e Multicasco enfrentarão a empolgante Regata Toque-Toque por Boreste.

Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (Foto: Marco Yamin)
Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Marco Yamin)
Regatas da Semana de Monotipos de Ilhabela acontece de 5 a 9 de julho de 2019
Regadas de Monotipos em Ilhabela (foto: Aline Bassi / Balaio)

Antes disso, entre os dias 14 e 16 de julho, Ilhabela, a Capital Nacional da Vela, recebe a Semana de Monotipos. As competições iniciam na Escola Municipal de Vela Lars Grael, e podem participar atletas das classes Optmist, Dingue, ILCA 4/6/7, Snipe, 420, Open Bic e Kitesurf. Os desafios serão no canal de São Sebastião e divididos em cinco raias, conforme informado nas Instruções de Regatas.

O secretário de Esportes de Ilhabela e velejador Bruno Prada destaca a grandiosidade das competições e a qualidade técnica dos atletas envolvidos. Para ele, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um dos maiores eventos da modalidade na América Latina, consolidando-se como um marco no calendário náutico. Mais que uma competição é o encontro de muitos amigos.

Além das competições, o Race Village, arena com diversas atrações montada na Vila – centro histórico, promete animar ainda mais os visitantes. O espaço contará com diversas atrações culturais, incluindo shows musicais. Neste ano, uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho foi adicionada, proporcionando momentos de diversão e adrenalina.

Gabriel o Pensador - Julho em Ilhabela
Race Village na Semana de Vela de Ilhabela (Marco Yamin)
Regata na Semana de Vela de Ilhabela (Foto: Sail Station)
Regata na Semana de Vela de Ilhabela (Foto: Sail Station)

Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A menos de um mês da tradicional competição, velejadores de toda a América do Sul estão se preparando para o início da emocionante 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI). “Estou muito animado e, junto com a nossa Comissão Organizadora, estamos a todo vapor para os preparativos finais. O evento anual, que ocorrerá em breve, promete ser uma celebração inesquecível da vela e do mar”, disse Mauro Dottori, organizador do evento.

A organização fará, ao longo da semana, diversas regatas de acordo com as condições de mar e vento, que podem acontecer no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As equipes seguem se preparando para disputar a Semana de Vela de Ilhabela, desde as mais amadoras até mesmo as que utilizam velejadores com passagem por barcos olímpicos e pan-americanos.

As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela estão abertas no site oficial do evento: www.sivilhabela.com.br

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar