Redes sociais

Publicidade

50a Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Matias Capizzano)

Conheça todos os campeões da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela terminou no último sábado, dia 29 de julho, com competiões de vela oceânica. Confira todos os resultados

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela conheceu seus campeões neste sábado (29) após a última regata ocorrida no sul de Ilhabela (SP) envolvendo os 130 barcos inscritos neste que é o maior evento da modalidade oceano na América do Sul.

Foram sete dias de competição, que abriu com a ação social Vela do Amanhã no sábado (22) e teve ao longo da semana provas como 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.

Regatas tiveram de calmaria e calor até ventos desafiadores, frio e chuva na Semana de Vela de 2023 (Foto: Matias Capizzano)

Regatas tiveram de calmaria e calor até ventos desafiadores, frio e chuva na Semana de Vela de 2023 (Foto: Matias Capizzano)

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou com ventos fracos e temperaturas que passaram de 30 graus na maioria dos dias. Mas as condições mudaram na reta final das regatas, que foram concluídas com muita chuva e frio em Ilhabela (SP).

Veja os resultados oficiais de todas as classes em sivilhabela.com.br/resultados/

“Foi uma competição de alto nível em todas as classes. Os velejadores puderam correr em diferentes tipos de vento e condições, bem como em percursos de média e longa duração. Nas regatas barla-sota vimos o entrosamento das equipes. Mas o que mais chamou a atenção foi o clima de amizade neste que é o grande encontro da vela da América do Sul”, disse Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI.

Veja quem foram os barcos campeões na Semana de Vela de Ilhabela em 2023 por classe

O campeão geral foi o gaúcho Crioula, que repetiu o feito de 2022 com seu TP52. O barco ganhou também a Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi. O segundo na ORC foi o Phoenix e o terceiro o Phytoervas. Na divisão B, o grande campeão foi o Kamikaze.

Creoula foi o grande campeão da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Matias Capizzano)

Creoula foi o grande campeão da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Matias Capizzano)

O campeão geral do RGS e dos Clássicos foi o Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI. “Deu tudo, tripulação entrosada e um projeto de barco vencedor. Estamos contentes”, contou Niels Rump, líder do Madrugada.

Na RGS A, o vencedor foi Pangea Speed Max Racing, que levou também o Brasileiro de RGS 2023. Na divisão B, quem ficou em primeiro foi o Azimute e na C o Plancton.

Entre os 130 barcos, 12 deles vieram da Argentina. E o único que foi campeão foi o Odoya na Bico de Proa. “Foi um evento muito lindo e ficamos muito motivados em competir em Ilhabela. Somos uma equipe amadora, uma escola de vela em La Plata. E desfrutamos muito desses dias”, explicou Santiago Fernandes do Odoya.

Nas divisão A, B e C da Bico de Proa, os vencedores foram Blue Wind, Odoya e Cambada I.

Monotipos

Na C30, uma virada na última regata do campeonato. O Loyalt 06 venceu a prova e contou com uma combinação de resultado, que deixou o Tonka com a medalha de prata entre os oito veleiros da Carabelli 30 na SIVI, um recorde histórico da categoria. Foram realizadas oito regatas da classe C30.

“Conseguimos assumir a liderança da regata e também da competição. Fizemos uma boa largada e cruzamos bem o barco na hora de passar pelo farolete. Superamos pequenos erros na semana para chegar no resultado, então a tripulação está feliz!”, contou Geison Mendes, tático do Loyalt 06.

Nos monotipos da HPE25, a comissão realizou cinco regatas e o vencedor foi o Crazy Phoenix, seguido por Espetáculo e Ginga. Entre os multicascos, o Mente Sã foi o campeão de 2023 superando o Savage.

O Campeonato por Equipes da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi concluído nesta sexta-feira (28) no Yacht Club de Ilhabela. A competição reuniu 12 trios de veleiros e somou as pontuações de cada um nas classes ORC, Bico de Proa e RGS.

O trio batizado de RISC 2023 formado por Phoenix, Pangea Speed Max Racing e Invocado ficou com a medalha de ouro com 33 pontos.

O segundo lugar ficou com o Porto Alegre, que teve os veleiros Almadia, Kamikaze e Madrugada, com 93 pontos. O terceiro colocado foi o Vela Top de Kaupê, Sossegado e Phytoervas.

Regata Vela do Amanhã reuniu 160 crianças de projetos sociais em Ilhabela (foto: Matias Capizzano)

Regata Vela do Amanhã reuniu 160 crianças de projetos sociais em Ilhabela (foto: Matias Capizzano)

Regata dos Bairros e Vela do Amanhã

A primeira edição da Regata dos Bairros teve o HPE 25 Ginga como barco vencedor representando a Escola Municipal Carolina Moraes Silva, localizada no Centro Histórico de Ilhabela.

A iniciativa do diretor técnico da SIVI, Cuca Sodré, teve apoio da secretaria de educação do município do litoral norte. As equipes que mais se identificam com os bairros de Ilhabela (SP) escolheram escolas para incentivar a rivalidade local e promover a regata entre as crianças e adolescentes.

Uma regata com 160 crianças de 15 projetos de ensino de vela de São Paulo e Rio de Janeiro serviu de aquecimento para a abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no sábado (22).

A Vela do Amanhã deu aos velejadores mirins presentes em Ilhabela (SP) uma experiência única a bordo dos veleiros da competição, que começa oficialmente neste domingo (23). A ação social idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), junto com a comissão organizadora da SIVI, contou com adesão recorde de 46 barcos, recorde histórico para o evento.

Regata na Semana de Vela de Ilhabela (Foto: Matias Capizzano)

Regata na Semana de Vela de Ilhabela (Foto: Matias Capizzano)

Conheça os campeões por classe de veleiros

ORC GERAL

1º – Crioula – 6 pontos
2º – Phoenix 44 – 19 pontos
3º – Phytoervas – 21 pontos

ORC A

1º – Crioula – 6 pontos
2º – Phoenix 44 – 17 pontos
3º – Sandokan – 21 pontos

ORC B

1º – Kamikaze – 12 pontos
2º -+Bravíssimo – 12 pontos
3º – Asbar IV – 17 pontos

Multicascos

1º – Mente Sã – 4 pontos
2º – Savage – 10 pontos

C30

1º – Loyalty 06 – 18 pontos
2º – Tonka – 19 pontos
3º – Katana – 20 pontos pontos

HPE25

1º – Crazy Phoenix – 5 pontos
2º – Espetáculo – 9 pontos
3º – Ginga – 13 pontos

Campeonato por Equipes

1º – RISC 2023 – 33 pontos
2º – Porto Alegre – 93 pontos
3º – Vela Top – 121 pontos

Super 40

1º – Phytoervas – 5 pontos
2º – Argos – 9 pontos
3º – Inaê Transbrasa – 17 pontos

Clássicos

1º – Madrugada – 4 pontos
2º – Pepa XXI- 9 pontos
3º – Kameha Meha – 10 pontos

Clássicos A

1º – Pepa XXI- 5 pontos
2º – Atrevida – 11 pontos

RGS Geral

1º – Madrugada – 7 pontos
2º – Pangea Speed Max Racing – 8 pontos
3º – Dona Marina – 8 pontos

Golfinhos acompanham veleiros na Regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil (Foto: Fred Hoffmann)

Golfinhos acompanham veleiros na Regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil (Foto: Fred Hoffmann)

RGS A

1º – Pangea Speed Max Racing – 6 pontos
2º – Dona Marina – 6 pontos
3º – Zeus – 14 pontos

RGS B

1º – Azimute – 5 pontos
2º – Orion – 8 pontos
3º – Tanuki – 15 pontos

RGS C

1º – Plancton – 5 pontos
2º – Rainha – 8 pontos
3º – Comanda – 10 pontos

Bico de Proa A

1º – Blue Wind – 7 pontos
2º – Invocado – 7 pontos
3º – Inaê 50 – 26 pontos

Bico de Proa B

1º – Odoya – 7 pontos
2º – Sirocco – 10 pontos
3º – Tuchaua – 11 pontos

Bico de Proa C

1º – Cambada I – 5 pontos
2º – Helios II – 14 pontos
3º – Almadia – 14 pontos

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar