Redes sociais

Publicidade

Largada da C30 na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Edu Grigaitis / Balaio)

Catarinenses são destaque da C30 na Semana de Vela

Classe formada por 8 embarcações foi a mais equilibrada das competições deste ano e teve os veleiros Katana Portobello e Zeus Sailing Team entre os destaques de 2016

Katana Portobello é campeão da C30 na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Edu Grigaitis / Balaio)

Katana Portobello é campeão da C30 na Semana de Vela de Ilhabela (foto: Edu Grigaitis / Balaio)

A Semana de Vela de Ilhabela traz para as águas do Canal de São Sebastião uma grande diversidade de barcos. Mesmo divididos por classes, muitas vezes os resultados dependem de alguns critérios para equiparar os barcos (o “rating”), como é o caso da RGS, por exemplo. Mas uma classe se destaca pelo equilíbrio entre todas as embarcações de sua flotilha: a C30.

Este ano, foram oito barcos disputando a Semana de Vela e, paralelamente, o Campeonato Brasileiro da C30 e o Grand Prix de 30 pés (que incluiu também os barcos da HPE 30). São eles: Caballo Loco (Mauro Dottori) de Ubatuba, Caiçara (Marcos de Oliveira César) e Loyal (Marcelo Massa) de Ilhabela, Kaikias (Felipe Echenique), Barracuda (Humberto Diniz) e +Realizado (José Luiz Apud), todos de São Paulo, além dos dois barcos de Florianópolis, Zeus (Inácio Vandersen) e Katana (Cesar Gomes).

Para os velejadores, independentemente dos resultados deste ano, o mais importante é que a classe se mostra cada vez mais forte e competitiva. Para César Gomes, comandante do Katana Portobello, do Iate Clube de Santa Catarina, é gratificante vencer em uma classe tão equilibrada devido ao elevado nível de todas as tripulações. A experiência do comandante, adquirida nas regatas da classe Melges 20 disputadas em Miami (onde residiu durante nove anos, até 2015), contribuiu para as vitórias na Capital Nacional da Vela.

O barco conquistou dois títulos e um vice-campeonato na classe C30 em apenas cinco dias na 43ª Semana de Vela de Ilhabela. Foi o campeão do Grand Prix de 30 pés, disputado na terça-feira (5/7), vice-campeão brasileiro três dias depois, e completou a coleção com medalha de ouro na Semana de Vela de 2016.

Zeus Team na Semana de Vela de Ilhabela - Portal Ilhabela.com.br

O C30 Zeus Team na Semana de Vela de Ilhabela

Outro catarinense também tem muito a comemorar! O Zeus Sailing Team conquistou o Campeonato Brasileiro de C30 e ficou com o vice-campeonato na Semana de Vela, mostrando que a frequência de regatas e treinos faz a diferença. “Saímos para velejar pelo menos uma vez por mês. Manter a tripulação unida é fundamental. Vencemos em Ilhabela em 2014, mas neste ano foi muito mais difícil. Os velejadores estão mais bem preparados e a classe cresceu demais. Está em evidência na vela oceânica”, comentou o comandante do Zeus, Inácio Vandersen.

O barco Caiçara, comandado por Marcos de Oliveira César foi o representante paulista no pódio da Semana de Vela. Para ele, se alguém da C30 disser que foi fácil, pode ter certeza que não é verdade. “Com ventos rondados, se você parar para respirar pode ser ultrapassado. Foi emocionante até o último dia com quatro barcos podendo chegar ao título”, analisou o comandante Marcos.

Apesar das vitórias em quatro das onze regatas disputadas ao longo da semana, o Caballo Loco, comandado por Mauro Dottori acabou na quarta colocação, ratificando o equilíbrio na classe C30. “Os campeonatos foram muito bem organizados graças ao empenho da Comissão de Regatas e do Marcos César (Caiçara). Quero agradecê-los e aproveito para parabenizar o Cesinha (Cesar Gomes) e o Zeus, comprovando que o Sul é um celeiro de velejadores. Aliás, todos os comandantes demonstraram que têm a C30 na veia”, enalteceu o timoneiro do Caballo Loco.

Confira os resultados da C30 em 2016

Semana de Vela de Ilhabela

1. Katana Portobello (César Gomes Neto) – 28 pontos perdidos
2. Zeus Sailing Team (Inácio Vandersen) – 33 pp
3. Caiçara (Marcos de Oliveira César) – 34 pp

Campeonato Brasileiro

1. Zeus Sailing Team
2. Katana Portobello
3. Caballo Loco (Mauro Dotori)

Grand Prix C30

1. Katana Portobello
2. Caiçara
3. Loyal (Marcelo Massa)

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar