Caravana Kombiblioteca Antonieta leva literatura, memória e conexão com o território à 13ª FLAI de Ilhabela
Programação gratuita acontece na sexta-feira, 6 de novembro, com mediação literária, contação de histórias, roda de conversa e oficina de escrevivência.
E se os livros pudessem percorrer territórios, encontrar comunidades e despertar histórias que ainda precisamos aprender a escutar? Essa é uma das propostas da Caravana Kombiblioteca Antonieta, iniciativa literária que articula leitura, oralidade, memória e saberes ancestrais. Criado por Fabiana Côrtes, o projeto participa da 13ª Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI 2026), no Território 5, na Fazenda Engenho D’Água, em Ilhabela.
Na sexta-feira, 6 de novembro, das 14h às 18h, a Caravana oferece uma programação gratuita com atividades voltadas à formação de leitores, à valorização da diversidade e ao reconhecimento de histórias e identidades historicamente silenciadas.
A programação começa às 14h, com a mediação literária da Kombiblioteca, que aproxima o público do acervo por meio da apresentação dos livros, da curadoria e do incentivo à leitura compartilhada. Às 15h30, acontece a contação de histórias “Vovó Kalunga: herança ancestral” , com narrativa oral, poesia, música e interação. Às 16h, a roda de conversa “Identidades e Narrativas Diversas” propõe um espaço de escuta e troca de experiências. Encerrando a programação, às 17h, será realizada a Oficina Interativa de Escrevivência, com exercícios de escrita criativa e confecção de cartazes. A oficina requer inscrição prévia. Acesso ao formulário https://forms.gle/
A Caravana também contempla recursos de acessibilidade e inclusão, com Kindle, fones de ouvido e profissionais que apresentam o acervo e realizam mediações literárias, inclusive em Libras, ampliando as possibilidades de participação de diferentes públicos.
“Acreditamos que os livros precisam estar ao alcance das mãos, disponíveis para serem lidos, sentidos e compartilhados, e não apenas para serem vendidos. Nossa curadoria faz circular autorias e histórias negras, indígenas e caiçaras que ajudam a revelar memórias e identidades de Ilhabela e do Brasil, tantas vezes silenciadas. Também buscamos derrubar barreiras ao acesso, queremos que cada pessoa encontre um livro que a toque, descubra mundos que ainda não conhece, reconheça algo de si nas histórias e saia com os olhos brilhando e a vontade de ler ainda maior”, explica Fabiana Côrtes, criadora da Antonieta Kombiblioteca.
O projeto Caravana Literária na Kombiblioteca Antonieta prevê, além da circulação, ações de formação para educadores e mediadores e a produção de uma publicação digital no formato E-book. A programação completa será divulgada no perfil da Antonieta Kombiblioteca no instagram.
A Caravana Literária na Kombiblioteca Antonieta realiza sua programação em oito municípios do estado de São Paulo e integra o Plano de Trabalho para Bibliotecas, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre a Antonieta Kombiblioteca
Criada em 2022 por Fabiana Côrtes Carvalho Pepino, a Antonieta Kombiblioteca é uma biblioteca itinerante em uma kombi vermelha que articula literatura, educação e cultura. O projeto se constitui como um espaço de encontro e diálogo com a literatura em diversas linguagens, promovendo experiências literárias para pessoas de todas as idades e PCDs: mediação, contação de histórias, oficinas de escrita, formações para educadores em escolas, praças, praias e comunidades. A atuação também inclui o ambiente digital, com a produção de conteúdos, realização de clubes de leitura e cursos online, aliando mobilidade, inclusão, ensino e aprendizagem. Instagram: @antonieta_kombiblioteca
Serviço
Caravana Literária na Kombiblioteca Antonieta na 13ª FLAI
Data: 6 de novembro de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Fazenda Engenho D’Água – Ilhabela (SP)
Endereço: Avenida Pedro de Paula Moraes, nº 1345, no bairro Engenho D’Água, em Ilhabela, SP
Entrada: gratuita
Programação
14h – Mediação Literária da Kombiblioteca
15h30 – Contação de Histórias
16h – Roda de Conversa: Identidades e Narrativas Diversas
17h – Oficina Interativa de Escrevivência (inscrição prévia)
Público: crianças, jovens, adultos, idosos, educadores, mediadores de leitura, artistas e público em geral.
Realização: Antonieta Kombiblioteca
Confira a programação completa da 13ª FLAI 2026 – Feira Literária e de Aventura de Ilhabela.