Redes sociais

Publicidade

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

Banho da Doroteia no Carnaval de Ilhabela

Quem gosta de carnaval de rua, com bloquinho e folia para todas as idades, precisa conhecer o Banho da Dorotéia em Ilhabela. Evento acontece tradicionalmente na Vila (Centro Histórico) e também no Sul, na Praia Grande.

O Banho da Dorotéia é a mais antiga tradição da folia no arquipélago. Tradicionalmente realizado na terça-feira de Carnaval na Vila, Centro Histórico, é a oportunidade dos turistas de juntarem aos moradores de Ilhabela pra curtirem uma tarde divertida com desfile de blocos e muita festa, envolvendo grupos de amigos e famílias.

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

O desfile começa por volta das 14h, mas desde o meio dia a concentração já ocorre na Praça Coronel Julião, de onde os foliões partem pelas ruas do centro histórico até o tradicional mergulho no mar, no píer da Vila. Participam blocos tradicionais como Tirando a Kraca e Pé na Jaca, entre outros que se organizarem e desejarem se inscrever. Há alguns anos, outra edição do Banho da Doroteia acontece no sul da ilha, no domingo de Carnaval, também às 14h, no píer da Praia Grande.

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

Os blocos se organizam para criar seu próprio enredo em ritmo de marchinha, cada ano com um tema diferente, e suas fantasias coloridas em papel crepom. Vai novinha, vai mamãe e papai, vai até vovô com netinho. O desfile começa na Praça Coronel Julião e percorre a avenida até chegar ao píer, onde todos pulam para um mergulho no mar, colorindo as águas de Ilhabela.

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

[separator]

Carnaval em Ilhabela - Banho da Dorotéia

Carnaval 2019 em Ilhabela

Vindo passar o Carnaval em Ilhabela? Confira a programação completa de blocos, desfiles e matinês, assim você não perde nada da folia no feriadão.

[button size=”small” color=”purple” url=”/events/carnaval-2019-em-ilhabela/”]CONFIRA![/button]

[separator]

História

Os adeptos acreditam que ao desfilarem pelas ruas do centro com fantasias de crepom e pularem no píer da Vila, o desfazer dos adereços na água leva também as energias negativas. Criado em 1923, na cidade de Santos, o “Banho da Dorotéia” é uma das manifestações populares mais antigas do Carnaval paulista. Alguns afirmam que a criação foi inspirada na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites, mas também os dias de folia.

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

Em Ilhabela, de acordo com memórias de Vera Freire, o banho teve início como forma de entreter os hóspedes do então Maembi Hotel, com o nome de “Banho da Gerarda”, em homenagem a um dos hóspedes da ocasião. Mais tarde, a brincadeira foi sendo aprimorada, passando a se chamar Banho da Dorotéia, tendo participações de moradores tradicionais como a família Cardial e a saudosa Dedé França.

Banho da Doroteia - Carnaval em Ilhabela

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar