Redes sociais

Publicidade

“Muyrakytã” - Balé da Cidade de São Paulo se apresenta no 24o Festival Dança e Movimento de Ilhabela

24º Festival Dança e Movimento de Ilhabela tem grandes atrações no fim de semana

24º Festival Dança e Movimento, maior evento de dança do Litoral Norte, traz ao palco Balé da Cidade de São Paulo, São Paulo Cia de Dança e Clarin Cia de Dança de 22 a 26 de setembro em Ilhabela

O Festival Dança e Movimento é o maior evento de dança do Litoral Norte, acontece desde 1997 em Ilhabela, e é referência para a dança no Estado de São Paulo. O evento, que começou no dia 14 e vai até dia 30 de setembro, recebe grandes atrações nos próximos dias. São para todas as idades e estão imperdíveis – além das consagradas companhias, o evento terá a intervenção na rua da Cia Óia Tamanho de Mim com seus minipalcos sobre bicicletas e a dança cômica da Cia Las Titis.

Dança e Movimento mescla grandes companhias do Brasil com grupos locais de alta qualidade e criatividade artística.

No dia 22 de setembro, sexta-feira, às 20h, é a vez do Balé da Cidade de São Paulo. Uma das companhias mais importantes do país realiza em Ilhabela a obra “Muyirakitã”, que convida o público a refletir e a indagar sobre acontecimentos de 100 anos atrás e a romper paradigmas estabelecidos nos dias atuais. O espetáculo acontece no Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila, Centro Histórico de Ilhabela. [Foto destaque]

No dia 23 de setembro, sábado, às 20h, também no Centro Cultural da Vila, a São Paulo Companhia de Dança mostra duas remontagens clássicas e uma contemporânea. Conduzido pela música de Cesare Pugni (1802-1870), a “Grand Pas de Quatre de Pugni” é uma coreografia de essência romântica, com movimentos delicados e elegantes. A outra peça clássica é “Grand Pas de Deux de Dom Quixote”, com a cena apoteótica do casal Kitri e Basílio, personagens principais da obra de Miguel de Cervantes. O programa termina com o contemporâneo “Veias Abertas”, espetáculo inspirado em livro do uruguaio Eduardo Galeano, em que sete bailarinos performam com músicas interpretadas por mulheres latinas-americanas.

“Grand Pas de Quatre de Pugni”, “Grand Pas de Deux de Dom Quixote” e “Veias Abertas”

São Paulo Companhia de Dança se apresenta no 24o Festival Dança e Movimento de Ilhabela

No dia 24 de setembro, domingo, às 20h, a Clarin Cia de Dança traz ao palco sua pesquisa sobre o Bumba Meu Boi. “Da cor de cobre” é uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira que ressignifica sua força levando ao contexto do palco esse folguedo normalmente realizado nas ruas.

“Da Cor de Cobre”
Clarin Cia de Dança no 24o Festival Dança e Movimento de Ilhabela

Nos dias 22 e 23 de setembro (sexta-feira e sábado), vale muito a pena chegar mais cedo na Vila, centro histórico de Ilhabela. Entre 17h30 e 19h30, a Cia Óia o Tamanho de Mim apresenta “O Menor Teatro D´Ilhabela”, performance realizada dentro de caixas cênicas reduzidas, instaladas sobre duas bicicletas e operadas por um bonequeiro em cada uma. São duas histórias, com cerca de 4 minutos cada, contadas a um espectador por vez, que abordam o contexto da cultura caiçara.

Cia Óia o Tamanho de Mim apresenta “O Menor Teatro D´Ilhabela” se apresenta dias 22 e 23 de setembro na Vila, em Ilhabela

No dia 26 de setembro, terça-feira, às 9h, sobem ao palco Las Titis. A companhia mostra “Titis Tour”, um trabalho delicado e imagético, que une ao mesmo tempo poesia e diversão, numa dramaturgia híbrida entre performance, dança e circo.

De 22 a 24 de setembro, as apresentações acontecem na Vila (Centro Histórico de Ilhabela) e no dia 26 de setembro, o evento volta aos palcos do Espaço Cultural Pés no Chão, no bairro da Barra Velha, idealizador do Festival.

Movimento, dança e multiplicidade

Referência para a dança no estado de São Paulo, o “Dança e Movimento” é um festival que congrega diversas linguagens artísticas. Ao longo de sua trajetória, já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas. O evento é realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão em parceria com a Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Da arte circense à teatral, do balé clássico à dança experimental, do amador ao profissional, da cultura brasileira à urbanidade da cidade, das veias abertas da América Latina às batidas da África, dos grupos locais aos convidados especiais. Quem aceitar o convite do festival para maratonar os espetáculos desta 24ª edição, certamente vai ver uma experiência ampla, com um pouco de tudo o que está acontecendo no mundo da dança e das artes do corpo.

Confira a Programação Completa do 24º Festival Dança e Movimento de Ilhabela

Programação Completa 24o Festival Dança e Movimento de Ilhabela 2023

SERVIÇO:

ATENÇÃO: O limite de pessoas é 186 no Pés no Chão e mais de 500 no auditório da Vila. Não é necessário retirar ingressos, a entrada é por ordem de chegada.

Espaço Pés no Chão
Endereço: Rua Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela
Mais informações no site: pesnochao.org.br

Centro Cultural Waldemar Belisário
Endereço: Av. Pedro de Paula Moraes, 139 – Vila, Ilhabela

Clique aqui e confira a programação da semana na nossa Agenda de Eventos

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar