Atleta Performance: Klayton Silva, Windsurf

31
outubro, 2019
Esportes
45
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Conheça Klayton, atleta de Windsurf Slalom que veio para Ilhabela em busca dos ventos, que favorecem a modalidade.

Atleta Performance de Windsurf Ilhabela - Klayton Silva

Windsurf – Conheça o esporte

O Windsurf surgiu no Brasil na década de 60, e dentro da modalidade temos várias categorias. A categoria Slalom, uma das mais rápidas, com provas de duração média de 3 a 5 minutos, de acordo com intensidade de vento, mar, altura e peso do velejador.

Atleta Performance de Windsurf Ilhabela - Klayton Silva

Existe também a categoria Foil Windsurf, que surgiu a 3 anos atrás. Temos o Freestyle, onde se faz manobras. O Wave, nas ondas. O Speed, categoria para bater recordes de velocidade, com recorde mundial a 110km/h – para se ter uma ideia, aqui em Ilhabela se anda em média a 65km/h, num vento forte, com material pequeno. A categoria Super X, categoria olímpica, utiliza um prancha pouco mais comprida e de 2 a 3 tamanhos de vela. E, por fim, temos a categoria Fórmula Windsurf, para ventos médios/fracos – considerada a mais técnica das categorias.

Atleta Performance de Windsurf Ilhabela - Klayton Silva

No exterior, como Austrália, Alemanha e França, a prática é bem conhecida. Porém, em Ilhabela está ganhando destaque agora – o que é surreal, considerando que, na cidade, venta em 90% dos dias durante o ano. Como o material necessário é quase sempre importado (existe uma única fábrica no Brasil, em Santa Catarina), o custo da prática acaba sendo um pouco alto, impedindo, assim, um incentivo maior para o crescimento do esporte.

Conheça nosso atleta do Windsurf de Ilhabela

Atleta Performance de Windsurf Ilhabela - Klayton Silva

Klayton Silva, hoje com 35 anos, começou a praticar windsurf na represa de Guarapiranga, em São Paulo. Depois, acabou se mudando para Ilhabela, já que as condições de mar e vento da ilha favorecem a modalidade esportiva.

Seu maior ídolo na modalidade é Paulo dos Reis, que também reside em Ilhabela e foi seu mentor e inspiração desde o início da carreira, em São Paulo.

Hoje, o atleta foca na categoria Slalom, e seu sonho é conquistar o título Brasileiro e seguir para o Mundial de Windsurf. Para isso, conta com o acompanhamento e preparo da Performance Ilhabela.

Atleta Performance de Windsurf Ilhabela - Klayton Silva

Seus principais títulos são:
1º Lugar na Categoria Sport 2005 no Brasileiro de Fórmula Windsurf
1º Lugar na Semana Internacional de Ilhabela
1º no Circuito Paulista 2009
3º no Campeonato Brasileiro de Slalom Windsurf 2018
4º no Brasileiro de Slalom Windsurf 2019

Além de atleta da modalidade, Klayton é instrutor de Windsurf na Bl3 de Ilhabela, localizada na praia da Armação. A BL3 – Escola de Iatismo é parceira da Performance Ilhabela, prestando apoio aos atletas, entre outros projetos que ainda lançarão juntos, em 2020.

Ah, e lembrem de acompanhar os treinos, competições e entrevistas pelo nosso Instagram @performanceilhabela.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

Responda

aqui da pra colocar mais informações