Redes sociais

Publicidade

Marco Yamin: vida e obra de um dos maiores fotógrafos do cenário da Vela - Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Marco Yamin: vida e obra de um dos maiores fotógrafos do cenário da Vela

Conheça a história do fotógrafo com maior acervo da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que atualmente é correspondente internacional na Europa

Está para começar mais uma Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), e uma das melhores maneiras de falar do evento é, sem dúvida, por meio dos registros fotográficos. São 50 anos de história deste que é o maior evento de vela oceânica da América do Sul e consagra, a cada ano, Ilhabela como a Capital Nacional da Vela.

Destas 50 edições, mais de 35 foram registradas pelo fotógrafo Marco Yamin, responsável pelo maior acervo de imagens da Semana de Vela de Ilhabela. Atualmente, Yamin é correspondente internacional da Revista Iate, publicação oficial do Iate Clube de Santos – ICS, responsável pela cobertura fotográfica de grandes eventos náuticos da Europa, como o Mirpuri Foundation Sailing Trophy. O evento, que aconteceu recentemente no clube naval de Cascais (em Portugal), contou com a participação de velejadores brasileiros e internacionais.

Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2023 - Foto: Marco Yamin

Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2023 (Foto: Marco Yamin)

Vamos, então, apresentar um pouco mais sobre a vida e obra deste artista, que não nasceu em Ilhabela, mas foi reconhecido como cidadão honorário em 2014 por sua contribuição para a cidade. Marco Yamin é colaborador especial do Ilhabela.com.br, abrilhantando nossos conteúdos com fotos incríveis do nosso paraíso.

Conheça a história do fotógrafo Marco Yamin

Marco Yamin atualmente é correspondente internacional da revista Iate na Europa

Nascido em São Paulo, foi em 1991 que Yamin trocou a capital paulista por Ilhabela, cidade que já frequentava desde criança com a família, que possui empresas no ramo de hospedagem há mais de 40 anos na cidade. Aliás, a família Yamin é citada nada mais, nada menos, que no documentário sobre Ayrton Senna (disponível na Netflix). Nos anos 80, o ídolo mundial frequentava Ilhabela, passeava de barco e andava de jet ski por aqui com Marco e família.

Antes de escolher Ilhabela, Yamin morou em Portugal, onde realizou curso de capacitação em Fotografia e iniciou sua carreira. De volta ao Brasil, ingressou na área de fotografia de eventos náuticos, ainda em São Paulo – na represa de Guarapiranga -, o que o trouxe pouco depois a Ilhabela, para fotografar a Semana Internacional de Vela.

Regata na SIVI (Foto: Marco Yamin)

Regata na SIVI (Foto: Marco Yamin)

Foi com uma foto da Semana de Vela que ganhou grande notoriedade ao estampar a capa da Revista Veja com sua fotografia. Fato que aconteceu outra vez, além de outras publicações nacionais e internacionais.

O evento possibilitou a Marco Yamin fazer registros únicos de barcos como o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, e o veleiro Atrevida, que completou 100 anos e será homenageado na Semana de Vela de 2023. “O barco atrevida para mim é um dos barcos mais fotogênicos da competição, junto com o imponente navio-veleiro cisne Branco, da Marinha, que sempre marca presença. Já perdi a conta de há quantos anos fotografo estes barcos na SIVI, mas, com certeza, há mais de 20 anos”, celebra Marco.

O fotógrafo contou que já chegou a fazer um livro fotográfico do Atrevida, e o Cisne Branco já estampou camisetas comemorativas feitas com base em fotos de Yamin. “É sempre emocionante ver estes dois barcos navegando. Só me resta captar estes momentos mágicos!”, ressalta.

Navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Marco Yamin)
Navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (Foto: Marco Yamin)
Veleiro Atrevida na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (foto: Marco Yamin)
Veleiro Atrevida na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (foto: Marco Yamin)

Da fotografia para as artes plásticas e vídeos aéreos

Além de publicações na imprensa, Marco Yamin realizou diversas exposições, incluindo na Secretaria de Cultura de Ilhabela, na antiga Casa da Princesa (hoje Câmara Municipal de Ilhabela), Yacht Club de Ilhabela, Club Atlético Paulistano, Iate Clube de Santos, Casa Cor e IV Salão das Águas centro cultural da Marinha, onde teve sua obra “Dália” premiada na categoria Pintura, outra área de artes em que se aventura, transformando suas fotos em verdadeiras obras de arte por meio da Digital Art.

Foto de Mônaco de Marco Yamin foi transformada em pintura em Digital Art e exposta em stand da Casa Cor

Foto de Mônaco de Marco Yamin foi transformada em pintura em Digital Art e exposta em stand da Casa Cor

Foi depois de uma exposição no Shopping JK, em São Paulo, que outros convites surgiram, como a oportunidade de expor em um grande evento náutico na cidade de Angra dos Reis (RJ), até ganhar repercussão internacional, levando as belezas de Ilhabela para uma mostra em Miami (nos Estados Unidos).

Em 2019, Yamin recebeu o convite do marchand Marcelo Neves, da MN Art Gallery, para expor na Spectrum Miami. O tema, claro, foi a área náutica, já que o profissional registra grande acervo no segmento de vela, além das belas paisagens do arquipélago de Ilhabela. Não demorou para que surgisse a oportunidade de atuar fisicamente no exterior, como correspondente internacional.

Além da fotografia e pintura de seus cliques em telas, Marco Yamin também foi pioneiro em imagens aéreas de drone em Ilhabela e região. Há quase 10 anos, viralizou na internet com um vídeo intitulado “Sua Majestade Ilhabela”, que teve mais de 150 mil visualizações em um único post e milhares de compartilhamentos no Facebook, rede social que estava no auge em 2014.

Imagem aérea de Ilhabela por Marco Yamin com veleiros ao mar
Imagem aérea de Ilhabela por Marco Yamin com veleiros ao mar

Destaque para náutica e paisagens

Marco Yamin também é reconhecido no Brasil como um dos maiores fotógrafos de paisagens litorâneas e natureza. Em mais de 30 anos de carreira, possui fotografias internacionais de Mônaco, Tailândia, Argentina e Portugal, além de um dos maiores bancos de imagens aéreas, com destaque para as regiões de Angra dos Reis (RJ) e Trancoso (BA), além de Ilhabela.

Imagens de Marco Yamin já ilustraram capas e matérias de renomados veículos de imprensa, entre eles as revistas Veja e Viagem, da Editora Abril, e os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Suas imagens já ilustraram capas e matérias de renomados veículos de imprensa, entre eles as revistas Veja e Viagem, da Editora Abril, e os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Também registrou eventos de grandes empresas como Mitsubishi Motors, Mercedes-Benz, Suzuki, Volkswagen, Kia Motors, além de um dos maiores estaleiros italianos no Brasil, a Ferreti.

Para acompanhar o trabalho do artista, visite o site www.marcoyamin.com.br e siga no Instagram @fotosyamin.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar