19
Nov
2018

Canudo plástico proibido no Litoral Norte – Veja soluções sustentáveis

05
novembro, 2018
Dicas
571
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba já proibiram a venda e o uso de canudos descartáveis nas cidades. Veja nossas dicas para mudar de hábito, ter uma vida mais sustentável e ainda ajudar o meio ambiente

O verão 2018/2019 trará uma novidade para os turistas do Litoral Norte de São Paulo. Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba estão proibindo o uso de canudos plásticos nas cidades litorâneas. Ilhabela foi a primeira a sancionar a lei 1316/2018, a “lei do canudo”, e as outras cidades da região seguem no mesmo caminho. Uma mudança pequena em nossos hábitos de consumo, mas que fará uma diferença e tanto para o meio ambiente.

Já falamos desse assunto aqui antes, clique pra acessar a matéria.

Você pode estar pensando: será que proibir canudos é uma solução? É, sem dúvida não é a única medida pra acabar com a poluição dos rios e mares, mas já é um grande passo. O plástico é um dos principais responsáveis pela poluição do planeta.

Poluição plástica nos oceanos

Veja alguns números sobre a poluição plástica:

  • Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vazam no oceano a cada ano.
  • Cada pedaço de plástico já criado ainda existe de alguma forma no meio ambiente.
  • Os copos descartáveis podem levar até 450 anos para se decompor – e só 3% é reciclado no Brasil.
  • O plástico é encontrado nos estômagos de 85% das espécies de tartarugas, 43% das espécies de aves marinhas e 44% dos mamíferos marinhos.
  • Em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano.

Mais do que parar de usar o canudinho na sua bebida, nós te convidamos a repensar seu dia a dia e diminuir, cada vez mais, o uso de plásticos descartáveis. Muito difícil? A gente te mostra que é mais fácil do que parece!

No mercado, já existem diversas opções de canudos biodegradáveis ou reutilizáveis. Você pode ter seu próprio kit com canudo de vidro, inox ou bambu, normalmente eles já vêm com uma escovinha pra fazer a higiene e deixar pronto para o próximo uso.

Opções de Canudos Reutilizáveis

Outra forma de colaborar com a preservação do meio ambiente é abolir de vez o uso do canudo e optar por copos reutilizáveis. Já é costume na maioria dos escritórios que cada um tenha sua caneca ou garrafinha de água, assim como nas academias e locais para prática de esportes. Porque não adotar essa solução pra vida toda, incluindo a viagem de férias e os passeios nas praias de Ilhabela?

Te convidamos a conhecer algumas opções sustentáveis, muito melhores para nosso meio ambiente.

Meu Copo Eco

Quem veio pra Ilhabela recentemente, especialmente para eventos como a Semana de Vela ou o Festival do Camarão, já deve ter visto um stand do Meu Copo Eco. A empresa do sul do Brasil tem uma sede em Ilhabela e vem desenvolvendo uma série de campanhas de conscientização, em parceria com a Prefeitura, marcando presença nos eventos e oferecendo uma solução mais sustentável para o consumo de bebidas em locais públicos.

Meu Copo Eco Ilhabela

Eles criaram uma coleção linda de copos personalizados com o mapa de Ilhabela, tem de várias cores e com a opção do porta-copo, que dá pra levar no pescoço pra onde quiser, muito prático! Cada copo custa cerca de 7 reais (mais 7 se quiser com o porta-copo) e é feito de um tipo de plástico extremamente resistente e durável, e é livre de BPA (substância tóxica presente em boa parte dos objetos de plástico que pode fazer mal para a saúde).

Meu Copo Eco Ilhabela

O projeto vem ajudado Ilhabela a promover eventos mais sustentáveis, com muito menos lixo, e também a mudar a cultura dos nossos moradores e visitantes, que estão cada vez mais adotando “Seu” Copo Eco. Vale conhecer o projeto no site ou na página local www.facebook.com/meucopoecoilhabela.

Coleção Save Our Oceans – Fenz Brazil

Seguindo a linha de reutilizar, a Fenz Brazil, marca que tem um histórico de campanhas em prol do meio ambiente (leia aqui a matéria sobre as camisetas que ajudam aves de Ilhabela), criou uma campanha focada em reduzir a poluição dos oceanos. Por meio de produtos super bacanas, a ideia é que as pessoas diminuam cada vez mais o uso de descartáveis, optando pelo seu próprio copo ou canudo reutilizável.

Save Our Oceans - Fenz Brazil

A coleção foi criada em parceria com o movimento Menos 1 Lixo, da Fernanda Cortez. A ideia nasceu da seguinte forma: Fernanda se propôs a fazer um desafio que carregaria um copo reutilizável para não consumir os descartáveis. Ao final de um ano, ela economizou 1.618 copos. O objetivo é esse, a simples mudança de hábito, com 1 copinho por pessoa, fará a diferença no meio ambiente e ajudará a salvar o planeta.

Com design e produção 100% brasileiros, o copo comercializado pela Fenz Brazil é livre de BPA, ftalatos e metais pesados. É retrátil, feito 100% de silicone de grau alimentício, com tampa e anel de polipropileno. Seguro para qualquer tipo de bebida, quente ou gelada, o copo é super compacto e foi pensado pra te acompanhar em todos os lugares. E ainda vem com marcador de medidas e alça na tampa (para pendurar na mochila, no chaveiro, onde quiser).

No site, também é possível encontrar canudos de vidro ou de bambu, além de copos de várias cores diferentes. Um dos produtos, o Canudo Guardiãs do Mar, tem 10% do valor das vendas revertidos para o IGDM – Instituto Guardiãs do Mar Águas e Diretos.

E aí, vamos rever nossos hábitos por um mundo melhor? Como toda mudança, é só uma questão de tempo até se acostumar. Assim, nossos oceanos ficam mais limpos e ajudamos a preservar os animais que vivem neles. Vamos começar juntos?

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações