Agosto em Ilhabela: Festivais com muita cultura e gastronomia

02
agosto, 2019
Dicas
535
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Se você é daqueles que acreditam que destino de praia é só pro verão, é melhor começar a repensar seus conceitos. E a gente vai te dar vários motivos pra visitar Ilhabela em pleno inverno.

Praia de Castelhanos - Ilhabela no inverno (foto: Acervo Ilhabela.com.br)

Praia de Castelhanos – Ilhabela no inverno (foto: Acervo Ilhabela.com.br)

Ilhabela é o tipo de destino que tem atrações para o ano todo. E para quem quer fugir do agito da alta temporada de verão, os meses de outono e inverno têm ainda mais vantagens. Pra começar, durante os meses de maio, junho e agosto, a rede hoteleira costuma trabalhar com tarifas bem mais atrativas, e as diárias podem sair com até 50% de desconto.

Se a preocupação é com o frio, pode ficar tranquilo! O clima em Ilhabela é tropical litorâneo úmido, ou que significa que é predominantemente quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C. No inverno, a média é de 20°C, podendo chegar perto dos 30 graus durante os dias de sol e esfriando um pouco à noite, mas dificilmente ficando abaixo dos 18. Dá pra curtir o dia todo nas praias e cachoeiras e, à noite, garantir um sono tranquilo. Ah, e também tende a chover mais no verão do que no inverno, então o céu azul é quase garantido, e ainda dá pra curtir um belo pôr do sol no fim do dia.

Praia de Santa Tereza - Ilhabela

Ainda não se convenceu? Temos mais motivos pra ir para Ilhabela em Agosto: vida cultural e gastronomia farta, sem precisar enfrentar o congestionamento (de carros e pessoas) de cidades turísticas de inverno, como Campos de Jordão. Por aqui dá pra comer bem, apreciar um belo vinho, ouvir música boa, e tudo isso com vista para o mar.

Pra ficar ainda melhor, Agosto em Ilhabela é o mês dos festivais! Tem muita música e artes cênicas com o Festival Vermelhos 2019, e gastronomia pra todos os gostos no Festival da Tainha e Festival do Camarão de Ilhabela. Confira a programação deste ano:

Garanta já sua hospedagem para os eventos de Agosto em Ilhabela. Clique aqui e faça sua cotação online.

Vermelhos 2019 – Música e Artes Cênicas vai de 2 a 18 de agosto

Teatro Vermelhos Ilhabela

Teatro de Vermelhos em Ilhabela (imagem: divulgação / Marco Yamin)

Realizado no belíssimo Centro Cultural Baía dos Vermelhos, Sul de Ilhabela, o Festival é imperdível para quem aprecia boa música e valoriza a cultura. O espaço inclui belos teatros totalmente integrados com a Mata Atlântica, criando uma atmosfera única, e conta com uma extensa programação de concertos, recitais de música erudita, apresentações de dança e a combinação de música popular com orquestra instrumental.

Na programação deste ano, nomes da música erudita como a pianista Cristina Ortiz, o maestro Roberto Minczuk e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo dividem o palco com MPB de Dori Caymmi, Maria Rita, Zélia Duncan, Nelson Ayres e Hamilton de Holanda, entre muitas outras atrações.

Maria Rita em Ilhabela - Festival Vermelhos 2019

A dança e as artes cênicas estão representadas pela São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. E, para fechar com chave de ouro, o festival trará este ano um concerto especial de música eletroacústica a cargo de Flo Menezes, uma experiência desafiadora no ambiente cultural do Litoral Norte.

A maioria das apresentações acontecem no Teatro de Vermelhos e Anfiteatro da Floresta, com ingressos de R$ 80 a R$ 120, com opção de meia entrada. Porém, o evento contará com apresentações gratuitas na Igreja Matriz de Ilhabela (Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso), na Vila – Centro Histórico da cidade.

Confira a programação completa do Vermelhos 2019 clicando aqui.

Festival da Tainha abre os festivais gastronômicos no Sul da ilha

Joãozinho Restaurante e Petiscaria - Praia Grande - Ilhabela

Prato do Joãozinho Restaurante no Festival da Tainha 2018 (foto: Fábio Kafka / Agência Pixelz)

A partir do dia 8 de agosto, Ilhabela deixa de lado o título de Capital da Vela pra se tornar a Capital da Gastronomia, com dois festivais já tradicionais no arquipélago. De 8 a 11, os restaurantes da Praia Grande, sul da ilha, recebem a 10ª edição Festival da Tainha.

Durante o fim de semana, sempre das 14h às 22h, os restaurantes da região preparam pratos especiais com a deliciosa tainha, servidos em frente ao mar. Nada mal, não é?

Praia Grande - Ilhabela (Foto: Fernando Tomanik)

Praia Grande em Ilhabela (Foto: Fernando Tomanik)

Além de muita comida boa, o festival acontece ao som de muita música boa com bandas locais e atrações conhecidas da música popular brasileira. Pela primeira vez, a abertura do evento contará com a Mostra de Dança da Fundaci, no dia 8 de agosto a partir das 19h. A mostra terá apresentações de diversos grupos de dança do arquipélago e da região, tudo para incentivar a dança e valorizar a criação coreográfica e expressiva da nossa região.

Pra completar as atrações, diversas bandas, com destaque para o forró pé de serra do Trio Virgulino (que se apresenta sábado, dia 10) e para a black music da cantora Sandra de Sá, que encerra o festival no domingo, dia 11.

Confira a programação completa do Festival da Tainha clicando aqui.

Festival do Camarão é a atração gastronômica da segunda quinzena de agosto

De 16 a 25 de agosto, é a vez do camarão ganhar o foco da gastronomia em Ilhabela com o Festival do Camarão. Durante a segunda quinzena do mês, os principais restaurantes da cidade preparam pratos diferenciados com camarão e comercializam a preços especiais em seus estabelecimentos.

Festival do Camarão de Ilhabela acontece de 16 a 25 de agosto de 2019

Prato do All Mirante Restaurante no Festival do Camarão 2018 (Foto: Marco Yamin / Fábio Kafka)

Nos fins de semana, de 16 a 18 e 23 a 25 de agosto, acontece a tradicional feira gastronômica na Vila. É quando os restaurantes preparam petiscos de boteco à base do camarão para serem vendidos a preços populares durante o festival, que conta, ainda, com aulas-show com chefs renomados, concursos gastronômicos e degustações.

Tudo isso acompanhado de muita música boa, em um evento que começa às 19h e vai até por volta da meia noite, e atrai sempre grande público para o Centro Histórico de Ilhabela. Aguarde a programação musical, que deve ser divulgada em breve.

Festival do Camarão de Ilhabela - Boteco do Camarão na Vila

Confira todos os detalhes do Festival do Camarão de Ilhabela clicando aqui.

Para os amantes do ecoturismo, Ilhabela recebe 15º Abeta Summit

Também em agosto, Ilhabela vai ser sede do principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA SUMMIT. Evento vai reunir, de 14 a 18 de agosto de 2019, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

Ecoturismo em Ilhabela - Trilha Praia do Gato (foto: Acervo Ilhabela.com.br)

Ecoturismo em Ilhabela – Trilha da Praia do Gato (foto: Acervo Ilhabela.com.br)

Com o tema: “15 anos de Vida Natural”, o Abeta Summit 2019 vai ampliar a diversidade do público presente, incluindo além dos profissionais do segmento, consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral. São esperados cerca de 400 participantes procedentes de diversas partes de Brasil e do exterior.

Saiba mais sobre o congresso abetasummit.com.br ou clicando aqui.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

Responda

aqui da pra colocar mais informações