19
janeiro, 2015
Dicas da Ilha
1509
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Cuidados com o sol, dicas de alimentação e hidratação e outros toques que vão garantir um verão ainda mais divertido nas suas férias em Ilhabela

Dicas de Verão Portal Ilhabela.com.br

O verão está a todo vapor, e as temperaturas têm superado os 35 graus na maioria das cidades do litoral brasileiro. Em tempos de férias escolares, as famílias aproveitam para curtir as belas praias de nosso país, como é o caso da nossa linda Ilhabela, que tem mais de 40 praias, sem contar as diversas cachoeiras disponíveis aos visitantes.

Mas para levar apenas boas lembranças das férias, é preciso tomar alguns cuidados que irão garantir um verão saudável e seguro, especialmente para as crianças. Confira nossas dicas e aproveitem o verão em Ilhabela!

Cuidados com o sol

Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver mais forte, das 10h às 16h (ou até as 17h no horário de verão). Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer, especialmente se estiver com crianças ou idosos. Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra. E lembre-se: use filtro solar, sempre! No verão, é recomendado utilizar protetores solares com fator de proteção (FPS) a partir do 30, e não esqueça de reaplicar a cada duas horas – mesmo sob o guarda-sol, pois os raios solares refletidos na areia podem provocar queimaduras – ou após permanecer algum tempo na água.

Atenção redobrada com bebês

Crianças podem ir à praia a partir do quarto mês de vida, ou depois que tomar as primeiras vacinas, mas deve ficar sempre à sombra. O uso de filtro solar é recomendado apenas a partir do sexto mês, antes disso, eles podem utilizar roupas leves e tecidos com proteção contra raios ultravioleta. Amamente normalmente e, se o bebê usar mamadeira, conserve em isopor e confira antes se o calor não azedou o leite.

Alimentação e hidratação

Prefira uma alimentação leve com frutas e vegetais. Mantenha-se hidratado, bebendo bastante líquido durante todo o dia (recomenda-se um mínimo de 1,5 litro por dia), pois no verão transpiramos mais e precisamos repor esse líquido. Não espere a sede reclamar, abuse de água, água de coco e sucos naturais. Um sorvetinho também vale para refrescar! Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar, pois eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.

O que vestir

Facilite a transpiração utilizando roupas folgadas, de tecidos leves como o algodão e com cores claras. Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino. Também não se esqueça dos óculos escuros, mas atenção: não adianta ser qualquer um, ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que podem causar lesões sérias.

Refresque-se!

Para aliviar mesmo o calor, nada melhor do que um belo banho de mar, piscina ou cachoeira! De acordo com suas possibilidades, procure lavar o rosto, a nuca, os braços e as mãos ao longo do dia. Uma ducha fria também vale.

Fique atento às cachoeiras

Passeios em cachoeiras pedem atenção redobrada! As pedras são escorregarias e sempre há o risco de acidentes com quedas ou afogamento. Você é responsável pela sua segurança e, muitas vezes, pelas pessoas que estão a sua volta. Antes de ir até uma cachoeira que não conhece, verifique a necessidade de acompanhamento de monitores ambientais nas trilhas.

Lembre-se! É preciso ter um cuidado ainda maior com bebês e crianças, pessoas com mais de 65 anos ou portadores de algumas doenças como cardíacos ou hipertensos (pressão alta). Aproveitar o passeio é importante, mas com esses cuidados, com certeza as férias serão ainda mais divertidas e cheias de boas lembranças!

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

Responda

aqui da pra colocar mais informações