21
Oct
2017

Virada Sustentável São Sebastião Ilhabela acontece de 6 a 8 de outubro

05
outubro, 2017
Dicas
173
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Ao longo dos 3 dias de evento, serão mais de 60 atividades gratuitas diferentes acontecendo entre Ilhabela e São Sebastião. Ações incluem rodas de conversa, caminhadas e outras atividades ao ar livre, feiras de economia criativa e colaborativa e muito mais

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, São Sebastião e Ilhabela realizarão, pela primeira vez, a Virada Sustentável, um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. A Virada Sustentável é considerada o maior festival do tema do Brasil e já aconteceu em diversas cidades. Chegou a vez do Litoral Norte se unir em prol de causas comuns.

O evento é uma parceria entre as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, um grupo de voluntários e empresas de diversas atuações agindo em a favor da comunidade e conexão entre as cidades. Neste ano serão apresentados projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais, abordando temas relacionados a resíduos, mobilidade, economia colaborativa e criativa, água, dentre outros.

A abertura acontece logo pela manhã na sexta-feira (dia 6), com solenidade no Instituto Verdescola, em São Sebastião, com apoio do Instituto Conservação Costeira – ICC e atividades da Associação Barreiros, em Ilhabela. São mais de 60 eventos simultâneos preenchendo os 3 dias de evento nas duas cidades, incluindo desde rodas de conversa a atrações musicais.

Acompanhe a programação completa da Virada Sustentável São Sebastião Ilhabela na página oficial da virada no Facebook. É só clicar aqui!

Virada Sustentável São Sebastião Ilhabela - 6, 7 e 8 de outubro de 2017

Rodas de Conversa

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são a base das atividades escolhidas para todas as edições da Virada Sustentável e, particularmente em São Sebastião e Ilhabela, foram eleitos 6 deles para guiarem rodas de conversa durante o evento.

Abertas ao público e realizadas em locais de fácil acesso e em diferentes horários, as rodas de conversa serão abordagens informais orientadas por especialistas atuantes nas áreas em foco e participantes presentes. No formato “aquário”, os convidados farão uma introdução abordando o tema de sua competência e depois, acontecerá uma conversa mediada entre público e convidados, cada um trazendo sua bagagem acerca da discussão.

Confira alguns temas já confirmados:

RODA DE CONVERSA SOBRE ÁGUA e VIDA MARINHA

Dia 07/10, das 11h às 13h, no Circo Burlesco em Ilhabela
Convidados confirmados: Kellen Leite (ICMBIO), Claudio Gonçalves (CEBIMAR), João Carlos Shimada e Aurea Ciotti (CEBIMAR).

RODA DE CONVERSA DE MOBILIDADE:

Dia 07/10, das 14h às 16h, no Circo Burlesco em Ilhabela
Convidados confirmados: Theo Uberischm, Murilo Casagrande (Bike Arte) e Eduardo Melchert (cicloativista de São Sebastião que participou de mobilizações para a construção da ciclovia da cidade e hoje só se locomove dessa forma).

RODA DE CONVERSA SOBRE RESÍDUOS

Dia 07/10, das 17h às 19h, no Circo Burlesco em Ilhabela
Convidados confirmados: Marcos José de Abreu (Coordenador da Revolução dos Baldinhos – Projeto de compostagem urbana em Florianópolis), Victor Hugo Argentino (Morada da Floresta – pioneira na compostagem doméstica no Brasil) e Eduardo Melchert.

RODA DE CONVERSA VIDA E SOCIEDADE NO SÉCULO 21

Dia 08/10 das 11h00 às 13h00 na Rua da Praia em São Sebastião
Convidados confirmados: Priscila Siqueira (jornalista de São Sebastião), Sandra Lourenço (assistente social da Associação de Amparo à Mulher Sebastianense), Dodi Leal (travesti índia-caiçara-branca, doutoranda em Pscicologia social e falará sobre transfeminismo e processos de vilnerabilidade social), Bruno Simões (psicólogo com experiência em grupos reflexivos com homens autuados na Lei Maria da Penha).

RODA DE CONVERSA SOBRE ECONOMIA COLABORATIVA

Dia 08/10, das 14h00 às 16h00, na Rua da Praia em São Sebastião
Convidados confirmados: Nathália Raggi (Socióloga, mestra em Educação e Gerente de Comunidade do Elo7, maior marketplace de produtos criativos da América Latina), Camila Haddad (Administradora, mestre em desenvolvimento sustentável e criadora do Cinese), Xan Paul (criador e desenvolvedor da plataforma Time Baking).

RODA DE CONVERSA SOBRE CENÁRIOS FUTUROS

Dia 08/10, das 17h00 às 19h00, na Rua da Praia em São Sebastião
Convidados confirmados: José Eli da Veiga (professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), colunista do Jornal Valor Econômico, da Página 22 e da Rádio USP), Daniel Jung (Diretor da Fatec de São Sebastião. É consultor ambiental no Litoral Norte de São Paulo. Tem experiência na área de Tecnologia Ambiental com ênfase em Gestão Ambiental Portuária, Licenciamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico e Relação Porto-Cidade), Ricardo de Castro Nascimento, juiz federal, mestre e doutor em políticas públicas, foi presidente da AJUFESP e Beto Francine (membro representante no CONSEMA, ambientalista conhecido no Litoral Norte por sua luta em prol da preservação ambiental).

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações