14
Dec
2017

5 dicas sobre a balsa de Ilhabela

29
dezembro, 2016
Dicas
6951
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Você sabe como a balsa de Ilhabela funciona? Fique ligado que agora a gente vai esclarecer as 5 principais dúvidas sobre ela. Saiba também onde registrar sua reclamação em caso de problemas com a travessia.

O único meio de acesso a Ilhabela é por mar. Diferente de outras ilhas como Florianópolis, em Santa Catarina, não existe ponte que liga o continente à ilha, por isso o principal meio de travessia é a balsa, que sai de São Sebastião e é operada pela Dersa, administrada pelo Governo do Estado de São Paulo. A ideia desse vídeo e desse post é esclarecer as principais dúvidas sobre a balsa. Caso você tenha alguma outra dúvida que não respondemos aqui, mande pra gente! Faremos o possível para esclarecer.

Dúvida número 1 – A balsa funciona o dia todo?

Sim, a balsa funciona 24h por dia. Das 5h30 da manhã até às 23h30 da noite, a saída é de 30 em 30 minutos. Depois desse horário, a travessia é de hora em hora. Claro que se o tempo fechar, isso pode variar. Em dias de muito movimento, como feriados e alta temporada, e dependendo de quantas balsas estiverem em operação, o tempo de espera também varia.

Dúvida número 2 – Quanto tempo leva a travessia?

A travessia entre São Sebastião e Ilhabela leva em torno de uns 20 minutos, podendo variar de acordo com as condições meteorológicas e da maré. E a gente garante que você nem vai ver a hora passar de tão bonito que é o visual da viagem. Dá tempo pra tirar aquela selfie clássica com o mar ao fundo.

Dúvida número 3 – Quem é isento da tarifa da balsa?

Ciclistas e pedestres não pagam nada para usar a balsa. Eles também não pegam fila para atravessar. Já quem tem moto, carro, caminhão, tem sim que pagar uma tarifa que varia conforme o tipo de veículo. Uma dica: em dia útil, o preço é mais barato do que em sábado, domingo e feriado. Para saber mais detalhes sobre os valores, veja aqui nessa página.

Dúvida número 4 – Quem tem embarque preferencial?

Idoso, pessoa com deficiência e motorista com criança de colo acomodada em cadeirinha (desde que estejam só os dois no carro) têm prioridade. Nesse caso, siga as placas ou informe-se sobre a fila de prioridade.

Dúvida número 5 – Tem como driblar as filas?

Sim, dá pra agendar a travessia pelo serviço Hora Marcada, desde que seja feito com até duas horas de antecedência do embarque. É só entrar neste site aqui e fazer o agendamento online. O pagamento é com cartão de crédito e o valor, bem mais caro. É o preço da comodidade. Lembrando que existe um número máximo de agendamentos por balsa, então vale consultar os dias e horários disponíveis com antecedência.

Informações e Reclamações

Em épocas de alta temporada ou feriados, é comum que exista uma fila maior para travessia, devido ao grande número de veículos para entrar na ilha. De qualquer forma, caso você tenha algum problema durante a espera ou travessia de balsa, é importante que entre em contato diretamente com a Dersa, para que eles possam registrar a reclamação e providenciar melhorias para os usuários. Veja aqui quais são os canais oficiais de contato da Dersa:

E-mail: ouvidoria@dersa.sp.gov.br
Telefone: 0800 72 66 300
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para acompanhar as informações da travessia da balsa de Ilhabela, visite esta página aqui e acompanhe as câmeras online e Twitter oficial da Dersa.

Tem outras dúvidas sobre a balsa? Deixe um comentário aí que a gente responde. Ah, e não vai esquecer de se inscrever no nosso canal no Youtube e ver os outros vídeos.

  • Katia

    disse:
    14 de setembro de 2017

    Olá, vou conhecer Ilhabela dia 08/10, domingo, e quero saber como é a travessia em um domingo normal, sem ser feriado?

    • Cristina

      disse:
      15 de setembro de 2017

      Olá Katia, tudo bem? Em geral, existe um horário de pico na balsa, por conta do horário de check-out da maioria das pousadas (que é entre meio dia e 14h em geral), então o início da tarde costuma ser mais cheia a travessia. Porém, depende do fim de semana, se tem eventos na ilha, por exemplo. Nossa sugestão é que dê uma olhadinha em nossa página de eventos – http://www.ilhabela.com.br/eventos – para saber se há algo especial no fim de semana que você vier e sempre acompanhar nossa página de balsa – http://www.ilhabela.com.br/balsa com as condições da travessia. Um abraço e boa viagem!

  • Henrique M R de Freitas

    disse:
    26 de outubro de 2017

    como estaciono no continente para ir à pé até a ilha? bem pertinho da balsa sao sebastiao?

    • Cristina

      disse:
      26 de outubro de 2017

      Oi Henrique, tudo bem? Existem vagas públicas, na Rua da Praia, em São Sebastião, que fica bem próxima à balsa, ou você pode optar por estacionamentos disponíveis na região. Ao chegar próximo à balsa já será possível identificar alguns. Boa viagem!

  • Jean Carlo

    disse:
    4 de novembro de 2017

    Olá , bom dia , pretendo atravessar de moto e gostaria de saber se tem um acesso especial ( como a Santos Guarujá) ou se entra na fila se carros ? Obrigado

    • Cristina

      disse:
      6 de novembro de 2017

      Bom dia, Jean! As motos têm uma cabine especial para pagamento – veja valores em http://www.ilhabela.com.br/balsa – e não pegam fila junto com os carros, passam na frente. Boa viagem!

  • J Oliveira

    disse:
    13 de novembro de 2017

    Olá,

    Existe alguma mudança na travessia caso o tempo não esteja bom?

    • Cristina

      disse:
      13 de novembro de 2017

      Olá Jessica, tudo bem? A balsa só para de funcionar caso os ventos estejam muito fortes e não tenha condições de realizar uma travessia segura. Fora isso, funciona normalmente com chuva e ventos fracos. Nossa sugestão é sempre dar uma olhada na meteorologia e no site da Dersa antes de realizar a travessia. Um abraço!

  • Anny Giovanini

    disse:
    13 de novembro de 2017

    Olá boa tarde o valor pago na travessia vale para ida e volta? Ou tu paga para entrar e para sair da ilha? Qual o valor atual para o mês de Dezembro?
    Desde já obrigada!

    • Cristina

      disse:
      13 de novembro de 2017

      Olá Anny, tudo bem? Dá uma olhadinha na página http://www.ilhabela.com.br/balsa, lá tem a tabela atualizada de preços de entrada na ilha (de acordo com o dia da semana e tipo de veículo). Na saída da ilha é pago um valor único para todos, de R$ 7,50, que corresponde à taxa de preservação ambiental. Um abraço e boa viagem!

  • Letícia Garbin Ribeiro da Silva

    disse:
    20 de novembro de 2017

    Olá! Gostaria de saber o quão próximo a Rodoviária de São Sebastião é da balsa. Dá pra ir caminhando?

    • Cristina

      disse:
      20 de novembro de 2017

      Oi Letícia, tudo bem? Os ônibus que vêm para São Sebastião param na Balsa também, além da rodoviária, pois sabem que muitos passageiros vão para Ilhabela. Nesse caso, você terá que andar poucos metros para ter acesso do ônibus à balsa e vice-versa 😉

  • Aline

    disse:
    21 de novembro de 2017

    Olá, gostaria de saber se pedestre pode atravessar? E qual o preço?

    • Cristina

      disse:
      21 de novembro de 2017

      Oi Aline, bom dia! Sim, há uma área específica para embarque de pedestres na balsa, e não há cobrança de taxa nesse caso, nem é preciso pegar fila. 😉

  • esli

    disse:
    21 de novembro de 2017

    olá boa noite.

    Estou indo passar final e ano em ilha bela, tire uma duvida, fazendo o pagamento da travessia de são seba para ilha bela uma unica vez posso fazer a travessia para são sebastião e voltar no mesmo dia pagamento uma unica vez ou tenho que pagar novamente para voltar para ilha no mesmo dia.

    obrigado

    • Cristina

      disse:
      21 de novembro de 2017

      Oi Esli, tudo bem? O pagamento da balsa funciona em sistema parecido com os de pedágios, ou seja, paga cada vez que passa. A única diferença é que para entrar na ilha é o valor de tarifa da Dersa (veja na tabela da página http://www.ilhabela.com.br/balsa de acordo com cada veículo) e para sair da ilha é uma taxa única de preservação ambiental, no valor de 7,50 para qualquer tipo de veículo. Se atravessar mais de uma vez no mesmo dia, pagará quantas vezes utilizar. Um abraço e boa viagem!

  • Ricardo Barbosa Constante

    disse:
    28 de novembro de 2017

    Boa tarde…vou pra Ilha na primeira quinzena de dezembro e gostaria de saber se haverá rodizio de veículos como me informara….obrigado

    • Cristina

      disse:
      28 de novembro de 2017

      Olá Ricardo, tudo bem? A questão do rodízio de veículos estava sendo proposta por vereadores de Ilhabela, mas a prefeitura já garantiu que NÃO haverá rodízio de veículos. Pode ficar tranquilo! Qualquer novidade, avisamos por aqui! 😉 Boa viagem!

  • Ricardo Barbosa Constante

    disse:
    28 de novembro de 2017

    ok…muito obrigado e bom final de semana….fiquem com Deus

  • Caio

    disse:
    4 de dezembro de 2017

    Pedestres não pagam mesmo, nem mesmo em alta temporada como fim de ano? Outra coisa, é possível pegar o transporte UBER tranquilamente ao sair da balsa chegando em ilha bela?

    • Cristina

      disse:
      4 de dezembro de 2017

      Oi Caio, tudo bem? Para pedestres e ciclistas não há tarifa na balsa, em nenhuma época, pode ficar tranquilo. Quanto ao UBER, ainda não temos esse meio de transporte na região, mas saindo da balsa existe um ponto de taxi regular com o qual você poderá contar para o seu transporte. Um abraço e boa viagem!

  • roberto

    disse:
    4 de dezembro de 2017

    Boa noite
    Preciso estar em sao sebastiao as 4:30 dama ha e queria saber qual balsa devo pegar.
    Desde ja grato

    • Cristina

      disse:
      5 de dezembro de 2017

      Olá Roberto! Você precisa atravessar de Ilhabela para São Sebastião? Nesse caso, como as balsas circulam com intervalos de 1h em 1h na madrugada, você precisará pegar a balsa das 3h30 para conseguir estar em São Sebastião às 4h30. Veja mais informações na nossa página da Balsa: http://www.ilhabela.com.br/balsa/ . Um abraço!

aqui da pra colocar mais informações