5 dicas sobre a balsa de Ilhabela

29
dezembro, 2016
Dicas
3059
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Você sabe como a balsa de Ilhabela funciona? Fique ligado que agora a gente vai esclarecer as 5 principais dúvidas sobre ela. Saiba também onde registrar sua reclamação em caso de problemas com a travessia.

O único meio de acesso a Ilhabela é por mar. Diferente de outras ilhas como Florianópolis, em Santa Catarina, não existe ponte que liga o continente à ilha, por isso o principal meio de travessia é a balsa, que sai de São Sebastião e é operada pela Dersa, administrada pelo Governo do Estado de São Paulo. A ideia desse vídeo e desse post é esclarecer as principais dúvidas sobre a balsa. Caso você tenha alguma outra dúvida que não respondemos aqui, mande pra gente! Faremos o possível para esclarecer.

Dúvida número 1 – A balsa funciona o dia todo?

Sim, a balsa funciona 24h por dia. Das 5h30 da manhã até às 23h30 da noite, a saída é de 30 em 30 minutos. Depois desse horário, a travessia é de hora em hora. Claro que se o tempo fechar, isso pode variar. Em dias de muito movimento, como feriados e alta temporada, e dependendo de quantas balsas estiverem em operação, o tempo de espera também varia.

Dúvida número 2 – Quanto tempo leva a travessia?

A travessia entre São Sebastião e Ilhabela leva em torno de uns 20 minutos, podendo variar de acordo com as condições meteorológicas e da maré. E a gente garante que você nem vai ver a hora passar de tão bonito que é o visual da viagem. Dá tempo pra tirar aquela selfie clássica com o mar ao fundo.

Dúvida número 3 – Quem é isento da tarifa da balsa?

Ciclistas e pedestres não pagam nada para usar a balsa. Eles também não pegam fila para atravessar. Já quem tem moto, carro, caminhão, tem sim que pagar uma tarifa que varia conforme o tipo de veículo. Uma dica: em dia útil, o preço é mais barato do que em sábado, domingo e feriado. Para saber mais detalhes sobre os valores, veja aqui nessa página.

Dúvida número 4 – Quem tem embarque preferencial?

Idoso, pessoa com deficiência e motorista com criança de colo acomodada em cadeirinha (desde que estejam só os dois no carro) têm prioridade. Nesse caso, siga as placas ou informe-se sobre a fila de prioridade.

Dúvida número 5 – Tem como driblar as filas?

Sim, dá pra agendar a travessia pelo serviço Hora Marcada, desde que seja feito com até duas horas de antecedência do embarque. É só entrar neste site aqui e fazer o agendamento online. O pagamento é com cartão de crédito e o valor, bem mais caro. É o preço da comodidade. Lembrando que existe um número máximo de agendamentos por balsa, então vale consultar os dias e horários disponíveis com antecedência.

Informações e Reclamações

Em épocas de alta temporada ou feriados, é comum que exista uma fila maior para travessia, devido ao grande número de veículos para entrar na ilha. De qualquer forma, caso você tenha algum problema durante a espera ou travessia de balsa, é importante que entre em contato diretamente com a Dersa, para que eles possam registrar a reclamação e providenciar melhorias para os usuários. Veja aqui quais são os canais oficiais de contato da Dersa:

E-mail: [email protected]
Telefone: 0800 72 66 300
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para acompanhar as informações da travessia da balsa de Ilhabela, visite esta página aqui e acompanhe as câmeras online e Twitter oficial da Dersa.

Tem outras dúvidas sobre a balsa? Deixe um comentário aí que a gente responde. Ah, e não vai esquecer de se inscrever no nosso canal no Youtube e ver os outros vídeos.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações