Entrevista: Chef Tonhão, um ícone da gastronomia de Ilhabela

21
fevereiro, 2020
Dicas
2822
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Conheça a trajetória do Chef Tonhão, que conquistou Ilhabela com sua simpatia e talento na gastronomia.

Por Mychelle Pavão*

Tonhão é aquele tipo de pessoa que todos em Ilhabela já (ao menos) ouviram falar, sejam locais mais antigos, quem acabou de chegar ou turistas de passagem. E, o melhor, são sempre elogios. Ele é o responsável, há anos, pela famosa paella do Festival do Camarão e assina o cardápio de vários restaurantes em Ilhabela.

Mychelle Pavão / Mycka Vegana entrevista Chef Tonhão de Ilhabela para o Ilhabela.com.br

Uma personalidade dessas merece todo destaque, por isso, fomos bater um papo com o Chef Tonhão em seu novíssimo restaurante, o Île Bistrot, para contar um pouco mais da história, dos sonhos e das conquistas dessa personalidade tão querida por todos nós.

Conheça a história de Tonhão e como ele entrou no mundo da gastronomia

Antônio Santos Ferreira, mais conhecido como Tonhão, nasceu em Ibirataia, na Bahia. Viajou para Ilhabela com 16 anos para conquistar seu sonho na gastronomia e logo, aos 24 anos, se tornou o Chef Tonhão. Nesses anos, Tonhão foi responsável pela cozinha e gestão de restaurantes como o Ilha Deck (em Ilhabela) e Abricó (em São Sebastião).

Mychelle Pavão / Mycka Vegana entrevista Chef Tonhão de Ilhabela para o Ilhabela.com.br

Mas não parou por aí! O chef viajou para a França, onde morou e estudou por mais de 12 anos e fez cursos com grandes ícones como o chef catalão Ferran Adriá. Foi discípulo do renomado Alain Ducasse e estagiou em grandes restaurantes, como o El Bulli, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo.

Atualmente, Tonhão comanda a cozinha do Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara, tem seu nome no Atelier do Tonhão, no Saco da Capela, e é sócio no mais novo Île Bistrot, na Praia do Veloso, todos em Ilhabela.

Chef Tonhão comanda a cozinha do Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara em Ilhabela

A personalidade do Tonhão em cardápios de restaurantes por toda a ilha

Em comum, os três restaurantes – Atelier do Tonhão, Espaço Tangará e Île Bistrot – têm a cozinha mediterrânea, contemporânea, com influência caiçara. Mas cada um tem uma identidade única, e o chef contou um pouco pra gente sobre eles.

Atelier do Tonhão em Ilhabela

Prato do Atelier do Tonhão, no Saco da Capela

Atelier do Tonhão em Ilhabela

Prato do Atelier do Tonhão, no Saco da Capela

No Atelier do Tonhão, que leva seu nome, o chef tem uma liberdade de criação maior, o que possibilita alterações no menu ou em pratos na hora, de acordo com ingredientes e pedido dos clientes. Além de restaurante, o Atelier trabalha com buffet para casamentos, festas e eventos em geral, com equipe completa de garçons, cozinha e barman.

Buffet para casamentos - Atelier do Tonhão em Ilhabela

Buffet para casamentos - Atelier do Tonhão em Ilhabela

Com cardápio customizado de acordo com a ocasião, atendem Ilhabela e todo o Litoral Norte, inclusive em São Paulo. Lá, Tonhão também presta consultoria para restaurantes auxiliando em tarefas como organização de estoque, ficha técnica de pratos e criação de cardápio, ministrando, ainda, treinamento para equipes.

Espaço para casamentos no Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara em Ilhabela

Espaço para Casamentos no Tangará, na Praia do Jabaquara

Já o Espaço Tangará atende um público diferente, com pratos maiores para serem compartilhados por famílias e grupos grandes. Isso sem falar que estão na Praia de Jabaquara, uma das belas de Ilhabela, com estrutura para refeições pé na areia e serviço de praia com drinks deliciosos para acompanhar.

Bruschettas - Chef Tonhão comanda a cozinha do Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara em Ilhabela

Bruschettas do Espaço Tangará

O carro-chefe de Tonhão é, sem dúvida, sua famosa Paella Valenciana, que muitos já conhecem (e todos deveriam conhecer). Vários veículos de imprensa já entrevistaram o chef em busca da receita de sua Paella perfeita, mas não adianta, só ele chega no mesmo resultado, vale conferir!

Paella Valenciada do Chef Tonhão - Ilhabela

Ela é realizada periodicamente e divulgada com antecedência nas redes sociais do chef. Mais que uma refeição, é um show à parte – feita ao vivo, é vendida a um valor único por pessoa com mesa de antepastos à vontade. Fique de olho na agenda!

Conheça o Île Bistrot, a novidade do chef Tonhão em Ilhabela

Localizado dentro do resort Casa di Sirena, recém-inaugurado na Praia do Veloso, Sul de Ilhabela, o O Île Bistrot tem um conceito diferenciado. Os pratos mais requintados e individuais levam ingredientes como lagosta, filé de costela, entre outros.

Camarão ao molho branco com massa folhada, do Chef Tonhão para o Île Bistrot em Ilhabela

No local, há um deck na piscina, servindo opções mais leves como saladinhas no bowl, lanches e etc. No café da manhã, são mais de 80 itens com produção caseira, opções sem glúten, sem lactose e funcionais.

Opções veganas sempre presentes nos cardápios do chef

Nos três restaurantes comandados por Tonhão, as opções veganas têm a carne de jaca como carro-chefe, presente em diferentes receitas e preparos. No Tangará e no Atelier do Tonhão, tem espaguete de abobrinha, que também já provamos e é um sucesso!

Carne de jaca - Prato Vegano do Île Bistrot em Ilhabela - Chef Tonhão

Prato vegano do Île Bistrot com carne de jaca

Durante nosso bate-papo no Île Bistrô, o chef nos ofereceu um prato com carne de jaca (de fornecedor local) com tofu defumado (orgânico e não transgênico), temperada na medida, com um sabor para nunca mais esquecer. Para acompanhar, uma trouxinha de acelga com legumes salteados, elaborada na hora por ele, com coração de alcachofra que eu particularmente amo tanto.

Trouxinha de acelga com legumes salteados e coração de alcachofra - Prato Vegano do Île Bistrot em Ilhabela - Chef Tonhão

Trouxinha de acelga com legumes salteados no Île Bistrot

O mais bacana é que o chef está aberto a mudanças e atende a todas as necessidades ou restrições alimentares de todos os clientes. É ou não é um querido?

O que inspira o chef Tonhão a cozinhar e se dedicar a restaurantes em Ilhabela?

Quando Tonhão coloca algo na cabeça, não tem como dar errado. Em nosso bate-papo, ele contou que, ainda muito novo, colocou na cabeça que trabalharia do restaurante Ilha Deck. E assim foi! Lá, começou como barman e, aos poucos, foi assumindo outras posições.

A Ilha se tornou o porto seguro de Tonhão, onde conheceu sócios tão queridos quanto ele e tudo fluiu como sempre sonhou. Não é pra menos que o chef nos passa uma sensação de plenitude e dever cumprido por estar aqui, ser acolhido pela ilha e nos acolher com tanto carinho.

Mychelle Pavão / Mycka Vegana entrevista Chef Tonhão de Ilhabela para o Ilhabela.com.br

Por onde ele passa, conquista o sucesso na cozinha e no coração da gente. Pela sua simpatia, talento e atenção, tudo que Tonhão prepara está sempre impecável. Com certeza, ele não para por aí, e estamos na torcida!

Obrigada por tudo chef Tonhão e equipe, vocês merecem todo esse sucesso, hoje e sempre!

Serviço:

Atelier do Tonhão @atelierdotonhao
Telefone: (12) 99112-7972
Av. Pedro de Paula Moraes, 690 – Saco da Capela
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 16h30 às 23h30
Sábados e domingos, das 13h às 23h30

Île Bistrô @ilebistrot
Telefone: (12) 99667-0411
Av. José Pacheco do nascimento 8500 – Praia do Veloso
Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 7h30 às 23h, sendo das 7h30 às 10h30 para o café da manhã, até as 18h para almoço e, depois, para o jantar.

Espaço Tangará @tangarailhabela
Telefone: (11) 99172-9929
Av Eng. Martinho Storace, 12717 – Praia do Jabaquara
Horário de funcionamento:
Diariamente, das 10h às 18h. O Espaço também pode ser alugado para casamentos e eventos.

Mychelle Pavão é diretora da cozinha @myckavegana e fundadora do núcleo da Sociedade Vegetariana Brasileira de Ilhabela. É também colunista do Ilhabela.com.br e traz suas dicas pros nossos leitores! Veja mais posts da Mychelle aqui.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

Responda

aqui da pra colocar mais informações