Atleta Performance – Leon, Escalada

14
novembro, 2019
Esportes
99
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Conheça Leon, o atleta Performance de Escalada que cresceu em Ilhabela, explorando sua natureza trilhas

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

A escalada tem muitas categorias, desde a escalada em Boulder, uma escalada mais baixa, sem proteção; à de Alta Montanha.

Leon nosso atleta na modalidade, tem 30 anos, e cresceu aqui em Ilhabela (veio com 6 anos de idade) onde, na sua infância inteira e adolescência, pôde ter contato com a natureza e o meio da aventura, explorando cachoeiras e andando de bicicleta pela mata da ilha. Com 16 anos, foi chamado para completar uma equipe de revezamento do X-Terra (Triathlon em trilha) e concluiu a parte de Mountain bike, conquistando o oitavo lugar.

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

Depois desse primeiro contato com o esporte competitivo, começou a treinar e manteve a prática da Mountain Bike, usando a corrida para desenvolver maior condicionamento físico, e acabou se apaixonando pela nova modalidade, Corrida de Montanha (Trail Run).

Correu dos 17 aos 22 anos participando das competições, onde o maior destaque foi a prova de 50km de Ilhabela, correndo a trilha de Castelhanos, ida e volta, conquistando o terceiro lugar, em sua categoria.

A experiência internacional do atleta

Ainda com 22 anos, foi para Nova Zelândia, onde morou por um ano, e teve seu primeiro contato real com a escalada. Já havia feito o básico em academia, mas fez trilhas pelas montanhas por lá e acabou conhecendo um grupo de escaladores, que o levaram a se apaixonar pela escalada. Foi então que surgiu a oportunidade de ir para a Ásia, especificamente na Tailândia, fazer um curso de escalada.

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

Algum tempo depois, morou por 8 meses na Irlanda e frequentou uma academia de escalada, já que lá a chuva é constante, e pôde treinar 4 horas por dia, adquirindo maior técnica.

Conheça as 3 expedições mais memoráveis de Leon

A primeira foi quando subiu até o acampamento base do Monte Everest, em um percurso de 8 dias para ir e 4 dias para voltar, com ar rarefeito, temperatura de -20 graus, tudo isso solitário.

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

A segunda, Agulha do Diabo, no Estado do Rio de Janeiro, foi mais técnica e mais difícil. Por fim, o Monte Elbrus, maior montanha da Europa, na Rússia, onde o clima muda de forma radical sem muita previsão (varia de -20 graus para -50 graus rapidamente), onde subiu solitário os 5.642 metros de montanha.

No Brasil, a Agulha do Diabo e o Dedo de Deus, ambos em Teresópolis (RJ), são montanhas bem imponentes que já escalou.

Os treinos de escalada em Ilhabela

Leon montou uma parede artificial em seu espaço, para praticar escalada em Ilhabela, e apresentou o esporte a clientes e amigos. A escalada é um esporte social e divertido, e foi conquistando a comunidade local. Hoje, o atleta tem um grupo de mais de 20 pessoas que escalam e frequentam o local, toda semana.

Parede de Escalada em Ilhabela - Leon, atleta Performance

A escalada é uma modalidade sazonal, portanto, em épocas de chuva e muito calor, não há muita prática outdoor. É no inverno, pelo clima mais fresco e seco, que se concretizam as maiores expedições.

Seu treinamento atual é realizado 6 vezes por semana, sendo 4 vezes em academia indoor, uma vez por semana com Finger Board (equipamento para treinar o encaixe dos dedos, se sustentando através deles) e 1 vez por semana escalada em parede artificial ou na rocha.

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

Leon deseja, em 2020, escalar o Aconcágua, a montanha mais alta da América do Sul, em solitário.

Nós da família Performance, estamos na captação de patrocínio para levá-lo em busca desta conquista. Quer apoiar? Entre em contato com a gente e veja como!

Leon - Atleta Escalada - Performance Ilhabela

Estamos juntos Leon!

Acompanhe os treinos, competições e entrevistas pelo nosso Instagram @performanceilhabela.

aqui da pra colocar mais informações