20
Aug
2018
23
julho, 2018
Mycka Vegana
230
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Soja em grãos, crua, cozida ou tofu? Veja qual é a melhor maneira para consumir soja e absorver seus nutrientes. E mais, conheça o melhor tofu de Ilhabela

Por Mychelle Pavão*

A soja é um grão rico em proteínas que auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.

O edamame é a soja com os grãos ainda imaturos (vende-se congelado, aqui em Ilhabela encontra-se no empório do Brasa). É interessante para a saúde por ser rico em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas.

Soja amarela crua e cozida

Principais nutrientes da soja

Nutrientes (100 gramas de grão)
Soja amarela crua -100 g (uma porção)
Soja amarela cozida -100g (uma porção)
Calorias
446 kcal
173 kcal
Proteínas
36,49g
16,64g

Quantidade recomendada de soja por dia

A recomendação do Ministério da Saúde é consumir uma quantidade diária máxima de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas. Também é interessante não comer o alimento diariamente, procure restringir o consumo para três vezes por semana, devido à alta quantidade de isoflavonas que, por terem efeito semelhante ao hormônio feminino, podem causar problemas quando ingeridas em excesso. A orientação vale tanto para homens quanto para mulheres.

Como consumir a soja

Tofu @a.Vegana da UAI Tofu

A melhor maneira de ingerir o alimento é como tofu, pois dessa forma os nutrientes da soja serão mais bem absorvidos pelo organismo. O tofu é feito a partir da coalhada do leite de soja. Não contém colesterol e possui muitos aminoácidos essenciais, além de ser versátil na cozinha, podendo ser usado para doces e salgados.

Em Ilhabela, é possível encontrar o tofu da A.Vegana, que é da UAI Tofu. Produto saboroso, de agricultura familiar, de soja não transgênica e orgânico.

Os temperos usados por eles tornam o produto especial e já pronto para o consumo – diferente de quando compramos tofu e ele vem neutro e sem gracinha (risos). A consistência é firme, embalagem segura e o preço é justo, por todos os infinitos benefícios que ele oferece. Possuem para a venda o tofu convencional e o defumado (meu favorito).

Receitas com Tofu

Receitas com Tofu

Há inúmeras receitas com tofu, como: ricota de tofu, recheio para salgados, mexidos, iogurte, ganaches, cremes, shakes proteicos pós-treino. O instagram da @a.vegana possui inúmeras receitas com ele, bem como o @myckavegana, que compartilha uma receita vegana por dia, muitas delas com o tofu deles.

Use sua criatividade e coloque saúde a mesa. Seu corpo e o planeta agradecem!

Mychelle Pavão é diretora da cozinha @myckavegana e fundadora do núcleo da Sociedade Vegetariana Brasileira de Ilhabela. É também colunista do Ilhabela.com.br e traz suas dicas pros nossos leitores!

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações