Redes sociais

pt Portuguese
píer da Vila - Centro Histórico de Ilhabela

Ilhabela volta a exigir uso de máscaras ao ar livre e decide sobre Réveillon e Carnaval

Desde o final de novembro, não era mais necessário uso de máscaras em locais abertos em Ilhabela, mas a Prefeitura voltou atrás e, por precaução, voltou a exigir o uso das máscaras mesmo ao ar livre. Réveillon terá queima de fogos sem os tradicionais shows musicais, carnaval está cancelado.

No dia 19 de novembro, a Prefeitura de Ilhabela publicou o decreto 8.879, assinado pelo prefeito Toninho Colucci, que mantinha a obrigatoriedade do uso de máscaras somente em ambientes fechados, repartições públicas, transportes públicos e em eventos ao ar livre com aglomeração de pessoas. Porém, no dia 22 de e dezembro, o município voltou atrás da decisão e voltou a exigir a utilização de máscaras ao ar livre em Ilhabela, pelo decreto 8916/2021.

Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a solicitar dos frequentadores, quando do ingresso em seus espaços, a comprovação do esquema vacinal completo mediante a apresentação do comprovante de vacinação impresso ou da carteira de vacinação digital. A solicitação também se aplica para o ingresso em repartições públicas, casamentos, eventos desportivos, educacionais e culturais.

A medida se dá em função do aparecimento da variante Ômicron, o recente surto do vírus Influenza A H3N2, ou gripe H3N2, que já chegou a estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia, além do alto fluxo de pessoas nas festividades de fim de ano em Ilhabela.

Atualmente, Ilhabela alcança a marca de 98% de vacinados com a primeira dose, sendo que desses vacinados com a primeira dose, 95% já tomaram a 2ª dose e 18% a 3ª dose. Estes dados são baseados nos dados da Vigilância Epidemiológica que registra a população vacinável na cidade.

Réveillon em Ilhabela

Ilhabela Queima de Fogos - Praia do Perequê - Réveillon Ardhentia Shopping

O fim de ano em Ilhabela terá a tradicional queima de fogos, porém, a Prefeitura de Ilhabela cancelou todos os shows ou eventos musicais que estavam programados para este final de ano na cidade e poderiam gerar aglomeração.

A queima de fogos sem estampido está mantida na virada do ano em quatro pontos da cidade: Vila, Perequê, Praia Grande e Portinho.

As regras sanitárias continuam sendo mantidas, ou seja, em locais com aglomeração será exigido o uso de máscara. O passaporte vacinal precisa ser apresentado para acessar os comércios da cidade, bem como as repartições públicas. A Prefeitura ainda estuda a possibilidade de retornar no final do ano com o controle de acesso ao município, exigindo na entrada da balsa a carteira de vacinação com duas doses ou o teste RT-PCR. Tudo vai depender dos dados epidemiológicos na ocasião.

Carnaval 2022

A Prefeitura de Ilhabela informou que os desfiles das escolas de samba e blocos de rua nos dias de carnaval 2022 não irão acontecer, bem como não será montada arquibancada na Vila, evitando atividades que gerem aglomerações. A decisão segue a tendência das cidades vizinhas, que já anunciaram a suspensão do evento.

Cruzeiros voltam a Ilhabela

temporada-cruzeiros-comeca-em-ilhabela

Depois de um ano e nove meses sem receber navios de cruzeiro por conta da pandemia, Ilhabela recebeu no início de novembro o primeiro navio da temporada. Até abril, são esperadas 37 paradas de navios de diversos locais do país e do mundo. O número é o menor já registrado nos últimos cinco anos, mas mostra uma retomada no turismo e na economia na cidade. Em 2019, antes da pandemia, a cidade recebeu 59 paradas e em 2018 foram 64 paradas. O segmento deve movimentar R$ 80 milhões na economia local, segundo expectativa da prefeitura.

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X