Redes sociais

Alt da imagem

Fim de ano em Ilhabela – Veja como está o funcionamento do destino turístico com a pandemia

Réveillon 2020/2021 - Fim de ano em Ilhabela – Veja como está o funcionamento do destino turístico com a pandemia

Fim de ano em Ilhabela – Veja como está o funcionamento do destino turístico com a pandemia

Diferente dos outros anos, em 2020 não haverá festas e queima de fogos públicas nas praias. Veja regras para eventos e informações sobre o funcionamento da balsa, que segue liberada para turistas.

Muitos turistas têm perguntado sobre o fim de ano em Ilhabela. Tradicionalmente, o Réveillon na ilha é uma época de muitas festividades, mas o ano de pandemia de coronavírus pede uma nova postura. Por isso, a Prefeitura de Ilhabela informou que cancelou os eventos e festas de fim de ano com shows e queimas de fogos públicas nas praias, previstos no Calendário Oficial de eventos do município.

Além disso, o município também informou que não emitirá alvará de autorização para eventos em área pública. Os eventos sociais privados serão permitidos apenas em espaços que têm alvará de funcionamento padrão, desde que respeitem os protocolos sanitários, incluindo a ocupação de 40%, com lugares marcados nas mesas e sem pista de dança. O município irá reforçar a fiscalização e orientação com relação aos protocolos sanitários.

Balsa segue liberada para acesso de turistas - Balsa Ilhabela

Balsa segue liberada para acesso de turistas

Muitos estão falando em um novo fechamento da balsa por conta do aumento dos números de COVID-19 no Estado de São Paulo. De março a julho, a travessia ficou restrita a serviços essenciais e moradores com situações emergenciais (como contamos nesta outra matéria). Porém, a Prefeitura descartou um novo fechamento da balsa e ela permanece aberta aos turistas.

A novidade é apenas para pedestres: a travessia de pedestres foi limitada a 70% da capacidade das embarcações, para manter o distanciamento adequado, e foi instalada uma barreira sanitária, com aferição da temperatura e orientações de prevenção.

Balsa Ilhabela: travessia de pedestres foi limitada a 70% da capacidade das embarcações

Balsa para pedestres tem capacidade limitada a 70% de ocupação. Pedestres precisam passar por barreira sanitária para entrar na ilha.

O que muda em Ilhabela com as novas regras

Entenda como está funcionando Ilhabela, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, com as novas regras estaduais.

  • Restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, quiosques e similares poderão ficar abertos até meia noite, devendo encerrar também o sistema de delivery (entrega) e drive thru (retirada). Mantendo o distanciamento de mesas e os protocolos de higienização.
  • Hotéis, pousadas e outras estabelecimentos de caráter turístico corporativo e de moradia (como casas de aluguel de temporada) estão autorizados sem restrição de capacidade, desde que observadas as regras e protocolos previstos na legislação.
  • Não há restrição de acesso à balsa, apenas barreira sanitária para pedestres, com controle de temperatura e orientações de prevenção ao COVID-19. A única proibição é para a entrada de ônibus e vans de excursões, que seguem impedidos de entrar em Ilhabela.
  • As praias de Ilhabela estão abertas a visitação e sem restrições de acesso, porém, a orientação é de que os turistas mantenham o distanciamento e cuide da higiene, lavando bem as mãos e utilizando álcool gel. A única restrição de acesso é para as atrações do Parque Estadual de Ilhabela, que inclui trilhas, cachoeiras e duas praias – Castelhanos e Bonete (para quem vai de trilha). Clique aqui para ver como funciona o agendamento para essas atrações, é bem simples e gratuito.
Praia de Castelhanos (Imagem: Marco Yamin)

Praia de Castelhanos (Imagem: Marco Yamin)

Dados Covid em Ilhabela

Até o momento, Ilhabela tem 2.784 casos confirmados para COVID-19. Destes, 2.557 já estão recuperados. O município tem a menor taxa de letalidade do Litoral Norte, com apenas 14 mortes desde o início da pandemia.

Apesar dos dados positivos, há um crescente número de pessoas circulando na cidade que não seguem os protocolos básicos: distanciamento, uso de máscaras, lavagem constante das mãos ou uso de álcool gel. Por isso, pedimos atenção a todos que visitam a ilha.

Com o aumento recente dos números, um hospital de campanha está sendo montado em frente ao Hospital Mário Covas para o reforço no atendimento. A estrutura será utilizada para atender pacientes com outras demandas de saúde, mantendo o hospital como referência e com mais leitos livres para pacientes com a Covid-19.

Ilhabela está construindo hospital de campanha para desafogar atendimento ao Covid-19 no Hospital Mário Covas

Ilhabela está construindo hospital de campanha para desafogar atendimento ao Covid-19 no Hospital Mário Covas

Continue acompanhando nossa página de Notícias e nossas redes sociais para saber mais informações sobre turismo em Ilhabela. No Facebook Ilhabela Capital da Vela, e no Instagram @portalilhabela.

Comentários

  • JEAN

    Está liberado camping para acampamento com barraca

    31 de dezembro de 2020
  • Lais

    Gostaria de saber se ja exoste uma definiçao sobre a epoca do carnaval. Há possibilidade de fechar para turismo em hoteis?

    19 de janeiro de 2021
  • Douglas

    Ola estamos querendo visitar ilhabela no final do mes sabe se estara liberada as praias e restaurantes ? 29/01 a 31/01 ? Muito Obrigado

    21 de janeiro de 2021
  • Greice Pavani

    Bom dia,estou pretendendo conhecer a ilha com minha família do dia 29/01 a 05/02 as praias e cachoeiras estão liberadas para turistas??

    22 de janeiro de 2021

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X