
Porque você deve praticar agachamento todos os dias em sua quarentena
Aproveite a quarentena do coronavírus para cuidar da saúde. A Performance Ilhabela ensina a fazer corretamente o agachamento, um dos principais exercícios da musculação
Por Rodrigo Lara, Performance Ilhabela
O agachamento livre é um dos principais exercícios da musculação, e eu, Rodrigo Lara, CEO e Personal Trainer da Performance Ilhabela, vou ensinar a você como executar o exercício corretamente em sua própria casa, além de revelar seus inúmeros benefícios.
Sim, o agachamento livre é um exercício que deve estar em seus treinos, caso você não tenha nenhuma patologia que impeça sua execução com segurança. É o movimento ideal para o fortalecimento de membros inferiores, além de ter outras funções muito importantes no anabolismo de uma forma geral.
O movimento consiste em uma flexão completa dos joelhos e das ancas. Se assim o fizerem, esperem ter glúteos “elevados”, coxas e pernas torneadas com apenas alguns meses de dedicação.
Nível Iniciante:
Faça 2 a 3 séries
Com 8 a 10 repetições
Intervalo de 60 segundos entre as séries
48 horas de intervalo entre treinos
Nível Intermediário:
Faça 4 séries
Com 12 repetições
Intervalo de 45 segundos entre séries
24 horas de intervalo entre treinos
Dicas para melhorar a execução do agachamento livre
- Mantenha os pés ligeiramente mais afastados, na largura dos ombros (se for necessário, pode afastar ainda mais).
- Utilize peso nos calcanhares, que estão SEMPRE em contato com o solo.
- Peito elevado, ombros para trás.
- Iniciar a descida, como se fosse sentar-se.
- Inspire na descida e expire na subida.
- Flexionar os joelhos em um ângulo de 90º.
- Joelhos SEMPRE alinhados pela ponta dos pés.
- Baixar até o quadril estar alinhado no nível dos joelhos.
- Voltar à posição inicial.
Benefícios do agachamento
- Maior facilidade ao levantar e sentar de uma cadeira, sofá, sanitários, etc.
- Diminuição de problemas de coluna, pois ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura; como trabalha os glúteos de forma intensa e em amplitude total, mantém a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna.
- Melhoria da eficiência coração-pulmão.
- Pode ser realizado em casa sem qualquer material adicional e até se recomenda que seja efetuado descalço para melhorar o equilíbrio.
- Fortalecimento da cintura (conhecida também como a zona “core” do corpo) onde está o centro de gravidade do corpo humano.
- Melhora o equilíbrio.
- Tem grande impacto metabólico porque quanto mais grupos musculares utilizamos num movimento, maior a “agitação hormonal”.
Observação
Antes de iniciar o movimento, observe se que as pontas dos pés e os joelhos estão apontados para a mesma direção. Caso isso não ocorra, teremos uma sobrecarga sobre os joelhos totalmente desnecessária.
É isso aí, bom treino! E aproveite esta quarentena do coronavírus para começar a colocar em prática tudo que você gostaria de fazer, mas estava usando a desculpa que não tinha tempo para cuidar do seu bem mais precioso, SUA SAÚDE. Até a próxima!
A Performance Ilhabela é uma Clínica de Performance Corporal, especializada em desenvolvimento atlético, consultoria personalizada e projetos com objetivos, prazos e metas específicas. Saiba mais clicando aqui.