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Porque você deve praticar agachamento todos os dias em sua quarentena

Porque você deve praticar agachamento todos os dias em sua quarentena - Exercícios para a quarentena do coronavírus

Porque você deve praticar agachamento todos os dias em sua quarentena

Aproveite a quarentena do coronavírus para cuidar da saúde. A Performance Ilhabela ensina a fazer corretamente o agachamento, um dos principais exercícios da musculação

Por Rodrigo Lara, Performance Ilhabela

O agachamento livre é um dos principais exercícios da musculação, e eu, Rodrigo Lara, CEO e Personal Trainer da Performance Ilhabela, vou ensinar a você como executar o exercício corretamente em sua própria casa, além de revelar seus inúmeros benefícios.

Sim, o agachamento livre é um exercício que deve estar em seus treinos, caso você não tenha nenhuma patologia que impeça sua execução com segurança. É o movimento ideal para o fortalecimento de membros inferiores, além de ter outras funções muito importantes no anabolismo de uma forma geral.

O movimento consiste em uma flexão completa dos joelhos e das ancas. Se assim o fizerem, esperem ter glúteos “elevados”, coxas e pernas torneadas com apenas alguns meses de dedicação.

Porque você deve praticar agachamento todos os dias em sua quarentena do coronavírus

Nível Iniciante:

Faça 2 a 3 séries
Com 8 a 10 repetições
Intervalo de 60 segundos entre as séries
48 horas de intervalo entre treinos

Nível Intermediário:

Faça 4 séries
Com 12 repetições
Intervalo de 45 segundos entre séries
24 horas de intervalo entre treinos

Dicas para melhorar a execução do agachamento livre

  • Mantenha os pés ligeiramente mais afastados, na largura dos ombros (se for necessário, pode afastar ainda mais).
  • Utilize peso nos calcanhares, que estão SEMPRE em contato com o solo.
  • Peito elevado, ombros para trás.
  • Iniciar a descida, como se fosse sentar-se.
  • Inspire na descida e expire na subida.
  • Flexionar os joelhos em um ângulo de 90º.
  • Joelhos SEMPRE alinhados pela ponta dos pés.
  • Baixar até o quadril estar alinhado no nível dos joelhos.
  • Voltar à posição inicial.

Benefícios do agachamento

  • Maior facilidade ao levantar e sentar de uma cadeira, sofá, sanitários, etc.
  • Diminuição de problemas de coluna, pois ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura; como trabalha os glúteos de forma intensa e em amplitude total, mantém a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna.
  • Melhoria da eficiência coração-pulmão.
  • Pode ser realizado em casa sem qualquer material adicional e até se recomenda que seja efetuado descalço para melhorar o equilíbrio.
  • Fortalecimento da cintura (conhecida também como a zona “core” do corpo) onde está o centro de gravidade do corpo humano.
  • Melhora o equilíbrio.
  • Tem grande impacto metabólico porque quanto mais grupos musculares utilizamos num movimento, maior a “agitação hormonal”.

Observação

Antes de iniciar o movimento, observe se que as pontas dos pés e os joelhos estão apontados para a mesma direção. Caso isso não ocorra, teremos uma sobrecarga sobre os joelhos totalmente desnecessária.

É isso aí, bom treino! E aproveite esta quarentena do coronavírus para começar a colocar em prática tudo que você gostaria de fazer, mas estava usando a desculpa que não tinha tempo para cuidar do seu bem mais precioso, SUA SAÚDE. Até a próxima!

 

Performance IlhabelaA Performance Ilhabela é uma Clínica de Performance Corporal, especializada em desenvolvimento atlético, consultoria personalizada e projetos com objetivos, prazos e metas específicas. Saiba mais clicando aqui.

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