Cachoeiras – Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem https://www.ilhabela.com.br Encontre hotéis, pousadas, praias, cachoeiras, trilhas, informações sobre como chegar, fila da balsa, notícias e eventos de Ilhabela. Mon, 21 Sep 2020 14:45:53 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.1 Cachoeira do Paquetá https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-do-paqueta/ https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-do-paqueta/#comments Tue, 21 Jan 2020 03:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-do-paqueta/ O post Cachoeira do Paquetá apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

Sabe aquela cachoeira com borda infinita e vista para o mar em Ilhabela? O nome dela é Cachoeira do Paquetá

A Cachoeira do Paquetá ficou famosa depois que os moradores locais de Ilhabela começarem a postar fotos de lá com a hashtag #secretpoint. A partir daí, todos queriam conhecer e tirar sua foto na incrível cachoeira com borda infinita e vista para o mar. É um belo lugar pra fazer aquela foto que vai bombar no seu Instagram, mas não esqueça de curtir a real beleza daquilo tudo.

É, sem dúvida, uma das vistas mais bonitas de Ilhabela, mas o local tem muito mais atrativos para os visitantes. O Ribeirão do Bexiga é repleto de gigantescos poços naturais, o primeiro deles é logo no começo da trilha e de fácil acesso, vale uma parada para um banho daqueles de lavar a alma! Aí, depois disso, se quiser conhecer a vista famosa das fotos, é só seguir pela trilha por um trecho mais íngreme até chegar no topo.

Como Chegar à Cachoeira do Paquetá

Dirija pela estrada sentido sul da ilha até o bairro do Ribeirão (um pouco após a Praia Grande e antes da Praia do Curral). No GPS, coloque “Rua Nagib Pombo, 1 – Ribeirão”. Suba a rua principal até chegar em uma casa que divide a rua em dias. Siga pela esquerda e estacione o carro. Ali começa a trilha, que é sinalizada por simples placas de madeira, feitas pelos moradores locais.

O primeiro poço é bem próximo do início, após 20 minutos de caminhada. De lá, tomando muito cuidado, cruze o poço pelas pedras para o lado direito e siga a trilha para cima. Também é possível subir pelo lado esquerdo da cachoeira, mas exige um pouco mais de conhecimento da trilha. Cuidado para não pisar e arrancar as mangueiras de captação de água que passam pela trilha, elas abastecem as casas da região e um mínimo de descuido pode deixar todas sem abastecimento de água.

Quando chegar em uma laje de pedra, suba até o topo. O caminho até lá em cima é de média intensidade. Tome muito cuidado! Não fique andando ou tirando fotos na borda do poço, pois um mínimo descuido poderá ser fatal.

Assista aqui o vídeo do Rolê para Leigos

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira do Paquetá apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-do-paqueta/feed/ 1
Cachoeira da Toca https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-da-toca/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-da-toca/#respond Fri, 27 May 2016 03:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-da-toca/ O post Cachoeira da Toca apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira da Toca é um dos pontos turísticos mais conhecidos e tradicionais de Ilhabela. No local, há uma forte ducha natural com aproximadamente 3 metros de altura e um tobogã com cerca de 50 metros de extensão, o maior da ilha. Os visitantes de divertem “surfando” em pé no tobogã.

O nome da cachoeira vem de uma grande gruta, que ficou conhecida como Toca. O rio passa por dentro da gruta desembocando sobre as pedras formando um pequeno escorregador. São várias atrações que garantem várias horas de diversão na natureza de Ilhabela.

Diferente das outras cachoeiras de Ilhabela, esta tem uma pequena taxa cobrada pela entrada. Isso porque a atração turística está em área particular, dentro da Fazenda da Toca, e a administração oferece toda infraestrutura para visitantes, como estacionamento, banheiros e acessibilidade aos cadeirantes. Na visita, também é possível conhecer o alambique e provar as cachaças produzidas há muitos anos no local.

Os ingressos custam R$ 20,00* por pessoa, crianças menores de 10 anos não pagam.

*Valor atualizado em setembro de 2020.

Roteiro histórico cultural de Ilhabela

Além da cachoeira, a Toca é um importante ponto turístico do roteiro histórico cultural de Ilhabela, pois é sede de um antigo engenho de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região.

Aberta à visitação em 1967 pelo engenheiro agrônomo belga Joseph Albert Van Sebroeck, a Cachoeira da Toca está situada na Fazenda da Toca, uma das últimas grandes propriedades agrícolas de Ilhabela e pertence à família Van Sebroeck até hoje.

Visitar a Toca é muito mais do que uma imersão em meio à exuberante Mata Atlântica. A infraestrutura criada ao longo dos mais de 50 anos de experiência em atendimento ao turista se soma também à possibilidade de conhecer o último engenho ainda em funcionamento, dentre os mais de 30 que estiveram presentes na história de Ilhabela. A Toca é um banho de história e natureza!

Como chegar à Cachoeira da Toca

A entrada para a cachoeira fica no início da estrada de Castelhanos. Há várias placas de sinalização indicando o caminho, portanto não há como errar.

Assista ao vídeo e descubra mistérios de piratas que cercam a Cachoeira da Toca

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira da Toca apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-da-toca/feed/ 0
Cachoeira do Areado https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-areado/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-areado/#respond Fri, 27 May 2016 03:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-do-areado/ O post Cachoeira do Areado apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira do Areado fica no último terço da trilha do Bonete, que parte da Ponta da Sepituba, último ponto que se chega de carro ao Sul de Ilhabela, e vai para a praia do Bonete, uma das mais belas do Brasil. A cachoeira é cruzada pela trilha, em um ponto bastante sinuoso por conta das pedras enormes um pouco acima.

São as melhores e maiores quedas d’água. Por não haver ponte é preciso caminhar pelo leito do rio com a água na altura das coxas, e as pedras do fundo são um pouco escorregadias, mas não há correnteza, sendo possível admirar sua exuberante natureza e a paz garantida pelo isolamento do lugar.

É uma trilha bem marcada e larga na maioria do trecho, graças aos moradores do Bonete que a utilizam como opção para chegar ao centro de Ilhabela, da mesma forma é o caso da Cachoeira da Lage, que fica na mesma região.

Localização

Sul da ilha, na trilha que vai para a praia do Bonete. O trecho da ponta de Sepituba até a cachoeira do Areado tem cerca de 2h30 de caminhada com uma bela paisagem, numa trilha de acesso médio a difícil por conter subidas íngremes.

Veja a trilha pelo Google Street View

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira do Areado apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-areado/feed/ 0
Cachoeira do Veloso https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-veloso/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-veloso/#respond Wed, 18 May 2016 03:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-do-veloso/ O post Cachoeira do Veloso apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira do Veloso presenteia os visitantes com um dos lugares mais paradisíacos de Ilhabela. O rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando três quedas, cada uma com mais de 50 metros de altura.

A primeira queda possui uma trilha de nível fácil, com um percurso de aproximadamente 35 minutos de caminhada. Ela cai sobre um poço com cerca de 70 m² e 1,70 m de profundidade, permitindo alcançar com facilidade a parede da rocha, onde o visitante sobe alguns degraus naturais para sentar sob a ducha que desce do alto da montanha. Certamente um ótimo lugar para relaxar!

Para as outras duas quedas d´água da Cachoeira do Veloso a trilha é mais íngreme e difícil com um percurso de aproximadamente 40 minutos montanha acima, e em alguns trechos é necessário engatinhar segurando-se as raízes das árvores. Mas a natureza recompensa o esforço com a visão dessas duas grandes quedas, uma para baixo do rio, num precipício de 50m com uma linda vista do canal da Serra do Mar, no continente. Enquanto isso a segunda queda está para o alto do rio, revelando uma parede rochosa com mais de 50m, onde a água desce da montanha.

Como chegar à Cachoeira do Veloso

Partindo da praia do Veloso, segue-se por uma trilha que se inicia em uma área particular (o Camping do Sítio), com um percurso de 2,2 km (ida e volta). No início da caminhada onde é possível estacionar o carro, já dá pra avistar o paredão rochoso dessa queda mais alta, que fica logo abaixo da pedra do Rodamonte, no extremo sul da ilha.

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira do Veloso apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-veloso/feed/ 0
Cachoeira do Gato https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-gato/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-gato/#respond Fri, 09 Nov 2012 02:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-do-gato/ O post Cachoeira do Gato apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Trilha da Cachoeira do Gato faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e começa no canto esquerdo da Praia de Castelhanos (de quem olha para o mar), conhecido como como Canto do Ribeirão ou Canto do Gato).

A trilha para a Cachoeira do Gato é bem sinalizada, possui pontes e corrimões, podendo ser feita por qualquer pessoa, sem grandes dificuldades. No início do percurso, você passará por casas da comunidade tradicional de Castelhanos, incluindo construções de pau a pique.

Depois disso, começa uma área de mata mais fechada, e a maioria do percurso terá sombra e muita natureza, passando por riachos e pequenas quedas d’águas que servem de refresco nos dias mais quentes, e hoje já possuem pontes para facilitar o acesso.

Trilha da Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos - Ilhabela
Trilha da Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos - Ilhabela
Trilha da Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos - Ilhabela
Trilha da Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos - Ilhabela

Na floresta, é possível encontrar espécies da flora nativa como o ipê, o pau-d’alho, o araçarana e o araticum-paná. Essa última espécie produz frutos que atraem uma borboleta azul denominada panapanã, além de aves como surucuá, tié-sangue e tangará, bem conhecidas dos praticantes do birdwatching ou observação de aves.

Ao chegar ao final da trilha, a imponente Cachoeira do Gato aparece com um grande paredão e uma queda d´água de aproximadamente 50 metros de altura. Essa não é o tipo de cachoeira com um poço imenso para banho, pelo contrário, não é recomendável devido ao perigo das pedras bem escorregadias, mas a visita vale a pena pelo belo cenário, de uma das maiores cachoeiras de Ilhabela.

Trilha da Cachoeira do Gato - Baia de Castelhanos - Ilhabela
Informações sobre a trilha da Cachoeira do Gato

Nível de dificuldade: Fácil a Moderado
Distância: 4km ida e volta
Tempo: 40 minutos (ida)
Início da trilha: Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, conhecido como Canto do Ribeirão ou Canto do Gato.

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira do Gato apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-gato/feed/ 0
Cachoeira dos Três Tombos https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-dos-tres-tombos/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-dos-tres-tombos/#respond Fri, 09 Nov 2012 02:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-dos-tres-tombos/ O post Cachoeira dos Três Tombos apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira da Pancada d’Água fica no Parque Estadual de Ilhabela e tem fácil acesso por uma trilha autoguiada, curta e de nível de dificuldade baixo. Próxima à Praia da Feiticeira, no sul da ilha, é chamada também de Cachoeira dos Três Tombos, pois são três quedas d’água que formam o complexo.

Ideal para quem quer caminhar pouco, tomar um banho refrescante e ter a experiência de caminhar em meio à Mata Atlântica preservada. É fácil para chegar de carro e a primeira queda fica a poucos metros de onde estacionar. É a trilha mais curta e acessível em Ilhabela, com percurso total de 720 metros (ida e volta).

A região tem grande quantidade e diversidade de aves, onde pode ser praticado o birdwatching, para observá-las procure realizar a visita em momentos mais tranquilos, com menos público.

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira dos Três Tombos apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-dos-tres-tombos/feed/ 0
Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeiras-do-couro-do-boi-e-friagem/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeiras-do-couro-do-boi-e-friagem/#respond Fri, 09 Nov 2012 02:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeiras-do-couro-do-boi-e-friagem/ O post Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

Ao norte de Ilhabela, a partir da praia do Viana, inicia-se uma trilha que bifurca conduzindo às cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem. Elas ficam a cerca de 3 horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas.

A cachoeira do Couro do Boi possui uma linda queda d’água de 45 metros. A trilha possui alguns pontos confusos, escorregadios e com mata fechada, portanto é ideal ir com um guia ou monitor ambiental experiente. Ainda assim, é um ótimo lugar para aproveitar uma hidromassagem natural, pois suas águas caem nos degraus e correm por uma rampa.

Você pode estender a trilha da cachoeira do Couro do Boi e chegar até a cachoeira da Friagem, que tem uma queda que forma uma ducha bem interessante. Seu piso também é escorregadio, seu percurso passa por diversas pedras e uma linda árvore centenária.

O passeio tem um percurso com vários sapês e brejaúvas, e é o local ideal para a prática de birdwatching.

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeiras-do-couro-do-boi-e-friagem/feed/ 0
Cachoeira da Laje https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-da-laje/ https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-da-laje/#respond Fri, 09 Nov 2012 02:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/listing-item/cachoeira-da-laje/ O post Cachoeira da Laje apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira da Laje é, com certeza, um dos melhores lugares para se passar o dia em Ilhabela. Localizada dentro da Fazenda da Laje, ela pode ser uma parada para quem vai por trilha a pé para a Praia do Bonete, mas também pode ser um destino para quem quer passar o dia e visitar o restante da fazenda, que tem diversos atrativos.

Nesse caso, é cobrada uma pequena taxa para entrar na propriedade, o que garante uma infraestrutura com banheiros, camping e até mesmo uma venda com sucos, água e isotônicos para se hidratar após a trilha.

Ao chegar na cachoeira, atravesse uma pequena e charmosa ponte de madeira que leva até o outro lado. Aí é só descer um pouco mais a trilha e você já verá a entrada. Como toda cachoeira, é preciso muito cuidado, pois o piso de pedras é escorregadio. A cachoeira conta com um maravilhoso tobogã natural, onde é possível escorregar sentado e deitado, e finalizar com o banho em um enorme poço de água doce.

Dica: Leve muito repelente, pois lá geralmente existem muitos borrachudos (como em cachoeiras em geral). Temos algumas dicas para evita-los, clique aqui.

Como chegar na Cachoeira da Laje

Dirija sentido sul da ilha até chegar ao fim do asfalto. Siga pela estrada de terra até o final dela, onde terá uma porteira e estacionamento. Continue a pé pela trilha até avistar a placa da Fazenda da Laje. Siga pela trilha até encontrar a primeira cachoeira que cruza e divide o caminho da trilha. Cerca de uma hora de caminhada depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete, chega-se ao local.

Para acessar a cachoeira há uma incrível ponte suspensa onde muitas pessoas gostam de tirar fotos. Depois disso você encontra uma grande piscina e tobogãs na pedra que são os encantos naturais da cachoeira da Laje. A dificuldade da trilha é considerada média pois é bem aberta e pode ser auto-guiada, mas tem uma extensão de 5,1 km (ida e volta) com subidas íngremes que exigem certo preparo físico.

E você pode conhecer a Cachoeira da Laje pelo Street View

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira da Laje apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/cachoeira-da-laje/feed/ 0
Cachoeira do Poço Fundo https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-poco-fundo/ https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-poco-fundo/#respond Thu, 01 Jan 1970 03:00:00 +0000 https://www.descubrailhabela.com.br/?post_type=listing-item&p=2981 O post Cachoeira do Poço Fundo apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>

A Cachoeira do Poço Fundo fica na incrível Praia do Bonete, uma comunidade caiçara isolada do restante de Ilhabela onde famílias vivem principalmente da pesca e outras culturas agrícolas e artesanais, além do turismo.

É o tipo de lugar que vale reservar um tempo a mais em sua viagem a Ilhabela para estar somente em contato com a natureza. Para chegar ao Bonete, só a pé pela trilha, ou de barco (cerca de 1h a partir do centro de Ilhabela), mas é possível passar a noite em uma das pousadas do local e curtir as diversas atrações da região.

Para chegar até a Cachoeira do Poço Fundo você precisará fazer uma pequena trilha de mais ou menos 10 minutos caminhando a partir da praia, mas fique tranquilo, é super tranquila e sinalizada.

Quando estiver quase chegando lá, você já pode ouvir o barulho da queda d’água. Chegando, você verá que é uma cachoeira com pequenas quedas d’água mas com um poço bem grande de água cristalina, onde você vai conseguir mergulhar e até fazer uma massagem natural nas pequenas corredeiras nas pedras.

Assista ao vídeo e sinta como é a Cachoeira do Poço Fundo, em Ilhabela
Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-o

Bem-Estar

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

O post Cachoeira do Poço Fundo apareceu primeiro em Ilhabela Guia de Viagem e Hospedagem.

]]>
https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/cachoeira-do-poco-fundo/feed/ 0