Redes sociais

Publicidade

Veleiro Touché de Ilhabela viaja para a Europa

Vela oceânica: Barco do Yacht Club de Ilhabela viaja para Europa

Ícone da modalidade nos últimos anos, o Touché, de Ernesto Breda, disputará em Ancona, na Itália, o último campeonato de sua vitoriosa trajetória Ilhabela(SP) – O Yacht Club de Ilhabela (YCI) será representado pelo barco Touché no Campeonato Mundial de ORC, que será disputado de 20 a 29 de junho, em Ancona, na Itália.

A competição reúne as principais equipes de vela oceânica do planeta, que medem forças na categoria. São esperados mais de 130 embarcações para o evento, que marcará também a última apresentação da equipe brasileira, que dominou a classe nas últimas temporadas.

Em dezembro de 2012, o veleiro se despediu das águas nacionais correndo a CopaSuzuki Jimny, tradicional evento da modalidade, quando confirmou o título da temporada. “Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade única.

Serão 130 barcos, alguns dos melhores e mais modernos desenhos, com tripulações profissionais e treinadas.

O Touché representará o nosso País e o Yacht CIub de Ilhabela (YCI)”, diz Ernesto Breda, comandante da embarcação brasileira.O Touché, um Botin & Carkeek de 46 pés, partiu no final de fevereiro para a Europa. Toda a tripulação segue em junho para a Itália, visando um período de 10 dias de treinamento antes do Mundial. A embarcação fez uma pausa na Ilha da Madeira, em Portugal, para abastecimento antes de chegar ao destino final. Outro pit stop será em Valência, na Espanha, para uma revisão completa do mastro e estaiamento na sede do fabricante King Spars.”Teremos pouco tempo para retornar o ritmo de velejar. Nossa tripulação é especial e faz a história do Touché.

Todos têm seus compromissos de trabalho e é complicado ficar mais de 30 dias de férias porano. Estamos conscientes disso, temos os pés no chão para saber que, apesar de disputar o Campeonato Aberto junto com os profissionais, é na classificação do Mundial Amador que devemos focar”, lembra Ernesto Breda.

No currículo do Touché estão os três títulos do Circuito Rio, três Campeonatos Brasileiros, três edições da
Rolex Ilhabela Sailing Week, a Copa Suzuki Jimny 2012 e outras conquistas em Ilhabela, Florianópolis, Búzios e Buenos Aires/Punta del Leste.

“Desde 1971 , foram 42 anos inesquecíveis, sempre neste marzão danado. Estou mais feliz pela minha tripulação, que é tão unida, dedicada, competente e merecia esta oportunidade de velejar um Mundial. Vamos lá focados, cada um antecipando mentalmente suas manobras, procurando errar o menos possível, pois só assimsaberemos que o resultado será o melhor que poderíamos fazer”, finaliza Ernesto Breda.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar