Redes sociais

Publicidade

CARAVANA

Música instrumental invade Ilhabela neste fim de semana

CARAVANA
A “Caravana Brasil Instrumental” promoverá neste fim de semana (4 a 6/4) quatro grandes atrações em um encontro musical na Praça das Bandeiras, na Vila, com músicos renomados  como “Zeli Silva Quinteto”, “Marquinho Mendonça e Banda Em Órbita” com a participação do músico Laércio Ilhabela; Tuto Ferraz Funky Jazz Machine, Alexandre Ribeiro e Alessandro Pennezzi.

“Caravana Brasil Instrumental” traz três noites de grandes shows de instrumentistas brasileiros

O foco do projeto Caravana Brasil Instrumental é a circulação da música instrumental brasileira em espaços públicos como praças e teatros em mais quatro cidades do Estado de São Paulo: Caraguatatuba, São Luiz do Paraitinga, Botucatu e Mogi das Cruzes. O projeto consiste em 20 apresentações dos mais diversos nichos e estilos da música instrumental brasileira, promovendo um grande encontro dos artistas com o público dos municípios visitados.

A “Caravana Brasil Instrumental” conta com o patrocínio da Setal Óleo e Gás, por meio da Lei Rouanet, e permitirá que um público estimado de mais de 6 mil pessoas assista aos shows de forma gratuita. Em Ilhabela, o evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento.

Ilhabela Instrumental

Uma semana após o evento “Caravana Brasil Instrumental”, a Prefeitura de Ilhabela promove a primeira edição do “Ilhabela Instrumental”, também na Praça das Bandeiras, na Vila, nos dias 11,12 e 13 de abril de 2014, com a  abertura da Orquestra Popular de Ilhabela e Julio Bittencourt Jazz Trio com o convidado Almir Clemente, no dia 11de abril; Vereda Instrumental e– Felipe Blues, no dia 12, e Duo Brazilian Jazz (Beto de Franco, Tarcísio Edson César com convidado Pedro Moura) com o encerramento do Grupo Batuquejê, no dia 13 de abril (domingo)

O evento será realizado pelas equipes da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e e Cultura de Ilhabela), em parceria com a Secretaria de Turismo, e visa valorizar os talentos locais.

A paradisíaca Ilhabela será a primeira cidade onde o comboio da CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL aportará, levando a virtuosidade e expressão impares da música instrumental contemporânea brasileira.

As apresentações são gratuitas e ocorrerão nos dias 04, 05 e 06 de abril de 2014, na Praça das Bandeiras, que fica no bairro da Vila, centro de Ilhabela. Os shows ficarão por conta do jazz  e MPB sofisticado de Zeli Silva Quinteto no primeiro dia, a brasilidade de Marquinho Mendonça, que na ocasião receberá como convidado Laércio Ilhabela, tendo na sequência o funk jazz de Tuto Ferraz Funky Jazz Machine, para o segundo dia, e encerrando com o virtuosismo do Duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro.

Será uma grande oportunidade de assistir performances vigorosas de músicos celebrados pelo público e crítica, em um ambiente de natureza exuberante, de um dos lugares mais bonitos do Brasil.

A caravana segue depois para São Luiz do Paraitinga, no final de semana de 18, 19 e 20 de abril. Acompanhe a trajetória dessa viagem musical através do blog da Pôr do Som Cultural:

www.pordosomcultural.com.br

Sobre a Caravana Brasil Instrumental

A circulação da música instrumental brasileira é o foco do projeto Caravana Brasil Instrumental, que ocupará espaços públicos como praças e teatros de 5 cidades do interior e litoral do estado de São Paulo.

O projeto consiste em 20 apresentações dos mais diversos nichos e estilos da música instrumental brasileira, promovendo o encontro de artistas que demonstram consistência, originalidade e criatividade em trabalhos de reconhecida relevância cultural, com o público dos vários municípios visitados.

Passarão pelos palcos nomes como Zeli Silva Quinteto, Marquinho Mendonça, Tuto Ferraz Jazz Funky Machine, Duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro, Mutrib, André Juarez e Petit Comitê, Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana, Gafinheira de Pinheiro, João Macacão e Conjunto Paulistano, Poin Pequena Orquestra Interativa, Panorama do Choro, Izaias e Seus Chorões, Zé Barbeiro, Gian Correia, entre outros, apresentando repertórios permeados por músicas autorais, acompanhadas de composições referenciais de grandes autores instrumentais brasileiros.

Caravana Brasil Instrumental conta com o patrocínio da SETAL Óleo e Gás, através da lei Rouanet, e é uma realização do Ministério da Cultura, Pôr do Som Produtora ao lado da Prefeitura Municipal de Ilhabela – Capital da Vela. Essa parceria permitirá que durante 20 dias, um público estimado de mais de 6 mil pessoas acompanhem, de forma gratuita, as atividades através dos shows.

PROGRAMAÇÃO

Praça das Bandeiras – Vila – Ilhabela – São Paulo

Entrada Franca

CBI (BLOG) - ZELI-01Dia 04 de Abril – 21h30

Zeli Silva Quinteto – Zeli Silva é um dos mais conhecidos e versáteis artistas da música instrumental brasileira. Considerado pela crítica como virtuose, o contrabaixista e compositor paulistano acompanhou artistas como Rosa Passos, Badi Assad, Oswaldinho do Acordeon, MPB4, Jair Rodrigues, Zé Menezes, Fernanda Porto, Caito Marcondes, Mario Manga, Chico Saraiva, Fabio Torres, Nuno Mindelis, Hector Costita, Henri Greindl, Felix Astor, John Hollenbeck, entre outros. Em seu mais recente trabalho intitulado Una, são apresentas composições sofisticadas de música brasileira instrumental que contou com a presença de renomados artistas da MPB como João Donato, Chico Pinheiro, Léa Freire, Lulinha Alencar, Arismar do Espírito Santo, Tatiana Parra, Renato Consorte, Gil Reyes, entre tantos.

CBI (BLOG) - MARQUINHO-01Dia 05 de Abril – 21h

Marquinho Mendonça e Banda em Órbita – Participação de Laércio Ilhabela – Compositor, multi-instrumentista e arranjador, graduou-se guitarrista pela Musician Institute de Los Angeles. Possui grande influência da música popular e regional brasileira. Fundador da Banda Mafuá, já realizou trabalhos ao lado de grandes músicos como Vanessa da Mata, Tião Carvalho, Renato Anesi, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Tom Zé e Yamandu Costa. Possui dois discos autorias lançados, Filosofolia e Tempo Templo, que contou com as participações Zé Menezes, Filó Machado, Proveta, Naná Vasconcelos, Oswaldinho do acordeom, Renato Brás, Toninho Ferraguti e vários outros mestres da música brasileira.

CBI (BLOG) - TUTO-01Dia 05 de Abril – 23h

Tuto Ferraz Funky Jazz Machine – Tuto Ferraz, criador e líder da Grooveria, lança agora seu projeto solo: Tuto Ferraz Funky Jazz Machine. Nesse primeiro disco ele apresenta um trabalho 100% autoral, gravado ao vivo em seu estúdio. O resultado remete às raízes de Tuto, que teve seu primeiro contato com o jazz ainda na infância. “Para mim, o creme do creme do jazz é aquele do final dos anos 50, começo dos anos 60”, comenta.

CBI (BLOG) - DUO ALES-01 Dia 06 de Abril – 18h

Duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro – O violonista Alessandro Penezzi e o clarinetista Alexandre Ribeiro possuem uma rara e complexa intimidade musical, que vai além da fluência da linguagem musical e suas interpretações ímpares. A amizade atravessou as fronteiras e de forma muito natural surgiu à idéia do projeto “Cordas ao Vento” (1º CD do Duo), com o qual realizaram turnês no Brasil e exterior. E após uma belíssima apresentação na Holanda, que surgiu um novo álbum, “Ao Vivo na Bimhuis – Amsterdam”.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar