Redes sociais

Publicidade

Ilhabela ganha novo Museu Náutico

Ilhabela ganha novo Museu Náutico

Prédio da antiga usina, no bairro da Água Branca, foi revitalizado para receber o acervo histórico e está aberto ao público gratuitamente

Ilhabela ganha novo Museu Náutico

Ilhabela e seus visitantes ganharam um grande presente nessa virada de ano. Depois de passar por uma revitalização total, o prédio da antiga usina, no bairro da Água Branca, agora abriga um novo Museu Náutico. O local recebeu um grande acervo de peças que contam a história dos naufrágios e uma rica mostra arqueológica.

No local, os visitantes também poderão conferir como era a produção de energia e conhecer a turbina, o gerador e o transformador da usina, que foi construída em 1958 pelo então Departamento de Águas e Energia Elétrica. O prédio do “Parque da Usina Prefeito Geraldo Junqueira” ainda ganhará um orquidário e um observatório de pássaros.

Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, este é um equipamento muito importante para a atividade turística da cidade. “Foram reformados os banheiros, o auditório, recuperada a estrutura das trilhas, os mirantes e o viveiro. Estas são algumas etapas de muitas. Hoje a gente coloca para funcionar o museu e futuramente o Parque da Usina contará com outros elementos que o complementarão como estacionamento, lanchonete e o teleférico que será ligado até a entrada da estrada para Castelhanos. Os visitantes percorrerão um trajeto de 650 metros por cima da mata e da cachoeira, podendo conhecer nossas belezas naturais”, comentou Colucci.

Os secretários de Cultura, Nuno Gallo, de Educação, Lídia Sarmento, e de Turismo, Harry Finger, participaram da inauguração ao lado do prefeito, e comemoraram a revitalização do local, que já era visitado por moradores e alguns turistas, especialmente por conta da bela cachoeira localizada ao lado da antiga usina. Com as novidades, será mais um importante ponto turístico para o roteiro da cidade, especialmente em dias de chuva.

Um mergulho na história

O arquipélago de Ilhabela concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil e o colecionador Jeanis Platon, que mergulha há 40 anos, reuniu um rico patrimônio formado pelo acervo que conta a história do fundo do mar – não só ao redor da ilha, mas também na região. São mais de 250 peças, algumas datadas do século XVIII, outras obtidas pessoalmente no fundo do oceano e outras ainda com antigos caiçaras que chegaram a presenciar os naufrágios.

Junto ao acervo náutico, os visitantes poderão conferir também a mostra “Vestígio e Tradições” do IHGAI (Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela), montada por uma equipe especializada em Arqueologia. São apetrechos artesanais caiçaras do cotidiano, peças do período colonial até o período mais remoto dos sambaquis, inclusive com um esqueleto de mais de 2 mil anos encontrado em Furnas, ao norte do arquipélago.

O “Parque da Usina” fica na rua José Bonifácio, s/nº, no bairro Água Branca, e funciona todos os dias das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar