Banho da Doroteia no Carnaval de Ilhabela

24
janeiro, 2014
Notícias
458
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

banhoDoroteia ilhabela
É a mais antiga tradição da folia no arquipélago, que este ano traz mensagem de conscientização. Pelo segundo ano consecutivo, evento também será realizado no sul da ilha

A cada ano o tradicional Banho da Doroteia, realizado na terça-feira de Carnaval , traz novidades em Ilhabela. avenida a mensagem da Posse Responsável de uma maneira bem alegre, buscando realmente a conscientização de todos.

O Banho de Doroteia na terça-feira de Carnaval começa às 14h, mas desde o meio-dia a concentração já ocorre na Praça Coronel Julião, de onde os foliões partem pelas ruas do centro histórico até o tradicional mergulho no mar, no píer da Vila. Participam ainda blocos tradicionais como Tirando a Kraca, Pé na Jaca, Água Viva, entre outros.

Pelo segundo ano consecutivo também haverá o Banho da Doroteia no sul da ilha, no domingo de Carnaval, às 14h, no píer da Praia Grande.

“Este é um dos eventos mais esperados pela população e também pelos turistas que visitam nossa cidade. É uma tradição e procuramos ampliá-la com a realização da festa também no sul da ilha e já foi um sucesso no ano passado”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

História

Os adeptos acreditam que ao desfilarem pelas ruas do centro com fantasias de crepom e pularem no píer da Vila, o desfazer dos adereços na água leva também as energias negativas. Criado em 1923, na cidade de Santos, o “Banho da Dorotéia” é uma das manifestações populares mais antigas do Carnaval paulista. Alguns afirmam que a criação foi inspirada na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites, mas também os dias de folia.

Em Ilhabela, de acordo com memórias de Vera Freire, o banho teve início como forma de entreter os hóspedes do então Maembi Hotel, com o nome de “Banho da Gerarda”, em homenagem a um dos hóspedes da ocasião. Mais tarde, a brincadeira foi sendo aprimorada, passando a se chamar Banho da Dorotéia, tendo participações de moradores tradicionais como a família Cardial e a saudosa Dedé França.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações